Configurações do sistema - Aba Biblioteca
Nas configurações do sistema > aba Biblioteca, devem ser realizados os cadastros iniciais para a realização da integração com a biblioteca.
Detalhamento dos campos em tela:
Sistema de biblioteca: deve-se escolher qual sistema de biblioteca será utilizado para integrar com o Mentor Web. As opções disponíveis são:
- Multiacervo;
- Pergamum;
- Sábio;
- Sofia.
Data da última exportação: consulta da data em que foi realizada a última exportação para o sistema de biblioteca.
Caminho do Web service para biblioteca: caminho do Web service do sistema de biblioteca que será acessado pelo Mentor para os processos de integração (domínio/aplicação/serviço). Exemplo: “http://192.168.0.40/pergamum/web_service”.
Integrar a referência bibliográfica com o plano de ensino: determina se no registro de plano de ensino permite consultar o acervo do sistema de biblioteca.
Conta financeira para geração de parcelas de multa: deve-se informar qual a conta financeira que deve ser utilizada na geração das parcelas de multas no Mentor Web, que foram geradas a partir do sistema de biblioteca.
Tipo de baixa para quitação de parcelas de multa: deve-se informar qual o tipo de baixa que deve ser utilizada nas parcelas de multa no Mentor Web, que forem baixadas no sistema de biblioteca.
Tipo de integração financeira: indica se haverá ou não integração das multas da biblioteca com o módulo financeiro e como serão geradas essas multas no Mentor. As opções disponíveis são: “Não integra”, “Gera parcela” ou “Gera débito”.
1. Quando o tipo de integração utilizada for “Gera débito”, gerará um débito que será utilizado na próxima geração de parcela, ou seja, no momento que for gerada uma nova parcela manualmente para o aluno, esse débito será gerado junto com esta parcela.
2. Quando a integração da biblioteca for também para professor e colaborador, recomenda-se utilizar a integração “Gera parcela”, pois para professor ou colaborador, a parcela não será gerada manualmente, sendo assim, não gerando um débito.
Número de dias para o vencimento: indica a quantidade de dias que serão adicionados à data atual para composição da data de vencimento da parcela da multa quando for configurado para “gerar parcela”.
Atualizar multa na biblioteca: deve-se informar se as baixas dessas multas serão enviadas para o sistema de biblioteca ou não. Esse recurso somente está disponível quando configurado para “gerar parcela”.
Caminho para o portal (URL): neste campo, deve-se informar o endereço da aplicação do sistema de biblioteca que será chamado pelo portal do aluno ou do professor quando um desses usuários desejarem acessar o sistema de biblioteca. Para que os usuários possam acessar o portal, deve-se liberar o acesso à biblioteca.
Campos para compor a chave para validação do Web service: deve-se configurar parâmetros adicionais que serão informados no processo de integração com o sistema de biblioteca Pergamum (plataforma/banco/cod. empresa). Deve-se preencher este campo com as mesmas informações definidas em um arquivo de configurações do sistema Pergamum chamado “parametros.php”. Deve-se editar este arquivo e procurar pelas variáveis abaixo e verificar o conteúdo das mesmas para preenchimento do campo, conforme exemplo abaixo:
- Variáveis do arquivo parametros.php da aplicação do sistema Pergamum:
$plataforma_web = "windows"; //Plataforma do servidor web: windows / linux \\ $banco_de_dados = "sqlserver"; //Definição do banco de dados: sybase / sqlserver / oracle / postgresql \\ $cod_empresa = 412; //Código da instituição (para descobrir, pergunte para o DBA para consultar a tabela instituicao do Pergamum)
- Parâmetro para definição dessas variáveis (concatenadas) nas configurações do sistema Mentor:
- Campos para compor a chave para validação do Web service: windowssqlserver412
Campo usuário Pergamum: será exibido apenas quando o tipo de sistema for Pergamum. Neste campo, é possível optar por CPF ou Código de tela. A opção selecionada será a enviada como código de pessoa no momento de integrar os dados.
Enviar usuário de rede quando integrado com LDAP: com este parâmetro ativo, o login e senha do LDAP utilizada pelo aluno será importada para o sistema de biblioteca definido, pois assim é possível utilizar os mesmos dados para login. Vale ressaltar que, para o bom funcionamento dessa rotina, é necessário realizar demais configurações LDAP.
Ainda há dúvidas? Se você preferir, retire suas dúvidas com o nosso suporte. Clique aqui e abra um chamado para atendimento.