Código de integração para Pag Seguro

O sistema irá atribuir um código sequencial de acordo com os registros de métodos de pagamento online no banco de dados. Clientes que utilizam mais de uma unidade ou clientes modular devem rever suas configurações de pagamento online existentes. É importante verificar a URL de retorno no site do Pag Seguro através do menu [Vendas online > Integrações], campo [Notificação de transação], no qual é informado ao final da mesma, conforme exemplificado na imagem abaixo:


OBSERVAÇÃO: Alguns clientes podem possuir a URL antiga já cadastrada, com o seguinte endereço, conforme exemplo a seguir: https://qualidteste.edusoft.com.br/ICoruja/pagseguro.do?evento=resultadoSolicitacaoCartao. A action “.do” não irá influenciar em nada atualmente, podendo ser removida. Instruímos a remover o parâmetro “evento=resultadoSolictacaoCartao” e deixar cadastrado conforme a imagem utilizada de exemplo (/pagseguro?codigoIntegracao=valor do código de integração cadastrado no MentorWeb), logo acima.

Atenção! Ao atualizar para versão 6.42 obrigatoriamente deve-se seguir os passos abaixo;

O código de integração no menu de configurações de pagamento online, a partir da versão 6.42 será obrigatório, pois será o responsável pelas validações e comunicação de transações de pagamentos online (Pag Seguro e Get Net). A grande maioria dos clientes não possuem este campo cadastrado, sendo assim, o sistema, no momento da atualização, irá inserir um código automaticamente, seguindo uma ordem crescente, começando sempre do número 1. Sendo assim, possuímos dois possíveis cenários:

1 - Clientes que não possuem código de integração previamente cadastrados deverão seguir estes passos:

  • Como citado na introdução deste informativo, no momento da atualização será executado um script automático para inserção dos códigos, seguindo uma ordem crescente. Após isto, o cliente deverá verificar na tela de configuração de pagamento online (Financeiro > Configurações > Financeiro > Aba Pagamento online) qual código de integração foi atribuído no método de pagamento online;
  • Acessar sua conta do Pag Seguro e acessar o menu “Venda online > Integrações”, conforme imagem abaixo:

  • Alterar o seguinte campo: “Notificação de transações > Definir notificação de transações”, inserindo o código de integração previamente verificado e configurado nos parâmetros de pagamento online ao final da URL, como por exemplo: https://qualidteste.edusoft.com.br/ICoruja/pagseguro?codigoIntegracao=1, onde o valor após o sinal “=” deverá ser o código de integração referente;

2 - Em algumas situações onde no Mentor Web existir o mesmo código de integração cadastrado duas ou mais vezes, mesmo que em unidades diferentes, ao final do processo de atualização, aparecerá a seguinte mensagem nos logs do atualizador do sistema:

Instrução CREATE UNIQUE INDEX foi encerrada porque foi encontrada uma chave duplicada para o nome de objeto 'dbo.TB_PARAM_FIN_PAGONLINE' e o nome de índice 'UK_PFP_CODINTEG'

Caso o cliente encontre esta mensagem nos logs, deverá executar os seguintes passos para corrigir o problema:

  • Deverá alterar os códigos duplicados, verificando em outras unidades ou solicitando ao responsável da T.I para verificar via banco de dados quais códigos estão duplicados e em quais unidades eles estão. Para isso, deve-se executar o SQL abaixo no banco ICO:
SELECT PFP_CODINTEG, UNIDON, * FROM TB_PARAM_FIN_PAGONLINE

Onde:

  1. PFP_CODINTEG: É o código de integração cadastrado;
  2. UNIDON: É o código da unidade correspondente;
  • Sabendo quais códigos estão duplicados, o cliente deve acessar o menu “Financeiro > Configurações > Financeiro > Aba Pagamento online” de cada unidade que possua códigos duplicados e fazer as devidas alterações.

Após feito este procedimento, será necessário executar o seguinte script no banco de dados ICO:

MSSQL:

IF NOT EXISTS (SELECT 1 FROM SYS.INDEXES I
INNER JOIN SYS.TABLES T ON T.OBJECT_ID = I.OBJECT_ID
WHERE T.NAME = 'TB_PARAM_FIN_PAGONLINE'
AND I.NAME = 'UK_PFP_CODINTEG')
CREATE UNIQUE INDEX UK_PFP_CODINTEG ON TB_PARAM_FIN_PAGONLINE (PFP_CODINTEG)
GO

ORACLE: (Alterar o parâmetro “EDUSOFT_ICORUJA” para o nome da base do cliente antes de executar)

DECLARE 
V_COUNT NUMBER (10,0); 
BEGIN 
	BEGIN 
		SELECT COUNT(INDEX_NAME) INTO V_COUNT FROM ALL_INDEXES WHERE OWNER = 'EDUSOFT_ICORUJA' AND TABLE_NAME = 'TB_PARAM_FIN_PAGONLINE' AND INDEX_NAME = 'UK_PFP_CODINTEG'; 
	EXCEPTION 
		WHEN NO_DATA_FOUND THEN 
			V_COUNT :=0; 
	END; 
	IF (V_COUNT = 0) 
	THEN 
		EXECUTE IMMEDIATE 
		'CREATE UNIQUE INDEX UK_PFP_CODINTEG ON EDUSOFT_ICORUJA.TB_PARAM_FIN_PAGONLINE (PFP_CODINTEG)'; 
	END IF; 
END;
  • Por último, deverá ser efetuado o mesmo processo de alteração dos parâmetros na URL nas configurações no site do Pag Seguro, citadas no primeiro tópico deste informativo.

Importante: Em ambientes Linux os logs do processo de atualização ficam gravados em “/edusoft/atualizador/Logs/” e em ambientes Windows os logs ficam gravados em “c:\edusoft\atualizador\Logs.” É extremamente importante que sempre que uma atualização for concluída, o cliente verifique os logs de atualização e caso encontre algum problema não mencionado pela Edusoft no release notes, o cliente abra um chamado relatando o que foi encontrado para que o nosso suporte possa orientá-lo em como proceder.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


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