Visando atender o processo de primeira pré-matrícula online, foram realizadas algumas alterações no portal do aluno. Abaixo iremos falar das alterações bem como a operação via portal.

Pré-requisitos:


Processo:

Uma vez que o candidato inscrever-se em um curso via módulo de inscrição, ou ser feita uma pré-matrícula seja ela de forma individual ou via processo de matrícula, então o sistema irá disparar a rotina de e-mail de primeira pré-matrícula. Neste e-mail será enviado um token de acesso para o portal do aluno, onde este poderá realizar o processo totalmente online.

Fluxo do processo de matrícula:

1. Realizada pré-matrícula (individual ou via processo). Essa ocorre de acordo com as regras abaixo.:

  • No módulo de Inscrição estando habilitado o parâmetro matricula automática, o sistema de forma automática criará uma pré-matrícula para o aluno no momento em que realizar a inscrição no curso/turma escolhido.
  • Uma pré-matrícula também pode ocorrer de forma automática através da rotina cancelamento de pré-matrículas não confirmadas.
  • No processo seletivo o “gatilho” para realização de matrícula ocorre na Chamada de candidatos aprovados no Processo Seletivo, porém este não é um processo 100% automático. Acesse o help referente a chamada de candidatos para verificar o fluxo.
  • Quando a pré-matrícula for realizada, seja ela manual ou via processos conforme mencionado acima, então o aluno com status de “Pré-matrícula” seguirá para o item 2 logo abaixo.

2. Candidato recebe Perfil de usuário para 1ª matrícula online
3. Candidato recebe token de acesso
4. Candidato será direcionado já logado para o portal do aluno, onde será apresentado o processo de matrícula vigente. Supondo que os passos serão:

Cadastro do aluno > Aceite > Financeiro > Documentos > Relatórios

5. Candidato clicar no botão “Iniciar matrícula”
6. Passo - Dados cadastrais

7. Passo - Aceite

8. Passo - Financeiro

9. Passo - Entrega de documento

10. Passo - Relatórios: O candidato em pré-matrícula pode imprimir seu boleto de inscrição, consultar e pagar parcelas ao término do processo de matrícula. Claro que todas essas opções são permissões que deve-se, ou não, liberar para determinado perfil de usuário no Security, cabendo a instituição de ensino definir o que será ou não liberado a nível de acesso para quem tiver perfil de pré-matrícula.

Após ter feito todos passos da matrícula, caso o aluno tente novamente executar o processo de matrícula, o sistema apresentará mensagem conforme imagem abaixo. Ou seja, o sistema não permite que o aluno edite aquela sua pré-matrícula, informando ao mesmo que a pré-matricula já foi realizada e liberando acesso apenas a consulta de relatórios.

Fluxo da efetivação da matrícula: A efetivação de matrícula pode ocorrer das seguintes formas abaixo, sendo que em todas elas o sistema enviará o e-mail de efetivação de matrícula, caso configurado, e também realizará a troca de perfil de usuário, conforme parâmetro Perfil de usuário para 1ª matrícula online.


  1. Manual: acessando a matrícula e alterando de “pré-matrícula” para “Ativo” o campo “Situação do aluno no curso” na aba “Ingresso”, e alterando de “pré-matrícula” para “Ativo” o campo “Situação de matrícula” presente na aba “Período”.
  2. Automática através do pagamento da taxa de inscrição: neste caso no plano de pagamento deve-se estar habilitado o parâmetro “Utilizado para inscrição/processo seletivo” que encontra-se na aba “Geral”. E na aba “Parcelas” o parâmetro “Matricular automaticamente” deve-se estar habilitado.
  3. Automática através da entrega de documentos obrigatórios para matrícula: Neste caso a instituição deverá definir quais documentos serão obrigatórios para entrega no ato da matrícula. Quando o aluno entregar os documentos estes precisarão ser aprovados pela secretaria através da rotina Entrega de documentos e, caso esteja tudo correto, a matrícula é efetivada no ato da confirmação de aprovação de documento entregue.
  4. Automática através do pagamento de taxa de inscrição E entrega de documentos: neste caso para que possa ocorrer a efetivação da matrícula ambas condições precisam ser verdadeiras. Ou seja, o aluno precisa pagar a taxa de inscrição E entregar os documentos obrigatórios para matrícula - e uma vez que estes documentos sejam aprovados pela secretaria através da rotina de Entrega de documentos - sua matrícula efetivada.


Nos itens acima falando referente operações realizadas via secretaria, por exemplo, caso esteja trabalhando com efetivação de matrícula via pagamento da taxa de inscrição E entrega de documentos obrigatórios para matrícula, quando aprovar os documentos então no log da operação o sistema informará que não houve efetivação de matrícula “pois possui a parcela de inscrição em aberto.”. E caso pague-se a taxa de inscrição porém há documentos pendentes de aprovação, então o sistema apresentará essa informação de que existem documentos aguardando aprovação e por este motivo a matrícula não será efetivada.


Importante: Caso a instituição tenha dois processos de matrícula vigentes, os dois aparecerão na tela inicial de matrícula restando ao candidato selecionar qual processo utilizar. Orientamos que somente 1 (um) processo de matrícula esteja ativo para o processo de pré-matrícula via portal.


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