Registro de Diplomas e Certificado
A rotina de registro de diplomas e certificados está disponível no módulo Acadêmico, nela é possível realizar 4 processos:
- Gerar certificado: Utilizado para gerar certificados para alunos que ainda não tem o certificado gerado para o curso ou para o módulo;
- Digitar Informações para emissão em lote: Utilizado para digitação em lote de informações para emissão de certificados;
- Emitir certificado: Utilizado para reimpressão de um certificado já gerado;
- Gerar 2ª via de certificado: Utilizado para situações em que se deseja gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados, com nova numeração.
- Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura: Utilizado para gerar o arquivo XML das informações dos alunos, para que posteriormente, seja enviado para registro.
A rotina de geração de certificação está dividido em alguns passos, onde o passo 1 é a seleção do tipo de certificação (por curso ou por módulo) e qual dos processos citados acima (conforme mostra imagem a seguir) será realizado.
Os demais passos podem variar conforme o processo escolhido e serão detalhados dentro de cada processo nas seções seguintes dentro de cada processo.
Observação: Todos os processos podem ser realizados por Curso ou por Módulo, para realizar o processo por Módulo veja as configurações necessárias em: Configurações para certificação por módulos.
Processo 1: Gerar Certificado
O processo Gerar certificado destina-se as IES que realizam o registro de seus próprios certificados, e este processo exige alguns pré-requisitos para saber mais confira: Pré-requisitos para gera certificação.
O processo Gerar certificado possui outros 4 passos :
- Definir alunos;
- Definir as datas;
- Relatórios;
- Finalização do processo.
Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 1 - Gerar certificado.
Processo 2 : Digitar informações para emissão do certificado
O processo Digitar informações para para emissão do certificado destina-se as IES que enviam seus certificados para registro em instituições terceiras e e foi desenvolvido para permitir que estas informações possam ser atualizadas em lote afim de facilitar o input das informações no sistema.
Ele também pode ser utilizado pelas IES que registram seus próprios certificados para informar em lote a data de publicação no .D.O.U.
O processo Digitar Informações para emissão em lote possui outros 3 passos :
- Definir alunos;
- Digitar informações
- Finalização do processo.
Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 2 - Digitar Informações para emissão em lote.
Importante: Neste processo o sistema apenas irá atualizar as informações de Registro de Certificado no ingresso e não tem controle sobre livros de certificado como no processo Gerar certificado.
Este processo não atualiza a situação de ingresso do aluno.
Processo 3 : Emitir certificado
O processo Emitir certificado destina-se tanto as IES que enviam seus certificados para registro em instituições terceiras quanto para IES que registram seus próprios certificados, e deve ser utilizado para:
- impressão após a digitação dos dados no processo Gerar certificação - Processo 2 - Digitar Informações para emissão em lote, ou;
- reimpressão de um certificado já gerado quando não há necessidade de ser gerado um novo certificado, com outra numeração quando gerado pelo processo Gerar certificação - Processo 1 - Gerar certificado;
O processo Emitir certificados possui outros 3 passos :
- Definir alunos;
- Relatórios;
- Finalização do processo.
Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 3 - Emitir certificados.
Processo 4 : Gerar 2ª via de certificado
O processo Gerar 2ª via de certificado é utilizado para situações em que se deseja gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados.
Importante: Quando realizado este processo o certificado já existente é cancelado e gerado um novo certificado, com outra numeração.
O processo Gerar 2ª via de certificado possui outros 4 passos :
- Definir alunos;
- Definir datas;
- Relatórios;
- Finalização do processo.
Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 4 - Gerar 2ª via de certificado.
Processo 5 : Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura
Relatórios padrões que se referem aos processos de emissão e registro de certificado
Segue abaixo a lista de relatórios disponíveis para utilização no processo de emissão e registro de certificado:
- E192 – Livro de registro de diplomas;
- E935 - Diploma - Graduação (Frente);
- E936 - Diploma de Graduação (verso);
- E592 – Histórico escolar - Graduação;
- PAD99 – Termo de expedição de certificado;
- PAD100 – Termo de registro de certificado;
- PAD101 – Extrato de diplomas;
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