Processo de expedição de certificados

Para as IES que apenas expedem os certificados, e enviam para uma IES terceira é necessário alguns pré-requisitos no sistema antes da expedição dos certificados.

Para disponibilizar relatórios para impressão nos processos de certificação, acesse a opção de menu Configurações → Subnível de ensino disponível no módulo acadêmico, e na aba Acadêmico, informe o grupo de relatórios que será disponibilizado no campo Grupo de relatório de certificados conforme imagem a seguir.



Observação: Todos os processos podem ser realizados por Curso ou por Módulo, para realizar o processo por Módulo veja as configurações necessárias em: Configurações para certificação por módulos.


Antes de emitir e enviar os certificados para registro em IES terceiras, as IES expedidoras devem utilizar na rotina Registro de diplomas e certificados o processo Digitar informações, para realizar a digitação das informações necessárias.

Para facilitar o processo de digitação este processo permite a digitação das informações em lote, podendo ainda aplicar algumas informações que são repetidas para vários certificados também em lote.

O processo Digitar Informações para emissão em lote possui outros 3 passos :

  • Definir alunos;
  • Digitar informações
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 2 - Digitar Informações para emissão em lote.

Importante: Neste processo o sistema apenas irá atualizar as informações de Registro de Certificado no ingresso e não tem controle sobre livros de certificado como no processo Gerar certificado.
Este processo não atualiza a situação de ingresso do aluno.


Após o processo de digitação dos dados do certificado registrado, as IES devem utilizar na rotina Registro de diplomas e certificados o processo Emitir certificado, para realizar a impressão dos mesmos para envio a IES registradora junto com os documentos do processo.

O processo Emitir certificados possui outros 3 passos :

  • Definir alunos;
  • Relatórios;
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 3 - Emitir certificados.

Quando a IES certificadora devolver os certificados devidamente registrados com todas as informações preenchidas no verso do certificado, deve-se utilizar novamente a rotina Registro de diplomas e certificados , o processo Gerar certificação - Processo 2 - Digitar Informações para emissão em lote , para fazer o input das informações recebidas pela IES registradora.

Para facilitar o processo de digitação este processo permite a digitação das informações em lote, podendo ainda aplicar algumas informações que são repetidas para vários certificados também em lote.

O processo Digitar Informações para emissão em lote possui outros 3 passos :

  • Definir alunos;
  • Digitar informações
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 2 - Digitar Informações para emissão em lote.

Importante: Neste processo o sistema apenas irá atualizar as informações de Registro de Certificado no ingresso e não tem controle sobre livros de certificado como no processo Gerar certificado.
Este processo não atualiza a situação de ingresso do aluno.


Caso seja necessário realizar a reimpressão do certificado registrado, as IES também podem utilizar na rotina Registro de diplomas e certificados o processo Emitir certificado.

Este processo deve ser utilizado para reimpressão de um certificado já gerado quando não há necessidade de gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados.

O processo Emitir certificados possui outros 3 passos :

  • Definir alunos;
  • Relatórios;
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 3 - Emitir certificados.

Para as situações em que se deseja gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados, com nova numeração, é necessário utilizar dentro da rotina Registro de diplomas e certificados o processo Gerar 2ª via de certificado.

O processo Gerar 2ª via de certificado é utilizado para situações em que há necessidade de gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados.

Importante: Quando realizado este processo o certificado já existente é cancelado e gerado um novo certificado, com outra numeração.


O processo Gerar 2ª via de certificado possui outros 4 passos :

  • Definir alunos;
  • Definir datas;
  • Relatórios;
  • Finalização do processo.

Para conferir em detalhes a utilização deste processo e particularidades de cada passo confira: Gerar certificação - Processo 4 - Gerar 2ª via de certificado.

Segue abaixo a lista de relatórios disponíveis para utilização no processo de emissão e registro de certificado:


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