Visão
O cadastro de visão é um dos passos mais importantes para a visualização do resultado de uma avaliação, é através desta que é definido a forma que será extraído e visualizado os resultados. A tela expandida primeiramente ao clicar nesta opção é apresentada com os campos em branco, então para inserir uma nova visão basta preencher as informações necessárias. Para efetuar a alteração de uma visão já cadastrada deve-se pesquisar a mesma no campo de pesquisa, conforme apresentado na imagem abaixo.
Para cadastrar uma nova visão deve-se preencher os campos:
- Descrição: nome da visão, é de extrema importância que a descrição definida para visão seja de forma clara cadastrada, pois esta será utilizada no relatório de resultado e nos portais, então torna-se mais fácil para identificar qual resultado esta sendo visualizado.
- Tipo de gráfico: gráfico que será apresentado na visão (pizza, coluna, barra, linha, coluna empilhada ou barra empilhada). Quando o tipo de gráfico for Pizza ou Colunas, será apresentado no “Resultados para cálculo” a opção “Índice NPS”.
- Legendas: deve-se configurar quais campos farão parte da legenda da visão, ou seja, as informações que serão apresentadas e comparadas no gráfico, então selecione as opções mais adequadas a visão que esta sendo cadastrada, selecionando mais que uma legenda deve-se indicar qual será o campo que agrupará a série dos dados no gráfico.
- Quando selecionado o tipo de gráfico, barra, coluna e linha somente será possível selecionar um ou dois campos de legendas.
- A legenda do tipo NPS somente será exibida quando o “Resultados para cálculo” for “Índice NPS”.
- Agrupamentos: deve-se configurar por quais campos os dados serão agrupados na visão, existem as seguintes opções: Avaliação, Questionário, Grupo de perguntas, Pergunta, Indicador, Dimensões, Unidade, Curso, Turma, Disciplina, Tipo de avaliador, Pessoa avaliada e Avaliador.
Abaixo dos campos é apresentado mais opções de preenchimento, que devem ser verificadas, sendo estas dividas nas seguintes abas: “Resultados para cálculo”, “Envio de e-mail”, e “Filtros Avançados”.
Na aba Resultados para cálculo deve-se configurar quais cálculos deverão ser realizados e armazenados no sistema para essa visão de resultado que está sendo cadastrada, existindo as seguintes opções para serem marcadas: Média, mediana, desvio padrão, erro padrão, quantidade aplicada, quantidade respondida, quantidade não respondida, % de participação e soma (irá calcular a soma do PESO das respostas que foram configuradas no cadastro de Perguntas/Respostas)
- Quando selecionado os resultados Média e Mediana, apresentará uma faixa inicial e final para o gráfico, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Na aba Envio de e-mail para realizar o preenchimento das opções necessárias deve-se clicar na opção “+“ e realizar o preenchimento dos seguintes campos:
- Resultado: qual o resultado que será enviado no e-mail, podendo selecionar Média, Mediana e % Participação. O resultado escolhido deve estar marcado como resultado para cálculo na aba Resultados para cálculo.
- Descrição: descrição da faixa informada.
- Inicial/Final: deverá informar de que faixa até que faixa essa descrição será enviada.
No processo de envio de e-mail deve-se definir o conteúdo e os destinatários, para realizar esta ação é necessário clicar na opção “Conteúdo/Destinatários” com o ícone ”+“ em vermelho. Ao clicar, será exibido a tela de manutenção onde deverá ser informado os seguintes campos:
Destinatários: deve-se selecionar quem receberá o e-mail, podendo selecionar entre o coordenador, professor/avaliado ou outro. Ao selecionar outro será aberto uma caixa para informar o e-mail. Sendo que, o coordenador receberá apenas as informações do resultado de sua turma, professor/avaliado será apenas informações do próprio resultado e outro receberá informação de toda a avaliação.
- Quando selecionado a opção Outro nos destinatários, deverá ser informado os e-mails.
Conteúdo: Conteúdo que será enviado no e-mail.
Os e-mails serão enviados pela tela de envio de e-mail. Abaixo é disponibilizado modelos de e-mails:
Na aba Filtros Avançados deverá ser preenchido somente o campo Perfis com acesso, onde deve-se informar para quais perfis de usuário a visão estará disponível.
Ao finalizar o preenchimento dos campos necessários e das abas apresentadas acima, é disponibilizado no botão ”+“ as opções de: Inicio, Cadastro de avaliação, Calcular resultado, Visualizar (será gerado o gráfico da visão), Novo e Gravar, conforme apresentado na imagem abaixo.
Observação: Ao realizar o cálculo de avaliação, serão calculados somente os indicadores e dimensões que estão sendo utilizados nos filtros avançados no cadastro da visão. Ao efetuar a consulta de resultado da avaliação serão apresentados somente as dimensões e indicadores cadastrados para os perfis com acesso no cadastro da visão.
Importante: Visão disponíveis para os portais sempre devem conter algum agrupamento acadêmico (curso,turma,…) para que seja possível filtrar apenas informações relevantes ao usuário do portal.
Clique aqui caso deseje visualizar exemplos de gráficos gerados para uma visão.