Tipos de Ocorrência

Esta tela é utilizada para cadastrar os tipos de ocorrência utilizados pela instituição.
Os tipos de ocorrência são utilizados na tela de registro de ocorrência para categorizar a mesma.
Todo tipo de ocorrência tem uma natureza que pode ser: Acadêmica, Financeira e Atendimento.

Exemplo: O tipo de ocorrência “Chegada tardia” tem a natureza “Acadêmica”.
Tipo de Ocorrência do tipo Acadêmica

No topo da tela, são apresentados os seguintes campos:

  • Descrição: Que é a descrição referente ao tipo de ocorrência que será exibida em outras telas.
  • Natureza: Selecionar qual é a natureza do tipo de ocorrência em questão. Existem as seguintes opções: Acadêmica, Financeira e Atendimento.
  • Ativo: Define se este tipo de ocorrência está disponível para ser utilizada.
  • Envio e-mail (somente pessoa física): Quando esta opção é utilizada, será enviado um e-mail quando é feito um registro de ocorrência. Ao habilitar esta opção uma nova aba é habilitada no cadastro, nesta tela é configurado o envio de e-mail do tipo de ocorrência. Esta funcionalidade é válida somente para pessoa física.
  • Bloquear nas inscrições e processos de matrícula: Quando está opção é marcada, o aluno que possuir uma ocorrência com este tipo, será bloqueado ao tentar realizar inscrições e matrículas, sendo mostrado a seguinte mensagem (a mensagem poderá variar dependendo o menu. Caso for no processo de matrícula, será: “O aluno possui os seguintes tipos de ocorrências que bloqueiam o processo: *nome da ocorrência*”):

  • Avisa na baixa manual e consulta de parcelas: Esta opção só é habilitada para os tipos de ocorrência de natureza “Financeira”. Quando esta opção é utilizada, nas telas de Consulta de Parcela ou de Baixa Manual retornar uma parcela na consulta que o responsável pela mesma tenha uma ocorrência com esta opção marcada, sendo exibido um aviso em tela.


  • Depende de aprovação do coordenador: Esta opção só é habilitada para os tipos de ocorrência de natureza “Acadêmica”. Quando essa opção é utilizada, o coordenador precisa aprovar ou reprovar a ocorrência solicitada pelo professor. Caso o coordenador solicite a ocorrência, a mesma é aprovada automaticamente. Diante disso, o processo tem as seguintes regras:
    1. A ocorrência só é exibida ao aluno após a aprovação do coordenador;
    2. O e-mail relacionado à ocorrência é enviado apenas após a aprovação do coordenador;
    3. Não é possível editar a ocorrência após a aprovação/reprovação pelo coordenador.


Depois de preencher estes campos, existem três outras abas que podemos realizar configurações referentes ao tipo de ocorrência, são elas: Aba de Permissões, Aba de E-mail e a Aba de Campos obrigatórios.
Obs.: A aba de E-mail só é habilitada quando a opção “Envia e-mail” é utilizada.

Aba Permissões

  • Perfil do usuário: Neste campo deve-se selecionar o perfil que vai receber um tipo de acesso.
  • Tipo de Acesso: Neste campo deve-se selecionar o tipo de acesso que o perfil selecionado vai receber. Existem duas opções disponíveis: Completo e Leitura.
    • Completo: Perfis que tem este tipo de acesso podem: Abrir, ler, registrar, alterar e pesquisar por ocorrências registradas com este tipo de ocorrência.
    • Leitura: Perfis que tem este tipo de acesso podem: Abrir, ler e pesquisar por ocorrências com este tipo de ocorrência.

Recomendamos que o acesso “Completo” seja atribuído para perfis devem cadastrar, consultar e alterar as ocorrências e que o acesso “Leitura” seja atribuído para deve apenas consultar a ocorrência.

Exemplos:

1. Criamos um tipo ocorrência para que o professor registre para os alunos que estão utilizando os equipamentos da instituição de forma indevida.
Nesta ocorrência os perfis de Professor, Secretaria e Administrador podem cadastrar, consultar e alterar a ocorrência. E o perfil de Aluno pode apenas consultar a ocorrência.
Então, o professor cadastra uma ocorrência, a secretaria, administradores e outros professores podem visualizar e alterar se necessário e o aluno pode consultar a ocorrência.

2. Criamos um tipo de ocorrência para o coordenador registre para os professores que estão recebendo reclamações de alunos.
Nesta ocorrência os perfis de Coordenador e Administrador podem cadastrar, consultar e alterar a ocorrência.
O perfil de professor, não recebe nenhum tipo de acesso, pois o mesmo não deve ter conhecimento desta ocorrência.
Então, o coordenador cadastra uma ocorrência, os administradores e outros coordenadores podem visualizar e alterar se necessário. E o professor não consegue ver a ocorrência.

Aba E-mail

Quando o tipo de ocorrência é configurado para utilizar a opção “Envia e-mail”, esta aba é habilitada no cadastro. Nesta aba, existem três campos que são utilizados para configurar como o e-mail será enviado. São eles:

Tipo de pessoa: Neste campo deve-se informar qual a pessoa que vai receber e-mail. Existem duas opções:

  • Pessoa: Será enviado um e-mail para a pessoa que recebeu a ocorrência.
  • Pai/Responsável: Será enviado um e-mail para o responsável da pessoa que recebeu a ocorrência.

Assunto: Neste campo deve-se escrever o assunto do e-mail que será enviado para a pessoa. Para auxiliar o cadastro do conteúdo, abaixo do campo existe um botão que apresenta todos os campos pré-definidos que podemos utilizar
Conteúdo: Neste campo deve-se escrever o conteúdo do e-mail que será enviado para a pessoa. Para auxiliar o cadastro do conteúdo, abaixo do campo existe um botão que apresenta todos os campos pré-definidos que podemos utilizar.
Destinatários adicionais: Neste campo podemos adicionar endereços de e-mail que também devem receber este e-mail.

IMPORTANTE: O serviço de mensageria deve estar configurado no sistema.

Aba Campos Obrigatórios

Nesta aba, podemos definir os campos que serão obrigatórios no momento de registrar uma ocorrência que utiliza o tipo de ocorrência em questão.

As naturezas “Academia” e “Financeira” podem adicionar os campos: Ocorrência fixa, Turma, Disciplina, Pessoa e Anexo como obrigatórios.
Já a natureza “Atendimento” pode adicionar os campos: Ocorrência fixa, Pessoa e Anexo como obrigatórios.

Seguindo na ordem debaixo para cima, os botões fazem a seguinte função:

  1. Adiciona o campo selecionado.
  2. Adiciona todos os campos.
  3. Remove o campo selecionado.
  4. Remove todos os campos.

O botão flutuante desta tela tem as seguintes opções:

  • Quando é um novo tipo ocorrência:

  1. Gravar: Grava o novo tipo de ocorrência no sistema.
  2. Novo: Limpa o cadastro para registrar um novo tipo de ocorrência.
  • Quando o tipo de ocorrência já está cadastrado:

  1. Gravar: Grava o novo tipo de ocorrência no sistema.
  2. Novo: Limpa o cadastro para registrar um novo tipo de ocorrência.
  3. Clonar: Abre um novo cadastro de tipo de ocorrência com as informações do tipo de ocorrência em questão.
  4. Excluir: Exclui o tipo de ocorrência do sistema.



Notificação para WhatsApp e aplicativo

Ao realizar o cadastro de um novo tipo de ocorrência e selecionar os parâmetros “Envia notificação de WhatsApp” e “Envia notificação no aplicativo”, serão habilitados duas novas abas para realizar a configuração das notificações. As respectivas abas que devem ser configuradas são “Notificação de WhatsApp” e “Notificação de aplicativo.

Notificação de WhatsApp

Nesta aba, são feitas as configurações para envio de notificações de ocorrências para o WhatsApp. Selecionar o tipo de pessoa, possuindo duas opções válidas: Pessoa, Pai/Responsável. E configurar o conteúdo da mensagem, pode-se utilizar o modelo padrão fornecido pelo sistema, clicando na opção “Carregar modelo padrão”, ou criar seu próprio modelo.



Notificação de aplicativo

Nesta aba, são feitas as configurações para envio de notificações de ocorrências para o aplicativo mobile. Selecionar o tipo de pessoa, possuindo duas opções válidas: Pessoa, Pai/Responsável. E configurar o conteúdo da mensagem, pode-se utilizar o modelo padrão fornecido pelo sistema, clicando na opção “Carregar modelo padrão”, ou criar seu próprio modelo.


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