Cadastro da turma com seu cronograma
Através desta funcionalidade, é possível cadastrar uma nova turma, e na mesma interface, cadastrar também o quadro de horários para geração do cronograma das aulas. Desta forma, o processo de preparação dos cadastros para a realização das matrículas torna-se mais ágil. Esta interface também está disponível para realizar manutenção em uma turma já cadastrada, permitindo inclusive, realizar manutenção no cronograma de aulas da turma selecionada.
Para acessar esta funcionalidade, deve-se acessar o menu de Cadastros > Turma/Cronograma.
Para saber mais a respeito da funcionalidade de Turma com seu cronograma, clique nas abas abaixo:
Manutenção de Turma/Cronograma
Para realizar a manutenção de uma turma já cadastrada, basta informar os campos “Período letivo” e “Turma”, e então, as informações da turma selecionada serão carregadas em tela:
Ao carregar as informações, pode-se realizar as alterações desejadas, e então, clicar no botão Gravar para salvar as alterações.
Cadastro de turma
Para cadastrar uma nova turma, no quadro “Turma” deverá informar os filtros solicitados em tela, conforme mostra o GIF abaixo:
Campos para preenchimento:
Período letivo: deve-se informar o período letivo no qual a turma será vinculada.
Curso: deve-se informar o curso no qual a turma será vinculada.
Turma base: poderá informar uma turma base para carregar as disciplinas. Ao selecionar uma turma base, serão carregadas as disciplinas desta turma para a nova turma.
Fase: deve-se informar a fase da nova turma.
Turma: deve-se informar um código para a nova turma. Este código também será a descrição da turma.
Início e Término: estes campos já serão preenchidos conforme período cadastrado no período letivo, mas também poderão ser alterados nesse momento.
Turno: deve-se informar um turno para a nova turma.
Vagas: deve-se informar a quantidade de vagas disponíveis na nova turma.
Critério de avaliação da turma: deve-se informar o critério de avaliação para a nova turma.
Critério de avaliação da disciplina: deve-se informar o critério de avaliação que será aplicado às disciplinas da nova turma.
Após preencher os campos acima, deve-se clicar no botão Carregar para que o sistema carregue as disciplinas conforme informações preenchidas.
Disciplinas
Após preencher os filtros e clicar no botão Carregar, o sistema carregará todas as disciplinas com base na turma ou grade selecionada, conforme mostra o GIF abaixo:
No quadro Disciplinas, é possível informar a sala que será utilizada para as aulas e, também, informar os professores de cada disciplina. Além disso, é possível adicionar subturmas em cada disciplina, clicando sobre o botão da coluna “Subturma”. Ao clicar, o sistema adicionará uma nova linha para a disciplina e sugerirá letras como código de cada subturma, que poderão ser substituídas pela descrição desejada.
- A soma do número de vagas das subturmas deverá ser equivalente ao total de vagas da disciplina na turma.
- Os professores e salas vinculados às disciplinas serão utilizados para a definição do cronograma das aulas.
- Conforme mostrado no vídeo acima, para excluir uma disciplina do quadro de disciplinas, deve-se arrastar a disciplina para a lixeira, a partir do ícone , que está localizado ao lado do nome de cada disciplina.
Inclusão de cronograma
No momento de cadastrar uma turma, ou até mesmo, realizar manutenção em uma turma, é possível adicionar cronogramas de aula, informando a sala onde a disciplina será lecionada e o professor que a lecionará.
Conforme mostra no GIF abaixo, para adicionar informações no quadro de horários, basta arrastar uma das linhas do quadro de disciplinas para o dia da semana e horário desejado no quadro de horários, a partir do ícone , que está localizado ao lado do nome de cada disciplina.
Campo Semana: A semana selecionada serve principalmente para a manutenção dos horários, onde ao selecionar, apresentará o quadro de horários da semana selecionada.
Botão Excluir horários: Ao lado dos campos de data inicial e final de alteração, há um botão para “Excluir horários” do quadro semanal. Este botão é utilizado quando o usuário desejar refazer todo o quadro semanal, sem reaproveitar o que estiver no quadro.
Após arrastar todas as disciplinas para os horários correspondentes, deve-se informar a data inicial e final de alteração. Nestes campos, deve-se informar de quando até quando o cronograma deverá ser aplicado. Veja o exemplo abaixo:
Ao gravar, na tela de cronograma por semana, serão adicionadas as aulas para o período desejado:
Ao clicar em Gravar, o sistema armazenará os dados da turma e, também, do cronograma de aulas. Quando o processo executado for de atualizar o quadro de horários semanal com um novo horário, o sistema eliminará os horários existentes na data inicial e final de alteração, e então, inserirá os novos horários para esse período, respeitando o quadro semanal informado na tela.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.