Reclassificação
A reclassificação de aluno pode ser realizada para avançar ou retroceder fases.
Para acessar esta rotina, deve-se acessar o menu de Operações > Reclassificação:
Para saber mais a respeito da rotina, desde os pré-requisitos até utilização da mesma, clique nas abas abaixo.
Configurações necessárias
Antes de utilizar a rotina, é necessário configurar os seguintes itens na aba Reclassificação das configurações de Regra de matrícula:
- Permite matricular aluno em outro turno: este parâmetro é utilizado para definir a turma de matrícula do aluno. Com este parâmetro marcado, se não encontrar turma com vagas no turno da última matrícula do aluno, será procurado turmas de outros turnos.
- Situação de resultado quando avança de fase: deve-se informar qual será a situação de resultado das disciplinas quando o aluno avançar de fase.
- Situação de resultado quando retrocede de fase: deve-se informar qual será a situação de resultado das disciplinas quando o aluno retroceder de fase.
- Relatórios: é possível definir um relatório para ser gerado após realizar a reclassificação de um aluno.
Reclassificação - Avanço de fase
Na tela de reclassificação, deve-se informar os seguintes filtros:
- Período letivo da última matrícula do aluno;
- Aluno a ser reclassificado;
- Curso em que o mesmo está matriculado;
- Fase de destino para qual o aluno será reclassificado.
No exemplo utilizado abaixo, a aluna possui matrícula na fase 1, e a reclassificação será feita para a fase 2.
Ao preencher os filtros, deve-se clicar em Reclassificar:
Ao consultar os períodos de matrícula da aluna, é possível visualizar que a matrícula anterior ficou com situação “Reclassificado”:
Além disso, a situação de resultado das disciplinas ficará conforme configurado nas regras de matrícula. No caso deste exemplo, ficará como Aprovado.
Reclassificação - Retrocesso de fase
Na tela de reclassificação, deve-se informar os seguintes filtros:
- Período letivo da última matrícula do aluno;
- Aluno a ser reclassificado;
- Curso em que o mesmo está matriculado;
- Fase de destino para qual o aluno será reclassificado.
No exemplo utilizado abaixo, a aluna possui matrícula na fase 2, e a reclassificação será feita para a fase 1.
Ao preencher os filtros, deve-se clicar em Reclassificar:
Ao consultar os períodos de matrícula da aluna, é possível visualizar que a matrícula anterior ficou com situação “Reclassificado”:
Além disso, a situação de resultado das disciplinas ficará conforme configurado nas regras de matrícula. No caso deste exemplo, ficará como Reprovado por nota:
Regras de escolha da turma
O processo de reclassificação selecionará a turma do curso e fase selecionada, que não esteja cancelada, e seguirá a seguinte ordem:
- Encontrar uma turma de mesmo turno e com vagas.
- Se não encontrado, verifica se na regra de matrícula o item “Atingiu o número máximo de vagas” da aba “Matrícula” está diferente de “Bloqueia”. Se sim, tentará encontrar uma turma apenas do turno do aluno, não mais verificando as vagas.
- Se não encontrado, e o parâmetro “Permite matricular aluno em outro turno” na regra de matrícula estiver marcado, o sistema tentará localizar uma turma com vaga de outro turno.
- Se não encontrar, verifica se o parâmetro “Atingiu o número máximo de vagas” da aba “Matrícula” está diferente de “Bloqueia”. Retornará uma das turmas de outro turno.
- Se não encontrar a turma, ou existirem somente turmas canceladas, o processo será cancelado, e apresentará uma mensagem informando que não encontrou a turma para matrícula.
Quando a reclassificação é feita com mais de uma fase de diferença (como por exemplo, da 6º para 8º ou 6º para 4º), o aluno será matriculado na fase de destino seguindo a regra acima para definição da turma principal. Nestes casos, o aluno será matriculado também nas fases intermediárias, conforme exemplo abaixo:
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_academico:matricula_nas_fases_intermediarias.png)
Neste caso, a definição da turma (sempre do curso e fase em questão) será da seguinte forma:
- Tentará localizar uma turma do turno do aluno com vaga.
- Se não encontrar, e existir turmas no turno do aluno, aleatoriamente irá recuperar uma destas turmas.
- Se ainda não encontrar, tentará localizar uma turma de qualquer turno, sempre priorizando turmas com vagas.
No final do processo de reclassificação será apresentada a mensagem de “Reclassificação realizada com sucesso”. Nesta tela é apresentada a turma em que o aluno foi matriculado e os relatórios cadastrados na Regra de matrícula, aba “Reclassificação”.
No financeiro, apenas no contrato da matrícula de origem será alterado a turma, e passará a referenciar a nova matrícula do aluno. Não serão alteradas parcelas ou títulos deste contrato.
Relatórios
Os relatórios de histórico serão exibidos da seguinte forma:
- Quando o aluno avançar de fase, será informada a sigla +RC (código da situação de resultado configurada na regra de matrícula). No exemplo abaixo, o aluno foi reclassificado da 6º para 7º fase:
- Quando o aluno retroceder de fase e o histórico estiver configurado para apresentar “Disciplinas cursadas”, será informada a sigla -RC (código da situação de resultado configurada na regra de matrícula). No exemplo abaixo, o aluno foi reclassificado da 6º para 4º fase (na 4º fase o mesmo já estava aprovado):
- Quando o aluno retroceder de fase e o histórico estiver configurado para apresentar “Disciplinas cursadas aprovadas”, será informada a sigla A (código da situação de resultado configurada na regra de matrícula). No exemplo abaixo, o aluno foi reclassificado da 6º para 4° fase (na 4º fase o mesmo já estava aprovado):
Desfazer reclassificação
Para desfazer a reclassificação, deve-se acessar a última matrícula ativa do aluno (matrícula gerada pela reclassificação), e na aba “Ingresso”, ao final da página, terá o botão “Desfazer reclassificação”.
O processo de reclassificação irá cancelar as matrículas geradas na reclassificação. No exemplo abaixo, o aluno foi reclassificado da 6ª para 8ª fase:
Matrícula do aluno antes de desfazer a reclassificação:
Matrícula do aluno após desfazer a reclassificação:
No financeiro, apenas o contrato que na reclassificação foi alterado para a nova turma, será alterado para a turma original.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.