Token de acesso
Pré-requisitos:
Neste tópico do sistema iremos falar a respeito do token de acesso ao portal do aluno que este receberá quando realizar sua pré-matrícula, seja através do módulo de Inscrição, Processo Seletivo ou pré-matrícula individual. Este processo foi redesenhado para atender a rotina de primeira pré-matrícula online.
Como funcionará este processo:
Quando for realizada a primeira pré-matrícula de um candidato/inscrito, seja ela via módulo de Inscrição, chamada do Processo Seletivo ou de forma individual (via secretaria), estando com o e-mail de primeira pré-matrícula online devidamente configurado - lembrando que este é pré-requisito para utilização da rotina -, o sistema disparará este e-mail contendo um token de acesso para ao Portal do Aluno.
Exemplo.: Foi realizada uma pré-matrícula de forma manual via secretaria, onde no mesmo momento o sistema enviou o e-mail de primeira pré-matrícula online contendo um token de acesso ao portal do aluno, destacado na imagem abaixo (meramente ilustrativa).
Ao clicar neste link o usuário será redirecionado ao portal do aluno (já estando logado), caindo diretamente no processo de matrícula. O aluno passará por todos passos do processo e irá confirmar sua pré-matrícula. Entretanto, caso o aluno dê inicio ao processo de matrícula, porém não o termina e este encerra a sessão do navegador, ao clicar novamente no link enviado por e-mail, aí o sistema emitirá a seguinte mensagem:
Não foi possível realizar o login, pois você já utilizou este token de acesso.
Um novo token será enviado para o seu e-mail dentro de alguns instantes.
Neste caso o candidato deverá aguardar a confirmação de envio de um novo token e aí acessar normalmente ao portal do aluno. Porém neste caso a mensagem a ser enviada por e-mail será diferente do 1º e-mail recebido pelo aluno, no caso, o e-mail de primeira pré-matrícula. O conteúdo do e-mail será apresentado conforme imagem abaixo.
Entretanto, caso o candidato envie muitas requisições de acesso com o mesmo token, então o sistema emitirá a seguinte mensagem:
Não foi possível realizar o login, pois você já tentou realizar o login
recentemente. Por favor, aguarde 1 minuto e tente novamente.
No caso acima basta o candidato aguardar um momento e tentar novo acesso. Uma vez que sua matrícula for ativada e seu perfil de usuário ser alterado de “Perfil de usuário para 1ª matrícula online” para “Perfil de usuário para aluno com matrícula efetivada”, conforme parâmetro Perfil de usuário para 1ª matrícula online presente nas configurações do subnível de ensino, caso o aluno tente acessar o token enviado por e-mail, então o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Você não possui acesso para realizar o login via token, com o perfil de
usuário “ID_PERFIL_USUARIO_PRE_MATRICULA”. Entre em contato com a secretaria.
E isso ocorre pois agora ele é um aluno ativo do sistema e possui acesso completo como usuário ativo do sistema ao portal do aluno, e o token de acesso recebido por e-mail é somente para alunos com situação de pré-matrícula. Portanto, o aluno neste caso poderá alterar sua senha diretamente através do portal do aluno, caso a opção “Troca de senha” esteja liberado para seu perfil de usuário, ou através do link “Esqueceu sua senha” que encontra-se na tela de login do sistema. E ainda pode-se, claro, entrar em contato com a instituição para que façam o envio de uma nova senha.
Ainda pode ocorrer de um usuário ativo do sistema, estando com uma sessão ativa no mentor, ao clicar no token de acesso enviado por e-mail, então o sistema emitirá a mensagem abaixo. No caso, basta o usuário encerrar sua sessão e aí sim acessar novamente o token enviado por e-mail.
Não foi possível realizar o seu login automático, pois outro usuário estava
conectado neste computador. Por favor, tente novamente.
Caso o candidato receba o e-mail de confirmação de primeira pré-matrícula, porém em seguida é desabilitado o parâmetro “Permite a instituição mandar e-mail” presente na aba “Dados complementares” do “cadastro de pessoa física”, e tente acessar este token, então o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Não foi possível reenviar o token de acesso por e-mail pois seu cadastro
de pessoa não permite envio deste tipo de mensagem. Entre em contato
com a instituição.
Ainda é possível realizar o reenvio de token caso o aluno por algum motivo tenha excluído/perdido o e-mail de primeira pré-matrícula online. Pra isso deve-se utilizar a rotina reenvio de token para matrícula de novos alunos (pré-matrícula).
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