Registro online: Banco do Brasil
O sistema disponibiliza o registro online de boletos pelo Banco do Brasil. Para utilizar, deve-se seguir as orientações abaixo:
Operações disponíveis
- Inclusão
Particularidades
- Este banco utiliza o mesmo link de homologação e produção, portanto, a atenção na hora de configurar o context deve ser redobrada. Se estiver em fase de homologação com o banco, a TAG “iniciaEmModoHomologacao” deve estar como “true”. Caso já esteja em ambiente de produção, deve estar como “false”.
- Este banco utiliza chave de identificação, portanto, a aba Dados Oauth deve ser preenchida. Clique sobre a documentação para verificar.
- O campo SCOPE, deve ser preenchido com “cobrancas.boletos-requisicao” é padrão do banco do Brasil. Obs.: Esta informação consta no API.
- Os demais campos, da aba “Dados Oauth” são disponibilizados pelo banco.
Procedimentos para configuração e disponibilização do Remessa on-line em novos clientes
1. O primeiro procedimento a ser feito é, verificar se o MentorWeb possui o serviço de integração com o Banco e então, deve-se realizar a devida coleta de dados com o cliente. Para isso, precisaremos solicitar ao cliente:
- Qual(is) conta(s) do cliente deve(m) ser configurada(s);
- Dados solicitados ao Banco do Brasil:
- Id do cliente: deve-se informar Id do cliente;
- Scope: deve-se informar Scope;
- Id secreto do cliente: deve-se informar Id secreto do cliente;
- Chave do cliente: deve-se informar chave do cliente.
2. Seguir as instruções deste endereço: https://developers.bb.com.br/how-to-begin. O cliente é quem deve realizar o cadastro, e o mesmo poderá solicitar o auxílio da Edusoft, caso necessário. Deve-se seguir as orientações abaixo detalhadas:
- Primeiramente, deve-se cadastrar um usuário no ambiente de desenvolvimento (link acima, botão cadastre-se). ATENÇÃO: O usuário cadastrado deve ser o administrador da conta bancária no Banco do Brasil, pois posteriormente, o mesmo deverá disponibilizar a aplicação em base de produção;
- Realizar o login no ambiente de desenvolvimento e criar uma aplicação (sugestão: informar o nome da instituição), selecionando a API “Cobrança”. Seguir as instruções conforme o link: https://apoio.developers.bb.com.br/referency/post/5fe9e7f13b02bd0012eca9f1. Assim é criado o ambiente de homologação;
- Após criar a aplicação, deve-se disponibilizá-la em ambiente de produção. Entrar no ambiente de desenvolvimento BB, selecionar a aplicação e clicar em “Produção”.
- Para coletar os dados das credenciais (developer_application_key, client_id e client_secret), deve-se acessar a aplicação criada e clicar em “Credenciais”;
- Importante: o número do convênio deve ser informado como prefixo nos campos de “nosso número”;
- Solicitar a equipe da Infra para verificar se a TAG “iniciaEmModoTeste” do XML do serviço está como “TRUE”, pois se estiver, o sistema enviará os títulos para o ambiente de teste e não para o ambiente de produção, ou seja, os títulos não serão registrados no banco. Então, é necessário alterar para “FALSE”.
- Caso seja um cliente que já utiliza o sistema, deve-se agendar previamente uma data e horário para a realização do processo, sendo reforçado que não devem ser movimentados títulos neste horário;
- Caso se trate de contas já utilizadas no sistema, deve-se solicitar ao cliente para que o mesmo registre via arquivo remessa todos os títulos ainda não registrados, pois o processo prevê a marcação de títulos registrados para todos os títulos da conta bancária.
- O cliente deverá solicitar ao seu banco a habilitação em sua(s) conta(s) bancária(s) para trabalhar com registro online/webservice. O ideal é explicar ao gerente que o objetivo é enviar o registro de títulos pelos webservices do banco, para que o gerente entenda adequadamente a demanda.
3. Com o agendamento definido, antes da execução do processo, deve-se confirmar/solicitar à infra, que o sistema esteja trabalhando em HTTPS. Neste caso, se o sistema não estiver configurado, o cliente deverá enviar outro certificado digital.
- Para a execução do processo na data e horário agendado, é recomendável confirmar o início do processo ao cliente.
- Antes de iniciar as configurações, deve-se atualizar os títulos da conta bancária para “registrados” a partir do script abaixo:
UPDATE TB_REMESSA_TITULO SET RTI_STATUS = 'REGISTRADO', USUARIO_ULT_ALTERACAO = 'EDU_INICIA_REGISTROONLINE' FROM TB_REMESSA_TITULO INNER JOIN TB_TITULO_BANCARIO ON (RTI_TITID = TIT_ID) WHERE RTI_TIPOACAO IN('INCLUSAO', 'BAIXA', 'CANCELAMENTO', 'ALTERACAO') AND RTI_DATAACAO <= CONVERT(DATETIME, '01/12/2020',103) /* utilizar conforme a data de realização do processo */ AND TIT_CBCID = 17 /* verificar a conta bancária carteira e preencher */AND TIT_DATCAN IS NULL
4. Com os títulos atuais devidamente atualizados, deve-se configurar a conta bancária de acordo com a documentação de Cadastro de contas bancárias do sistema.
5. Com a conta bancária configurada, deve-se gerar uma parcela de validação da integração. Deve-se atentar-se aos dados cadastrais da pessoa física responsável da parcela (endereço de cobrança e CPF) e ao vencimento do título.
6.Após a geração do título, é interessante conferir a alinhar com o cliente, o tempo em que o sistema deve tentar registrar os títulos. A configuração está em Configurações do Financeiro > aba título > campo Quantidade (minutos) após o registro que o título será enviado para registro online com o banco.
7. Deve-se verificar na consulta de remessa on-line (disponibilizar a action jsf/financeiro/remessa/remessaonlinecon.jsf no perfil de usuário se necessário), se o título foi registrado com sucesso. Caso a situação encontre-se pendente, pode-se filtrar novamente na tela pela situação e forçar a integração. Se o retorno for sucesso, a integração estará funcionando.
8. Caso ocorra falha no processo, deve-se verificar o motivo e avaliar com a documentação. Em alguns casos, trata-se de configuração, e em outros, pode haver algum ajuste necessário no sistema. Caso as configurações não resolvam a falha, deve-se entrar em contato com o desenvolvimento para avaliar o caso de forma mais técnica.
9. Esclarecer ao cliente que os processos não previstos no registro on-line (Cancelamento, Alteração e Baixa) devem continuar sendo registrados manualmente via arquivo remessa.
10. Orientar o cliente sobre a configuração de “registro sob demanda” nas contas financeiras, caso o cliente deseje que os títulos sejam gerados e registrados pelo próprio aluno ou seu responsável.
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