Critério de avaliação por Turma

No cadastro de critério de avaliação por turma é realizada a configuração dos critérios de exames e frequência para as turmas, não envolvendo as disciplinas individualmente.

Para configurar um critério de avaliação por turma, deve-se acessar o menu de Cadastros > Critérios de avaliação > Por turma:


Clique nas abas abaixo para saber como configurar cada aba do critério:

Aba Dados - Configurações para digitação das avaliações

Para criar um critério de avaliação por turma, deve-se clicar no botão F7-Novo, localizado no canto superior à direita.

Na aba Dados, deve-se realizar as seguintes parametrizações:


Utilizar resultado fase: se marcado, permitirá realizar o cálculo de resultado por fase. Ao marcá-lo, habilitará a aba “Exames/Dependências”.
Utilizar frequência global: se marcado, permitirá realizar o cálculo de frequência global. Ao marcá-lo, habilitará os campos abaixo:

  • Frequência global: deve-se informar o percentual mínimo de frequência global (em todas as disciplinas) que o aluno deverá alcançar para obter aprovação.
  • Resultado para reprovação por frequência: deve-se definir a situação de resultado para reprovação por frequência.
  • Base para frequência: deve-se definir a base para cálculo de frequência. As opções disponíveis são:
    • Aulas dadas: o cálculo da frequência dos alunos será baseado na quantidade de aulas dadas. O sistema considera como aulas dadas, a digitação do conteúdo ministrado.
    • Carga horária: o cálculo da frequência dos alunos será baseado na quantidade de carga horária concluída. Ao selecionar esta opção, habilitará o campo abaixo:
      • Carga horária baseada em: ao selecionar a base Carga horária para cálculo de frequência, deverá ainda definir se a mesma será baseada em “carga horária teórica”, “carga horária prática” ou “ambas”.
    • Presenças: o cálculo da frequência dos alunos será baseado em presenças.
  • Arredonda frequência: pode-se definir se o sistema deverá arredondar frequência ou não.
  • Relatório do Boletim: pode-se definir um relatório padrão para a emissão do boletim.

Utilizar máximo de reprovação geral: quando marcado, solicitará o máximo de disciplinas que o aluno pode reprovar, independente de nota ou frequência. Os campos abaixo serão habilitados quando este parâmetro for marcado:

  • Máximo de disciplinas que o aluno pode reprovar: pode-se definir um número máximo de disciplinas que o aluno pode reprovar.
  • Situação de resultado das disciplinas aprovadas quando aluno ultrapassar máximo de disciplinas que pode reprovar: deve-se informar qual será a situação de resultado das disciplinas aprovadas, quando o aluno ultrapassar o máximo de disciplinas que o mesmo pode reprovar.

Exames/Dependências

Na aba Exames/Dependências, deve-se realizar as seguintes parametrizações:


Novo: para adicionar configurações, deve-se clicar no botão Novo, conforme destacado na imagem acima.
Exc.: para excluir uma linha, basta marcar o parâmetro “Exc.” e clicar no botão Gravar.
Id.: o id de cada configuração será gerado automaticamente pelo sistema, assim que gravá-la.
Situação de resultado: deve-se selecionar a situação de resultado a qual deseja estabelecer máximo de disciplinas.
Máximo de disciplinas: deve-se definir um número máximo de disciplinas que o aluno pode ficar na situação de resultado informado na coluna anterior, para que não reprove o aluno nas demais disciplinas que estiver com situação de exame.
Situação de resultado para reprovação por máximo de disciplinas: deve-se informar a situação de resultado quando ultrapassar o máximo definido.


Após realizar as parametrizações, deve-se clicar no botão Gravar.


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