Remanejamento Por Aluno
O sistema permite realizar o remanejamento de alunos de forma individual. Para isso, é necessário informar que o processo será realizado por aluno, marcando o parâmetro “Por Aluno”. Além disso, deve-se preencher os filtros da tela para que seja possível realizar a operação.
Clique nas abas abaixo para verificar as orientações de preenchimento de cada filtro:
Seleção do aluno
Para realizar o remanejamento de apenas um aluno, é necessário informar os seguintes filtros:
Filtros de preenchimento obrigatório:
Por Aluno: deve-se marcar este parâmetro para realizar o remanejamento individual do aluno.
Período letivo: deve-se informar o período letivo no qual o aluno está matriculado.
Aluno: deve-se informar o aluno que será remanejado. Ao informar o aluno, o sistema carregará as turmas em que o aluno possui matrícula.
Turma: deve-se escolher qual matrícula do aluno será remanejada.
Situação de matrícula atual: deve-se informar qual será a situação da matrícula atual após remanejar o aluno, podendo escolher entre “Remanejado” ou “Cancelado”. Esta configuração é solicitada pois, caso o aluno já esteja remanejado na turma de destino e este deseja voltar para turma de origem, o remanejamento não é o processo correto a ser realizado, mas sim, um cancelamento do remanejamento anterior.
Cancelar a turma atual
Cancelar a turma atual
Nestes campos, deve-se definir como ficará a matrícula de origem do aluno, após o remanejamento.
Data: deve-se informar a data de cancelamento da turma atual. Esta data será informada no campo “Data do egresso/afastamento no período”, na matrícula do aluno.
Motivo: deve-se informar um motivo para o remanejamento. Este motivo será exibido na tela de ocorrências do ingresso do aluno.
Situação de disciplinas não concluídas: deve-se informar qual será a situação de resultado das disciplinas na matrícula de origem.
Observação: é possível informar uma observação para este processo. Esta observação será exibida na tela de ocorrências do ingresso do aluno.
Tela de ocorrências do ingresso do aluno, que pode ser acessada tanto pela matrícula do aluno, aba Ingresso, quanto pela tela de Manutenção do ingresso:
Remanejar para a turma
Remanejar para a turma
Ao informar a turma destino, o sistema apresentará as disciplinas vinculadas a ela, e assim, poderá optar por não incluir determinadas disciplinas na matrícula do aluno apenas clicando no X.
Turma: deve-se informar qual será a nova turma em que o aluno será matriculado.
Adicionar disciplinas: é possível adicionar disciplinas de outras turmas na nova matrícula do aluno, durante o processo de remanejamento. Ao clicar nesta opção, será habilitada uma tela na qual poderá selecionar disciplinas de uma turma ou curso em específico:
Para adicionar a(s) disciplina(s) desejada(s), basta seleciona-la(s) e então, clicar no botão “Retornar selecionados”. Com isso, a(s) disciplina(s) será(ão) adicionadas na matrícula do aluno, e então, deve-se clicar em Remanejar.
Realizando um processo de remanejamento
Abaixo, um gif ilustrativo de como realizar o remanejamento individual.
Após concluir o remanejamento, o sistema inativará a matrícula anterior e criará uma nova matrícula, conforme mostra a imagem abaixo:
Ainda há dúvidas? Se você preferir, retire suas dúvidas com o nosso suporte. Clique aqui e abra um chamado para atendimento.