Aba Novas Parcelas
Na aba Novas parcelas, o usuário deverá gerar as novas parcelas para esta renegociação. Nesta aba, o usuário poderá definir a quantidade de parcelas a serem geradas, o valor de cada parcela, a data de vencimento delas, entre outras opções.
Funções disponíveis
Verificar recurso conforme detalhamento abaixo:
Simular parcelas em lote
Ao clicar no botão Simular parcelas em lote, o sistema abrirá uma nova janela. Nesta janela serão configuradas a quantidade de parcelas que serão geradas na renegociação, vencimento das parcelas, forma de vencimento, entre outras informações pertinentes a este processo.
Orientações para preenchimento:
Parcela inicial: deve-se preencher o número da primeira parcela que será gerada pelo sistema durante a execução da rotina de renegociação.
Parcela final: deve-se preencher o número da última parcela que será gerada durante a rotina de renegociação.
Vencimento inicial: deve-se preencher a data em que o cliente deverá quitar a primeira parcela das novas parcelas que serão geradas pela rotina de renegociação.
Forma de vencimento: neste campo, deve-se definir como será a forma de vencimento das parcelas, se o vencimento será Mensal, Dia útil ou em Dias.
- Mensal: com esta opção marcada, o vencimento das parcelas será fixo na data definida.
- Dias: com esta opção marcada, será exibido um campo adicional “Qtd. dias entre vencimentos”, que no caso, serve para definir em quantos dias vencerá as próximas parcelas.
- Dia útil: com esta opção marcada, será exibido um campo adicional “Dia útil”, que no caso, serve para definir em qual dia útil as parcelas deverão vencer. Ao definir que o vencimento das parcelas será em dia útil, a data de vencimento inicial definida, será ignorada.
Valor: deve-se informar o valor das parcelas.
Tipo de valor: deve-se selecionar o tipo de valor.
Vencimento em dias não úteis: neste campo, deve-se definir como o sistema deverá se comportar em dias não úteis, no que se refere ao vencimento das parcelas: Antecipa, posterga e mantém.
Conta financeira:deve-se selecionar a conta financeira das novas parcelas.
Excluir parcelas atuais: quando marcado, durante o processo de geração da simulação das novas parcelas, as parcelas de outras simulações feitas anteriormente para as parcelas do contrato financeiro responsável pelo contrato em questão, serão regravadas com os novos valores simulados.
Gerar valor da parcela com juros futuros: quando marcado, define se o cálculo dos valores das novas parcelas serão feitos usando a regra financeira de juros futuros. Se marcado, o sistema utiliza o valor definido no campo de juros futuros, definido no cadastro de taxas de juros e multa.
Gerar simulação: o sistema calculará os novos valores de parcelas de acordo com as configurações feitas pelo usuário.
Contrato financeiro
Caso o usuário já tenha cadastrado um contrato exclusivo para a renegociação, poderá buscá-lo utilizando a lupa ao lado do campo.
Alterar data de vencimento
Ao clicar no botão Alterar data de vencimento, o sistema abrirá a janela Alterar data de vencimento e é nesta janela que serão feitas as configurações referentes a alteração da data de vencimento.
Orientações para preenchimento:
Vencimento inicial: deve-se informar a nova data de vencimento inicial das parcelas.
Forma de vencimento: neste campo, deve-se definir como será a forma de vencimento das parcelas, se o vencimento será Mensal, Dia útil ou em Dias.
Feriado: neste campo, deve-se definir como o sistema deverá se comportar em dias não úteis(feriados), no que se refere ao vencimento das parcelas: Antecipa, posterga e mantém.
Plano de pagamento
Na geração de parcelas, é obrigatório informar um plano de pagamento, para poder vincular as parcelas.
Os planos de pagamento exibidos serão filtrados de acordo com o contrato financeiro informado. Esta seleção está de acordo com as informações da aba “Filtros” no cadastro do plano de pagamento, conforme exemplo abaixo:
Para a ordem de exibição dos planos, será sugerido o que estiver de maior acordo com as informações do contrato financeiro, seja pela turma, curso, subnível de ensino e filtro de compartilhamento de unidades. Assim, planos de pagamento de uma turma diferente da turma do contrato financeiro, por exemplo, não serão exibidos para seleção. Vale ressaltar que o plano de pagamento de renegociação que não possuir filtros sempre será exibido.
Este filtro dos planos de pagamento pode ser desabilitado ao desmarcar a opção “Aplica filtro do plano de pagamento”.
Renegociação utilizando entrada e parcelas com valores diferentes
Ao selecionar um plano de pagamento, as parcelas vinculadas a este plano serão carregadas em tela. Então, poderá adequar os valores e vencimento das parcelas conforme necessidade, seja pelo botão Simular parcelas em lote, seja de forma manual. É possível ainda definir valores diferentes para cada parcela, e também, informar se o cliente está oferecendo uma entrada para a renegociação.
Abaixo, uma demonstração de como realizar uma renegociação com entrada e definindo valores diferentes em cada parcela.
Para definir valores diferentes em cada parcela, deve-se marcar o parâmetro “V.F. (Valor Fixo)”.
Conforme for definindo o valor fixo de cada parcela, o valor das parcelas restantes serão atualizadas automaticamente, exceto as que estiverem com o parâmetro V.F. marcado, pois estas não são utilizadas no rateio do valor. Abaixo, uma demonstração de como utilizar esta função:
Orientações de utilização dos parâmetros:
Gerar: se o usuário deseja gerar esta parcela, este parâmetro deve estar marcado.
Quitar?: se o valor de entrada for pago no ato da renegociação, deve-se marcar o parâmetro “Quitar?”.
Parcela: neste campo, é informado o número de cada parcela.
V.F. (Valor fixo): se o usuário deseja informar um valor diferente do que foi sugerido em cada parcela, deve-se marcar este parâmetro, e informar o valor desejado no campo Bruto (ao lado).
Bruto: neste campo, é informado o valor bruto de cada parcela.
Jur. futuro: neste campo, é informado o valor de juros futuros, que é calculado conforme regra de taxas de Juros/Multas.
Index. futuro: neste campo, é informado o valor de indexadores futuros, que é calculado conforme regra de taxas de Juros/Multas.
Vencimento: neste campo, é informada a data de vencimento de cada parcela.
Conta financeira: deve-se informar qual será a conta financeira utilizada na geração da parcela. Esta informação será carregada automaticamente ao selecionar um plano de pagamento, ou ainda, será carregada à partir da informações inseridas na tela Simular parcelas em lote, e também, poderá alterar cada uma de forma manual.
Mês/Ano competência: neste campo, é informado o mês e o ano de competência de cada parcela, com base nas datas de vencimento das parcelas.
Cheques e Obs. da baixa
Cheques e Obs. da baixa : no ato da renegociação, é possível realizar o pagamento de parcelas utilizando cheques.
Ao clicar neste ícone, o sistema abrirá uma nova janela, e nela, poderá adicionar cheques para realizar o pagamento das parcelas selecionadas, bem como, incluir uma observação para a baixa destas. Para definir quais parcelas deseja vincular o cheque, basta marcar o parâmetro “Quitar?”. Veja abaixo como utilizar esta opção.
No exemplo acima, no momento de renegociar as parcelas, incluímos dois cheques para realizar o pagamento de duas parcelas. Para consultar esta informação, basta acessar o detalhamento destas parcelas, e o sistema mostrará como foi realizada a baixa:
Para cadastrar, acesse o menu de Cadastros > Cheques.
Baixa e comprovante
Conforme mencionado anteriormente, é possível pagar parcelas no ato da renegociação, como por exemplo, pagar uma entrada da renegociação. Com isso, assim como é realizado na rotina de baixa manual, é necessário que seja informado um tipo de baixa para a parcela, se a parcela deve ser baixada na Data atual ou no Vencimento da parcela, e ainda, é possível gerar um comprovante de pagamento. Nesta tela ainda é possível gerar um relatório de renegociação, incluindo estas informações de pagamento/baixa.
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