Registro de Diplomas e Certificado


A rotina de registro de diplomas e certificados está disponível no módulo Acadêmico, nela é possível realizar 4 processos:

  1. Gerar certificado: Utilizado para gerar certificados para alunos que ainda não tem o certificado gerado para o curso ou para o módulo;
  2. Digitar Informações para emissão em lote: Utilizado para digitação em lote de informações para emissão de certificados;
  3. Emitir certificado: Utilizado para reimpressão de um certificado já gerado;
  4. Gerar 2ª via de certificado: Utilizado para situações em que se deseja gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados, com nova numeração.
  5. Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura: Utilizado para gerar o arquivo XML das informações dos alunos, para que posteriormente, seja enviado para registro.


A rotina de geração de certificação está dividido em alguns passos, onde o passo 1 é a seleção do tipo de certificação (por curso ou por módulo) e qual dos processos citados acima (conforme mostra imagem a seguir) será realizado.



Os demais passos podem variar conforme o processo escolhido e serão detalhados dentro de cada processo nas seções seguintes dentro de cada processo.

Observação: Todos os processos podem ser realizados por Curso ou por Módulo, para realizar o processo por Módulo veja as configurações necessárias em: Configurações para certificação por módulos.


Processo 1: Gerar Certificado

O processo Gerar certificado destina-se as IES que realizam o registro de seus próprios certificados, e este processo exige alguns pré-requisitos para saber mais confira: Pré-requisitos para gera certificação.

O processo Gerar certificado possui outros 4 passos :

  • Definir alunos;
  • Definir as datas;
  • Relatórios;
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 1 - Gerar certificado.

Processo 2 : Digitar informações para emissão do certificado

O processo Digitar informações para para emissão do certificado destina-se as IES que enviam seus certificados para registro em instituições terceiras e e foi desenvolvido para permitir que estas informações possam ser atualizadas em lote afim de facilitar o input das informações no sistema.

Ele também pode ser utilizado pelas IES que registram seus próprios certificados para informar em lote a data de publicação no .D.O.U.

O processo Digitar Informações para emissão em lote possui outros 3 passos :

  • Definir alunos;
  • Digitar informações
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 2 - Digitar Informações para emissão em lote.

Importante: Neste processo o sistema apenas irá atualizar as informações de Registro de Certificado no ingresso e não tem controle sobre livros de certificado como no processo Gerar certificado.
Este processo não atualiza a situação de ingresso do aluno.


Processo 3 : Emitir certificado

O processo Emitir certificado destina-se tanto as IES que enviam seus certificados para registro em instituições terceiras quanto para IES que registram seus próprios certificados, e deve ser utilizado para:

O processo Emitir certificados possui outros 3 passos :

  • Definir alunos;
  • Relatórios;
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 3 - Emitir certificados.

Processo 4 : Gerar 2ª via de certificado

O processo Gerar 2ª via de certificado é utilizado para situações em que se deseja gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados.

Importante: Quando realizado este processo o certificado já existente é cancelado e gerado um novo certificado, com outra numeração.

O processo Gerar 2ª via de certificado possui outros 4 passos :

  • Definir alunos;
  • Definir datas;
  • Relatórios;
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 4 - Gerar 2ª via de certificado.



Processo 5 : Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura



Relatórios padrões que se referem aos processos de emissão e registro de certificado

Segue abaixo a lista de relatórios disponíveis para utilização no processo de emissão e registro de certificado:


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