Registro do TCC
Os cursos da Instituição podem ser configurados no sistema para incluir um trabalho de conclusão de curso, como monografia, TCC, artigo, dissertação, tese ou outro. Ao registrar que um curso exige um trabalho final, também é possível definir se o curso utiliza uma disciplina específica para a aprovação desse trabalho.
Pré-requisito:
- A configuração que permite registro de trabalho final inicia no cadastro do curso, onde deve ser indicado que o curso possui trabalho final, utiliza uma disciplina para trabalho final e qual o tipo deste trabalho final.
- Ao utilizar uma disciplina para o trabalho final, ela deverá pertencer à grade do aluno e ser do tipo TCC. Somente quando o aluno estiver matriculado nessa disciplina, a Instituição poderá registrar o trabalho final dele.
Para realizar o registro de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deve-se preencher os seguintes campos:
Resultado do TCC:
Informações referentes ao resultado do TCC:
Situação de resultado: neste campo obrigatório, é selecionada a situação na qual o TCC se encontra. As situações de resultado podem ser configuradas de acordo com a necessidade. Para saber mais sobre o cadastro de situações de resultado, clique aqui. Entretanto, é importante observar que algumas situações de resultado geram ações automáticas, conforme abaixo:
- Reprovado por média: ao selecionar esta opção, a disciplina vinculada ao registro de TCC passará a ter seu status como “Reprovado por média”.
- Aprovado(a): ao selecionar esta opção, a disciplina vinculada ao registro de TCC passará a ter seu status como “Aprovado”. Vale observar que, para utilizar esta situação, é necessário que o orientador aceite a solicitação de orientação do TCC.
- Reprovado por nota: ao selecionar esta opção, a disciplina vinculada ao registro de TCC passará a ter seu status como “Reprovado por nota”
- Não Entregue: ao selecionar esta opção, os campos “Subárea de conhecimento”, “Ideia inicial da monografia” e “Tema da monografia” não são mais obrigatórios e a disciplina vinculada ao registro de TCC passará a ter seu status como “Reprovada”.
Nota/conceito: ao receber nota/conceito no trabalho final o aluno deverá ter a situação de resultado diferente de cursando. A nota será atribuída à disciplina vinculada ao TCC.
% Freq.: frequência do aluno no TCC, em porcentagem. A frequência informada neste campo será a frequência da disciplina.
Indica a publicação?: ao marcar este campo, o TCC está indicado, pelo orientador, a ser publicado.
Data de homologação: data de homologação do TCC.
Conteúdo e orientação do TCC:
Informações referentes ao conteúdo e orientação do TCC:
Tipo do trabalho: neste campo obrigatório, selecione o tipo de trabalho entre as opções pré-definidas.
- Monografia;
- TCC;
- Artigo;
- Dissertação;
- Tese;
- Linha de pesquisa;
- Outro;
- Iniciação científica;
- Estágio;
- Estágio monografia;
- Qualificação;
- Projeto aplicado.
Sub-área de conhecimento: campo obrigatório onde a sub-área selecionada deve ser a mesma área de especialização do orientador.
Ideia inicial: neste campo obrigatório, deve ser informado o tema ou problema que será abordado no TCC.
Tema: informe, neste campo, o tema principal que será desenvolvido no trabalho.
Orientador vigente: Campo obrigatório. Ao clicar em “Adicionar orientador” (caso já possua um orientador cadastrado, o botão exibido é “Alterar orientador”), você poderá incluir um ou mais orientadores para o TCC. Informe a data inicial obrigatória e, se necessário, a data final da orientação. Para adicionar mais orientadores, clique em “Novo detalhe”. Cada orientador pode aceitar ou recusar a solicitação de orientação.
Data inicial: campo obrigatório, onde deve-se informar a data inicial da participação do orientador.
Data final: campo onde deve-se informar a data final da participação do orientador.
Orientador aceitou?: este campo indica a resposta do orientador, com as opções “Aceito”, “Não aceito” e “Aguardando resposta”. O status é atualizado automaticamente conforme o orientador aceita ou recusa o trabalho.
Data de pagamento ao orientador: data em que foi liberado pagamento do TCC para orientador, caso a instituição o faça.
Data de início: data de início da orientação (data que professor aceitou orientação).
Valor pago: valor pago na orientação.
Projeto aprovado: indica que o orientador aprovou o projeto, sendo este campo de caráter informativo.
Disciplina: neste campo obrigatório deve-se selecionar a disciplina que será vinculada ao TCC (só serão exibidas disciplinas do tipo “TCC”, nas quais o aluno está matriculado).
Além dos campos mencionados acima, ao final da página, há campos com mais espaço para descrever o resumo da monografia e a adicionar observações:
Resumo: breve resumo do conteúdo e objetivos do TCC.
Observação: informações adicionais do TCC.
Entrega/Defesa do TCC
Informações referentes a entrega e defesa do TCC
Data de prazo de entrega: data limite para a entrega do TCC pelo aluno.
Data de entrega: data que aluno entregou o TCC.
Forma de entrega: selecione a forma de entrega do TCC entre as opções “Impresso”, “Eletrônico” ou “Ambos”. Ao escolher uma opção, é necessário preencher também a data de entrega do trabalho final.
Data de defesa: data marcada para a defesa do TCC.
Local de defesa: local onde será realizada a defesa do TCC.
Hora de defesa: horário de início e término da defesa do TCC.
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