Cadastros Iniciais II

Uma das premissas da metodologia é que o aluno realize um Estudo de Caso, onde o mesmo poderá ser Aprovado ou entrar em Plano de Melhoria, e ainda em Plano de recuperação se a instituição optar.
Para que isso ocorra no sistema será necessário alguns cadastros descritos abaixo. Porém antes de começar os cadastros na sua Instituição precisa identificar qual tipo de Plano de Melhoria irá trabalhar, existem dois tipos:

  1. Apenas registra o parecer neste caso o plano será registrado no sistema mas não será enviado ao aluno por e-mail/aviso ou seja, o professor deverá explicar pessoalmente ao aluno.
  2. Registra e envia o parecer: neste tipo de configuração, o parecer será registrado no sistema e será enviado via e-mail ao aluno, onde ele precisará dar um aceite no parecer.

Feito a identificação de qual forma de aplicação a instituição irá utilizar, deve verificar abaixo os passos, esta divido por título.

Obs.: todos os nomes são ilustrativos, se a instituição desejar pode utilizar outro nome, para os conceitos, avaliações e afins, o importante é usar os parâmetros indicados. Quando for parâmetro, estará dentro de {chaves}.

Passo 1: Tabela de conceitos

Criar uma tabela de conceitos, que possua os conceitos “Insuficiente”, “Precisa Melhorar” e “Suficiente”. Dentre os conceitos criados, deve selecionar qual deles irá deixar o aluno em “Plano de Melhoria/Recuperação” selecionando o checkbox {Precisa melhorar}, no exemplo acima, entende-se que seria o “Precisa Melhorar”, veja abaixo o exemplo ilustrativo:

Considerando esta tabela de conceitos acima, quando o aluno receber o conceito “Precisa Melhorar” e o diário for fechado será registrado o parecer.

Passo 2: Critério de Avaliação por Disciplina

Aba Dados
Deve ser criado um critério de avaliação, onde tipo de digitação será {Digita conceito e parecer avaliativo}, também deve atentar-se ao parâmetro desejado em {Situação de resultado para disciplinas agregadas}, na metodologia recomenda-se utilizar {Mantém situação da agregada, e em caso de uma reprovação, reprova na agregadora} ou {Ao reprovar em uma, reprova em todas da agregadora}, para ver mais detalhes deles consulta o manual do critério de avaliação por disciplina. Os demais parâmetros podem ser preenchidos como a instituição preferir.
Aba Avaliações
Recomenda-se que seja criado uma avaliação que faça o cálculo da média antes da avaliação de exame “Plano de Melhoria”. Sendo assim pode ser feito no padrão abaixo: Então temos as seguintes avaliações:

  • O “Estudo de Caso” em que o aluno irá realizar as atividades.
  • A segunda avaliação é “Média EC”, que esta selecionada como {Média}, onde a média foi configurada na regra de cálculo para receber como nota, a nota do “Estudo de Caso” em si, veja abaixo as configurações dentro dos detalhes:

 Observe que a nota mínima para aprovação é a faixa inicial do “Suficiente”, e a nota mínima para estar em recuperação é a faixa inicial do “Precisa Melhorar”, caso contrário o aluno não conseguiria entrar em “Plano de Melhoria/Exame”.

Obs.: Os nomes de resultados podem ser editados conforme a preferência da IES.

  • Após isso existe o “Plano de Melhoria”, que esta setado como {Exame}, dentro do detalhes há um parâmetro intitulado {Plano e melhoria/recuperação} este é o parâmetro que dispara o e-mail ao aluno, porém como neste item do manual estamos trabalhando com a opção de NÃO DISPARAR e-mail e link de aceite, NÃO deve selecionar o parâmetro. Considerando isso, dentro do item Detalhes nada é selecionado.

  • E por fim temos a avaliação “Média PM”, selecionada como {Média}, onde novamente a regra de cálculo é que a média, recebe a nota do “Plano de Melhoria” em si. Veja as configurações dentro do detalhe:

 Observe que neste detalhe temos apenas a nota mínima de aprovação, ou seja, se o aluno não receber o conceito “Suficiente”, não irá aprovar na disciplina.

A titulo de curiosidade:

  1. Se a instituição ainda trabalha com um plano de recuperação após o plano de melhoria, deve então ter mais duas avaliações além das criadas acima. Onde a “Média PM” deverá também ter uma nota mínima de recuperação, idem a “Média EC”. Em seguida, deve criar uma avaliação “Plano de Recuperação”, com os mesmos parâmetro do “Plano de Melhoria”, e por fim uma avaliação “Média Final”, que deverá ter apenas a nota mínima de aprovação.

Passo 1: Tabela de conceitos

Criar uma tabela de conceitos, que possua os conceitos “Insuficiente”, “Precisa Melhorar” e “Suficiente”. Dentre os conceitos criados, deve selecionar qual deles irá deixar o aluno em “Plano de Melhoria/Recuperação” selecionando o checkbox {Precisa melhorar}, no exemplo acima, entende-se que seria o “Precisa Melhorar”, veja abaixo o exemplo ilustrativo:

Considerando esta tabela de conceitos acima, quando o aluno receber o conceito “Precisa Melhorar” e o diário for fechado será registrado o parecer.

Passo 2: Critério de Avaliação por Disciplina

Aba Dados
Deve ser criado um critério de avaliação, onde tipo de digitação será {Digita conceito e parecer avaliativo}, também deve atentar-se ao parâmetro desejado em {Situação de resultado para disciplinas agregadas}, na metodologia recomenda-se utilizar {Mantém situação da agregada, e em caso de uma reprovação, reprova na agregadora} ou {Ao reprovar em uma, reprova em todas da agregadora}, para ver mais detalhes deles consulta o manual do critério de avaliação por disciplina. Os demais parâmetros podem ser preenchidos como a instituição preferir.
Aba Avaliações
Recomenda-se que seja criado uma avaliação que faça o cálculo da média antes da avaliação de exame “Plano de Melhoria”. Sendo assim pode ser feito no padrão abaixo: Então temos as seguintes avaliações:

  • O “Estudo de Caso” em que o aluno irá realizar as atividades.
  • A segunda avaliação é “Média EC”, que esta selecionada como {Média}, onde a média foi configurada com a regra de cálculo que receberá como nota, a nota do “Estudo de Caso” em si, veja abaixo as configurações dentro dos detalhes:

 Observe que a nota mínima para aprovação é a faixa inicial do “Suficiente”, e a nota mínima para estar em recuperação é a faixa inicial do “Precisa Melhorar”, caso contrário o aluno não conseguiria entrar em “Plano de Melhoria/Exame”.

Obs.: Os nomes de resultados podem ser editados conforme a preferência da IES.

  • Após isso existe o “Plano de Melhoria”, que esta setado como {Exame}, dentro do detalhe há um parâmetro intitulado {Plano e melhoria/recuperação} este é o parâmetro que dispara o e-mail ao aluno, portanto como você quer disparar e-mail e também um aviso e bloqueio deve selecionar o mesmo. Veja abaixo:

 Observe que há um assunto e conteúdo de e-mail disponível para ser cadastrado, pode optar em usar o padrão os usar os campos coringas e editar. Deve cadastrar o padrão de e-mail que deseja enviar.

  • E por fim temos a avaliação “Média PM”, selecionada como {Média}, onde novamente a regra de cálculo é que a média receberá a nota do “Plano de Melhoria” em si. Veja as configurações dentro do detalhe:

 Observe que neste detalhe temos apenas a nota mínima de aprovação, ou seja, se o aluno não receber o conceito “Suficiente”, não irá aprovar na disciplina.

A titulo de curiosidade:

  1. Se a instituição ainda trabalha com um plano de recuperação após o plano de melhoria, deve então ter mais duas avaliações além das criadas acima. Onde a “Média PM” deverá também ter uma nota mínima de recuperação, idem a “Média EC”. Em seguida, deve criar uma avaliação “Plano de Recuperação”, com os mesmos parâmetro do “Plano de Melhoria”, e por fim uma avaliação “Média Final”, que deverá ter apenas a nota mínima de aprovação.

Passo 3: Configurando o Aviso e Bloqueio no Portal

Se a instituição desejar pode incluir um aviso e/ou bloqueio no portal do aluno, assim além do e-mail, terá este aviso no portal. Este aviso já vai também com o link de aceite do parecer.
É necessário fazer um insert no seu banco de dados com o script desejado, solicite auxilio ao TI da sua instituição para a realização deste passo.
Clique aqui para verificar o script de criação.

Após feito o insert deve ir até a tela de Avisos e Bloqueios no comum, onde poderá alterar se quer que “Apenas Avisa”, ou então “Avisa e bloqueia”, também deverá informar os id's dos módulos, deve informar do portal antigo e novo. Abaixo, segue como é apresentada a mensagem no portal:  O texto pode ser alterado diretamente no cadastro do aviso e bloqueio, podendo manipular a ordem dos campos curingas.
Somente o item “clique aqui” consta o link do parecer não pode ser alterado pela tela, e sim pela TB_MESSAGE, para isso, pode utilizar a chave de mensagem {urlPlanoMelhoria.link} para alterar. Neste caso no cadastro do aviso e bloqueio deve usar o campo coringa do parecer avaliativo para deixar na posição correta do texto, e no banco alterar a chave de mensagem, para ficar com o texto desejado.

Neste processo de cadastrar que envia e-mail(Passo 2), e no cadastro do aviso e bloqueio(Passo 4), será apresentado um link que redireciona ao servelet de aceite do parecer avaliativo. Ao abrir o link poderá ser apresentado algumas mensagens aos alunos sendo elas:

  • Mensagem ao abrir/aceitar = Você confirmou que está ciente do {0} da disciplina {1} da turma {2}.
  • Mensagem ao abrir um já aceito = Você já confirmou que está ciente do {0} da disciplina {1} da turma {2}.
  • Mensagem ao abrir um link inválido por algum motivo(caso raro, feito apenas para fins de exceção) = Sem data de parecer avaliativo.

Essas 3 mensagens podem ser editadas como a instituição preferir, porém é importante lembrar que os valores “{0}, {1}, {2}” são os campos coringas da mensagem onde significam:

  1. {0} = A avaliação subsequente a que recebeu o conceito com {Precisa Melhorar}. Exemplo: No “Estudo de Caso” o aluno receber o “Precisa Melhorar” e com isso entrou no “Plano de Melhoria”, é esta avaliação que irá aparecer ali.
  2. {1} = Nome da disciplina em que esta registrado o parecer.
  3. {2} = turma da disciplina que foi registrado o parecer.

Caso queira editar essas 3 mensagens pode utilizar as chaves de mensagens abaixo:

  • melhoriaRecuperacao.aceiteGravado = Mensagem ao abrir/aceitar
  • melhoriaRecuperacao.jaFoiDadoAceite = Mensagem ao abrir um já aceito
  • melhoriaRecuperacao.semDataDeParecerAvaliativo = Mensagem ao abrir um link inválido por algum motivo

IMPORTANTE: é essencial utilizar os campos coringas passados acima, pois são eles que darão contexto a mensagem.


Além dessas 3 mensagens também as mensagens de configuração do layout da páginas que são a LOGO, TITULO UM e TITULO DOIS.
Atualmente este como Logo da Edusoft, Mentor , WEB respectivamente.
Para editar pode usar as chaves de mensagem abaixo:

  • app.config.sistema.logo.tela.planomelhoria = logo
  • plano.login.tituloum = título da página “Mentor”
  • plano.login.titulodois =título da página “Web”

Veja abaixo o exemplo de como esta a mensagem hoje e também a que se refere cada chave de mensagem do layout:

Para alterar as mensagens, deve ser feito update no banco, segue um exemplo:

UPDATE tb_message SET me_message_client = 'AQUI É A MENSAGEM QUE VOCÊ QUER' WHERE me_key = 'AQUI É A CHAVE DE MENSAGEM QUE VOCÊ QUER ALTERAR'

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