Replicar registro de atividades complementares

Este processo é utilizado para aproveitar as atividades complementares registradas em outros ingressos quando for realizado um novo ingresso de um aluno em um curso.

Exemplo: o Aluno cursou o “Curso A” e nele realizou 150 horas de atividades complementares. Ao realizar uma nova matrícula no “Curso B”, 50% dessas horas registradas no “Curso A” são adicionadas ao ingresso do “Curso B”.



Este processo também pode ser utilizado pela tela de registro de atividade complementar. Nesta tela, existe o botão “Replicar atividades de outros cursos”, que ao ser utilizado, registra as atividades complementares registradas em outros ingressos no ingresso selecionado em tela.

Exemplo: o Aluno cursou o “Curso A” e nele realizou 150 horas de atividades complementares. Ao realizar uma nova matrícula no “Curso B”, não estava disponível para replicar as atividades registradas. Nesse caso, ao realizar a matrícula, não foi aproveitado as atividades registradas em outros ingressos. Mas depois um tempo, ficou disponível, e como a matrícula já aconteceu deve-se replicar as atividades pelo botão da tela de registro de atividades.

1º Passo: Definir que a Regra de Matrícula usa o processo de replica atividade.
Para utilizar o processo de replicar registro de atividade deve-se habilitar o campo “Replicar registro de atividades complementares” na tela de Regra de Matrícula.

  • Quando o regime matrícula é: Seriado ou Por disciplina este campo fica na aba “Matrícula”.
  • Quando o regime matrícula é: Atividade complementar este campo fica na aba “Atividades complementares”.



Ao habilitar o campo, todos os cursos que utilizam a Regra de Matrícula começam a obter o processo de replicar o registro de atividade complementar.

2º Passo: Ajustando ou criando um “Tipo de atividade / aproveitamento” para utilizar o processo.



Existem validações importantes no processo, sendo elas:

  • Quando for realizado um novo ingresso para o aluno em um curso, e este curso tem uma regra de matrícula que utiliza o campo “Replicar registro de atividades complementares”.
  • Ou quando for utilizado o botão “Replicar atividades de outros cursos” da tela registro de atividade complementar.


Validação 1: O sistema verifica se o aluno tem atividades complementares cadastradas em outro ingresso. Se encontrar uma atividade registrada em outro ingresso, o sistema valida se o curso do novo ingresso ou se o curso selecionado na tela de registro de atividade está sendo aproveitado no cadastro do tipo de atividade.

Validação 2: E se o curso estiver sendo aproveitado no cadastro do tipo de atividade, é verificado se no aproveitamento cadastrado tem uma grade vinculada. Se existir, o novo ingresso do aluno ou o ingresso selecionado na tela de registro de atividade DEVEM ter a mesma grade vinculada.

Se as duas validações acima estiverem OK, o sistema verifica se existe e quais são as datas finais das atividades registradas encontradas. Se tiver uma data final informada na atividade registrada, o sistema irá verificar o seguinte:

Importante:

  • Se a data final da atividade registrada + Quantidade de meses retroativos informados no cadastro de tipo de atividade é menor que a data atual?

Se sim, este registro de atividade não poderá ser mais replicado.
E se a resposta for não, ou não existe data final a atividade é replicada com base no campo “% Aprov. Retroativo”, e no campo “% CH” quando o tipo de aproveitamento for Carga horária.

Exemplo:
Atividade de Origem: 150 horas registradas/150 aproveitadas.
No aproveitamento, tem 40% de aprov. retroativo e 10% no CH.
Nesse caso, 40% dos 150 serão registrados e apenas 10% dos 40% vão ser aproveitados.
Atividade no novo ingresso: 60 horas registradas/6 aproveitadas.


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