Funcionalidade NPS
Introdução
O NPS (Net Promoter Score) mensura os promotores e detratores do negócio, produzindo uma medida clara do desempenho da empresa através da ótica dos clientes. Esse indicador é coletado através de uma pesquisa que faz aos participantes a pergunta desenvolvida por Reichheld: “Em uma escala de 1 a 10, qual é a probabilidade que você recomendaria sua instituição para os seus amigos, familiares ou colegas de trabalho?”.
As respostas são divididas em três categorias:
- Os clientes que dão nota entre 1 até 6 são os “detratores”;
- Aqueles que dão notas entre 7 ou 8 são chamados de “passivos” ou “neutros”;
- Os que indicam nota 9 ou 10 são os “promotores”;
Onde:
- Detratores (de 1 a 6): são clientes insatisfeitos que podem falar mal das empresas para outras pessoas e não realizar novas compras.
- Neutros ou passivos (7 ou 8): são clientes satisfeitos com uma empresa ou produtos, mas que não chegam a amá-la. Se o produto de outra loja chamar atenção, eles podem comprar em seu concorrente facilmente.
- Promotores (9 ou 10): são fãs da empresa, muito mais propensos a recomendar seus serviços para os outros, permanecer como clientes e efetuar novas compras.
Confira abaixo o detalhamento desta funcionalidade, desde os pré-requisitos, até a utilização da rotina.
Pré-requisitos
- Para utilizar a funcionalidade NPS, deverá ser cadastrada uma visão (Avaliação > Cadastros > Visão) para a avaliação, que possua o campo “Tipo de Gráfico” com “Pizza” ou “Coluna”.
- Ao selecionar o tipo de gráfico descrito acima, será mostrada uma flag com o nome “Índice NPS” na aba “Resultados para Cálculo”.
- Ao marcar a flag em questão, habilitará a opção de seleção “NPS” no campo “Legendas”.
- As avaliações que serão específicas para o Índice NPS deverão possuir questionários com perguntas/respostas com peso de 1 a 10.
Processo
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