Critério de avaliação por Disciplina
O cadastro de critério de avaliação por disciplina é utilizado para para avaliar uma turma ou uma disciplina em específico.
O cadastro é composto por duas abas: a primeira é referente aos Dados, onde define-se parâmetros como: tipos de digitação, arredondamento de média, se haverá digitação de frequência, frequência mínima, entre outros. A segunda aba é referente as Avaliações, onde define-se as avaliações do critério que serão aplicadas durante um período, como por exemplo: N1, N2, N3 e Média.
Para configurar um critério de avaliação por disciplina, deve-se acessar o menu de Cadastros > Critérios de avaliação > Por disciplina:
Clique nas abas abaixo para saber como configurar cada aba do critério:
Aba Dados - Configurações para digitação das avaliações
Para criar um critério de avaliação por disciplina, deve-se clicar no botão F7-Novo, localizado no canto superior à direita.
Na aba Dados, deve-se realizar as seguintes parametrizações:
Tipo de digitação: deve-se definir como a instituição digitará as notas dos alunos. Para cada tipo de digitação, existe uma configuração diferente, por exemplo: para os tipos de digitação que digitam conceitos, é habilitado o campo “Tabela de conceitos”. Este campo também é habilitado quando o tipo de digitação informa objetivos atingidos. Quando o tipo de digitação apenas permite digitar notas, não habilitará o campo “Tabela de conceitos”. Quando digita somente faltas, os campos relacionados a notas são ocultados. Abaixo, segue uma breve descrição de cada tipo de digitação:
- Digita e imprime notas de zero a dez: tanto no diário do professor, quanto na nota final do aluno, será apresentado notas entre 0 e 10;
- Digita notas de zero a dez e imprime conceitos: no diário eletrônico, o professor informará notas de 0 a 10, porém o aluno visualizará o conceito no final. Neste caso, abrirá o campo “ tabela de conceitos”;
- Digita e imprime conceitos: tanto no diário, quanto na finalização, os conceitos serão apresentados. Neste caso, abrirá o campo “tabela de conceitos”;
- Digita e imprime notas de zero a cem: tanto no diário do professor, quanto na nota final do aluno, será apresentado notas entre 0 e 100;
- Digita avaliação descritiva: o professor aplicará avaliações descritivas. Nesse caso, o campo 'Nota para exibição no histórico' será exibido. A nota inserida nesse campo será apresentada nas notas do diário eletrônico e no histórico escolar. No entanto, a nota só será exibida no histórico escolar quando o aluno for aprovado na disciplina. Se o aluno reprovar, a nota não será exibida no histórico;
- Digita conceito por objetivo: o professor deverá lançar os conceitos de acordo com os objetivos. Neste caso, abrirá o campo “tabela de conceitos”. Além disso, o campo 'Nota para exibição no histórico' será exibido. A nota inserida nesse campo será apresentada nas notas do diário eletrônico e no histórico escolar. No entanto, a nota só será exibida no histórico escolar quando o aluno for aprovado na disciplina. Se o aluno reprovar, a nota não será exibida no histórico;
- Digita conceito e informa objetivos atingidos: o professor informará o conceito e informará quais objetivos foram atingidos. Nesse caso, o campo 'Nota para exibição no histórico' será exibido. A nota inserida nesse campo será apresentada nas notas do diário eletrônico e no histórico escolar. No entanto, a nota só será exibida no histórico escolar quando o aluno for aprovado na disciplina. Se o aluno reprovar, a nota não será exibida no histórico;
- Digita conceito e parecer avaliativo: opção utilizada na metodologia ativa. O professor deverá lançar o conceito e lançar também um parecer avaliativo. Nesse caso, o campo 'Nota para exibição no histórico' será exibido. A nota inserida nesse campo será apresentada nas notas do diário eletrônico e no histórico escolar. No entanto, a nota só será exibida no histórico escolar quando o aluno for aprovado na disciplina. Se o aluno reprovar, a nota não será exibida no histórico. Além disso, abrirá o campo “tabela de conceitos”. Quando esta opção for selecionada, habilitará o campo “Precisa Melhorar” na aba avaliações, no Exame. Acesse a documentação Digitação de notas - Conceito e parecer avaliativo para verificar como é apresentado no diário.
- Digita somente faltas: o professor apenas lançará as faltas do aluno, sem notas. Nesse caso, o campo 'Nota para exibição no histórico' será exibido. A nota inserida nesse campo será apresentada nas notas do diário eletrônico e no histórico escolar. No entanto, a nota só será exibida no histórico escolar quando o aluno é aprovado na disciplina. Se o aluno reprovar, a nota não será exibida no histórico;
- Digita notas de zero a dez e informa objetivos atingidos: o professor lançará notas de 0 a 10 e informará quais objetivos foram atingidos;
- Digita notas de zero a cem e informa objetivos atingidos: o professor lançará notas de 0 a 100 e informará quais objetivos foram atingidos;
- Digita notas de zero a dez e conceito por objetivo: o professor deverá lançar notas de 0 a 10 e ainda formar os conceitos para cada objetivo. Neste caso, abrirá o campo “tabela de conceitos”.
Utiliza diário eletrônico: quando marcado, o critério permite a utilização do diário eletrônico na turma que possui vínculo com este critério. Quando desmarcado, as turmas/disciplinas que possuem este critério de avaliação não utilizarão diário eletrônico. Neste caso, ao criar uma turma/disciplina, já será realizado o encerramento do diário eletrônico automaticamente. É comum utilizar esta configuração quando o cálculo da média é realizado pelo próprio sistema EAD. Esta configuração não poderá ser alterada após possuir turmas/disciplinas vinculadas a este critério de avaliação. Acesse a documentação Parâmetro Utiliza diário eletrônico para saber mais.
Vínculo da tabela de objetivos: Quando o critério de avaliação utiliza digitação de conceitos por objetivo, será habilitado esse campo, para configurar de onde o sistema deverá buscar a tabela de objetivos.
- Opção: Critério de avaliação: Quando configurado essa opção, o sistema buscará a tabela de objetivos configurado na aba avaliação, opção detalhes da avaliação. Campo tabela de objetivos.
- Quando configurado da disciplina: Então buscara do cadastro da turma, aba disciplina, opção +info, campo tabela de objetivo.
Digitação de frequência: deve-se definir como a instituição digitará a frequência dos alunos, se será por Total de faltas no período ou se será diária. Caso seja selecionada a opção “Diária”, serão disponibilizados dois parâmetros:
- Registra automaticamente faltas para datas retroativas à data da matrícula do aluno: ao marcar este parâmetro, serão registradas faltas para os alunos nas datas retroativas à data de matrícula. Veja o exemplo abaixo:
Desta forma, se o parâmetro “Registra automaticamente faltas para datas retroativas à data da matrícula do aluno” estiver marcado, serão registradas faltas para este aluno, desde o dia de início da turma até a data de sua matrícula, totalizando 44 dias de falta. Lembrando que desta forma, ao encerrar o diário, o sistema poderá reprovar o aluno por frequência.
Se o parâmetro estiver desmarcado, somente serão registradas faltas a partir da data de sua matrícula.
- Bloqueia digitação de frequência em datas retroativas à data da matrícula do aluno: ao marcar este parâmetro, não permitirá a digitação de frequência em datas retroativas à matrícula dos alunos.
Provas e trabalhos: deve-se definir se a instituição registrará notas de provas e trabalhos no sistema. As opções disponíveis são: “Não digita”, “Instituição define” e “Professor define”. Para cada opção, serão habilitados novos parâmetros:
- Instituição define: ao selecionar esta opção, serão disponibilizados os parâmetros abaixo:
- Bloqueia a alteração de peso das avaliações parciais pelo professor;
- Permite professor incluir novas provas e trabalhos e alterar fórmula de cálculo. Se este campo for selecionado, disponibilizará o parâmetro abaixo:
- Professor define: ao selecionar esta opção, serão disponibilizados os parâmetros abaixo:
- Bloqueia a alteração de peso das avaliações parciais pelo professor;
- Não digita: ao selecionar esta opção, não habilitará os parâmetros citados acima e nem o campo ordenação de avaliações quando possuírem o mesmo dia e horário, conforme explicado abaixo.
Obrigar parecer avaliativo: disponível para o tipo de digitação “Digita conceito e parecer avaliativo” e por padrão virá marcado, para obrigar o parecer avaliativo. O sistema verificará dentro do cadastro de conceito quais são as faixas de notas que estarão marcadas para obrigar o parecer avaliativo. Entretanto, se o parâmetro estiver desmarcado e no conceito conter faixas de notas obrigando o parecer avaliativo, o sistema não fará nada, ou seja, a regra somente será valida se este parâmetro estiver marcado e nas faixas de notas do conceito também.
Ordenação de avaliações quando possuírem o mesmo dia e horário: pode-se definir qual será a ordenação apresentada no diário (cadastro de provas e trabalhos, lançamento das notas parciais, fórmula de cálculo) e também no portal do aluno, consulta de notas e faltas. As opções disponíveis de ordenação são: “Sigla da avaliação”, “Descrição da avaliação” e “ID da avaliação”.
Arredondamento de média: deve-se definir como deverá ser aplicado o arredondamento de médias(provas e trabalhos) da instituição. As opções disponíveis são:
- Aritmético: a nota é arredondada aritmético.
- Não arredonda: a nota não sofre arredondamento.
- Aritmético de meio em meio ponto: a nota é arredondada sempre de meio em meio ponto seguindo algumas regras para as casas decimais.
- Meio em meio ponto especial: a nota é arredondada sempre de meio em meio ponto seguindo algumas regras para as casas decimais.
Acesse a documentação Tipos de arredondamento de média para saber mais.
Casas decimais: deve-se definir quantas casas decimais serão usadas para definir as notas.
Tipo de fórmula (provas e trabalhos): deve-se definir qual a fórmula que será utilizada para calcular as avaliações e trabalhos. As opções disponíveis são: “Fórmula livre”, “Fórmula com pesos”, “Fórmula por soma” e “Definida pelo professor”.
- “Fórmula com pesos”, “Fórmula por soma” e “Definida pelo professor”: Habilita a opção Apresenta o peso/nota máxima da avaliação. Ao selecionar esta opção, no portal do aluno será exibido uma coluna, conforme cadastro da fórmula, exibindo o campo “Peso” da nota ou “Nota máxima”.
Mínimo de avaliações (provas e trabalhos): pode-se informar qual será o mínimo de avaliações para fechar um período.
Utiliza apenas avaliações parciais agendadas para o cálculo da média: pode-se definir se somente as avaliações agendadas influenciarão no cálculo da media. Porém, este parâmetro somente é habilitado quando informada o tipo de fórmula com pesos.
Calcula média separada dos grupos: este parâmetro é habilitado quando Provas e trabalhos são definidas pela instituição ou pelo professor, e o campo Tipo de fórmula (provas e trabalhos) for diferente de “Fórmula livre”. Com isto, o sistema assume dois comportamentos diferenciados ao marcar e desmarcar esta opção, sendo eles:
- Quando o parâmetro estiver marcado, calculará uma média para cada grupo e depois a média final sobre a média dos grupos.
- Quando o parâmetro estiver desmarcado, calculará apenas a média final sobre (notas parciais * peso) / soma dos pesos.
Legenda de notas: pode-se definir qual será a legenda de notas a ser utilizada.
Permite digitar nota para aluno ouvinte: pode-se definir se será lançado nota ou conceito para alunos que sejam do tipo ouvinte.
Permite alterar resultado final manualmente: pode-se definir se será possível alterar o resultado final manualmente ou não.
Exibe média da turma na consulta de notas do aluno: pode-se definir se será exibido a média da turma no portal do aluno e no portal do responsável.
Aba Dados - Configurações para cálculos
Ainda na aba referente aos dados do critério de avaliação, deve-se realizar as Configurações para cálculos.
Nas configurações para cálculos, deve-se realizar as seguintes parametrizações:
Calcula média: ao marcar este parâmetro, permitirá que este critério seja utilizado para cálculo de média.
Calcula frequência: pode-se definir se este critério calculará frequência.
Reprova primeiro por: deve-se definir qual será a ordem das reprovações, se reprovará os alunos primeiramente por frequência ou por média. Esta opção somente será habilitada quando os parâmetros “Calcula Média” e “Calcula Frequência” estiverem marcados.
Frequência mínima: deve-se informar o percentual de frequência mínima para aprovação.
Resultado para reprovação por frequência: deve-se definir qual será a situação de resultado para alunos que reprovarem por frequência.
Arredonda frequência: pode-se definir se o sistema deverá arredondar frequência ou não.
Base para frequência: deve-se definir a base para cálculo de frequência. As opções disponíveis são:
- Aulas dadas: o cálculo da frequência dos alunos será baseado na quantidade de aulas dadas. O sistema considera como aulas dadas, a digitação do conteúdo ministrado.
- Carga horária: o cálculo da frequência dos alunos será baseado na quantidade de carga horária concluída. Ao selecionar esta opção, habilitará o campo abaixo:
- Carga horária baseada em: ao selecionar a base Carga horária para cálculo de frequência, deverá ainda definir se a mesma será baseada em “carga horária teórica”, “carga horária prática” ou “ambas”.
- Maior valor: A base de maior valor é calculada somando o maior valor entre carga horária e aulas dadas de cada disciplina.
- Presenças: o cálculo da frequência dos alunos será baseado em presenças. Ao selecionar esta opção, habilitará o campo abaixo:
- Permite percentual de frequência superior à 100%: ao marcar este parâmetro, permitirá registrar frequência superior à 100%. Se desmarcar, limitará à 100%.
Situação de resultado para disciplinas agregadas: em casos de disciplinas agregadas e agregadoras, deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas agregadas. As opções disponíveis são:
- Herda o resultado da disciplina agregadora: ao selecionar esta opção, a disciplina agregada ficará com a mesma situação de resultado da agregadora. Neste caso, se a mesma ficar aprovada, a agregada também ficará como aprovada, e vice-versa;
- Mantém situação da agregada, e em caso de uma reprovação, reprova na agregadora: neste caso, cada agregada fica com a situação que obteve através das notas/conceitos, porém, caso alguma disciplina agregada reprove, reprovará na agregadora.
Na situação final terá “Disciplina 1 (Agregadora)” = Reprovado, na disciplina “Disciplina B (Agregada)”, também. Porém, na disciplina “Disciplina A (Agregada)” estará aprovado, pois mantém a situação original.
- Ao reprovar na quantidade informada, reprova em todas da agregadora: neste caso, um campo 'quantidade' é exibido. Se o aluno reprova na quantidade mínima das disciplinas agregadas informada no campo, a situação de todas as disciplinas agregadas é definida como “reprovado”. Além disso, esse resultado também se aplica à disciplina agregadora.
Frequência calculada com base em hora relógio: quando marcado, o sistema passa a considerar a frequência/aulas dadas calculadas com base em hora relógio, ou seja, minutos. Ao realizar o cálculo da frequência, é feita a conversão da carga horária da disciplina para minutos e então é feita uma regra de três com a carga horária para definir a frequência. O campo será exibido na tela quando o campo “Base para frequência” contiver os valores “Carga horária” ou “Presenças”.
Para o cálculo de presenças, o sistema seguirá o seguinte procedimento:
Quando subnível configurado para cronograma por semana:
% percFreq = ( (Soma minutos dos cronogramas - Soma dos minutos das faltas sem abono ) * 100) / (Carga Horária Disciplina * 60)
Soma minutos dos cronogramas: valor obtido pela multiplicação da soma das aulas no cronograma até a data presente (atual) X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Soma dos minutos das faltas sem abono: valor obtido pela multiplicação da quantidade de faltas do aluno X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Carga Horária Disciplina : refere-se à carga horária da disciplina, que pode ser encontrada no cadastro da turma, na aba “Disciplinas”.
Quando subnível configurado para conteúdo ministrado:
% percFreq = ( (Soma minutos dos conteúdos ministrados - Soma dos minutos das faltas sem abono ) * 100) / (Carga Horária Disciplina * 60)
Soma minutos dos conteúdos ministrados: valor obtido pela multiplicação da soma dos conteúdos ministrados até a data presente (atual) X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Soma dos minutos das faltas sem abono: valor obtido pela multiplicação da quantidade de faltas do aluno X duração da aula da disciplina (valor disponível no cronograma por semana).
Carga Horária Disciplina : refere-se à carga horária da disciplina, que pode ser encontrada no cadastro da turma, na aba “Disciplinas”.
Encerra diário de exame automaticamente: ao marcar este campo, o diário de exame será encerrado automaticamente quando não encontrado aluno em exame. Ou seja, ao encerrar um diário que é do tipo nota, e que em sequência o próximo diário é do tipo exame, o sistema verificará se existem alunos em exame, e caso não encontre, encerrará o próximo diário em sequência que é do tipo exame, automaticamente.
Calcula frequência somente na disciplina agregadora: pode-se definir se o cálculo de frequência será realizado apenas na disciplina agregadora.
Aba Avaliações
Na aba Avaliações, deve-se realizar as parametrizações referente às notas, médias e exames do critério:
Ordem: deve-se informar a ordem da nota. O sistema respeitará a ordem informada para disponibilizar as avaliações.
Código: a informação de código é pertinente a abreviação da nota. Estes códigos serão utilizados nas regras de cálculo de média.
Descrição: deve-se informar a descrição de cada avaliação/nota.
Média: deve-se marcar este parâmetro caso a nota informada for uma média.
Exame: somente deve-se marcar este parâmetro caso a nota informada for um exame.
Código agrupador: pode-se definir um código agrupador, que é utilizado na ordenação das notas em relatórios.
Detalhes: neste campo devem ser informados mais detalhes a respeito de cada nota. Para cada tipo de avaliação, existe uma configuração diferente. Abaixo, segue o detalhamento das parametrizações de cada tipo de avaliação:
- Avaliação do tipo “Nota” (sem marcar parâmetros Média e Exame): esta avaliação é utilizada para avaliar as notas dos alunos durante um período (bimestral, trimestral, semestral ou nota única). Ao abrir a opção Detalhes, pode-se definir apenas os seguintes parâmetros: “Interdisciplinar”, “Digita Faltas”, “Possui entrega de diário” e “Bloqueia apresentação da avaliação na tela de notas e faltas no portal do aluno/responsável”. Quando o campo “Bloqueia apresentação da avaliação na tela de notas e faltas no portal do aluno/responsável” estiver marcado, a avaliação não será exibida no portal do aluno/responsável.:
- Avaliação do tipo “Exame” (apenas com parâmetro Exame marcado): esta avaliação é utilizada para avaliar as notas dos alunos em uma recuperação (exame), seja ao final do período letivo, ou até mesmo, ao final de cada bimestre/trimestre. Ao abrir a opção Detalhes, pode-se definir que, em casos de notas menores que 7,00, por exemplo, os alunos devem ter a oportunidade de realizar uma recuperação da nota. Além disso, deve-se informar qual avaliação base o sistema deverá utilizar para identificar estas notas. No exemplo abaixo, se na Média Anual alguns alunos obtiveram média menor que 7,00, estes terão a oportunidade de recuperar a nota.
- Avaliação do tipo “Exame” (apenas para Metodologia ativa): Também poderá definir se esta avaliação segue o padrão “Plano de Melhora/Recuperação”. Se sim, habilitará os campos para configurar o envio de e-mail. Esta rotina de plano de melhoria/recuperações em geral é utilizada pela metodologia ativa. Ao selecionar esta opção, será encaminhado um e-mail ao aluno assim que o parecer for fechado e o aluno realizar este exame que esta configurado:
- Avaliação do tipo “Média” (apenas com parâmetro Média marcado): esta avaliação é utilizada para calcular a média das notas dos alunos, e com isso, realizar uma ação no sistema. A média pode ser realizada ao final dos bimestres/trimestres, e também, somando as médias bimestrais/trimestrais com a nota do exame. Ao abrir a opção Detalhes, pode-se definir como serão tratadas as aprovações e reprovações. No exemplo abaixo, trata-se de uma média anual, no caso, a média de 4 bimestres:
Deve-se informar os campos abaixo:
Regra: deve-se definir qual a regra de cálculo a ser utilizada para calcular esta média.
Arredondamento de notas: deve-se definir como será o arredondamento da média. Acesse a documentação Tipos de arredondamento de média para saber mais.
Média altera situação do resultado: pode-se marcar este parâmetro caso esta nota influenciar na alteração da situação de resultado do aluno. Ao marcar este parâmetro, serão habilitados os campos abaixo:
Calcula frequência: pode-se definir se calculará a frequência. Quando marcado, habilitará o parâmetro “Reprova por frequência”, onde é possível informar que os alunos sejam reprovados caso não atinjam a frequência mínima definida no critério de avaliação.
Nas informações pertinentes a Aprovação, Recuperação e Reprovação por média, deve-se definir os seguintes campos:
- Aprovação
- Nota mínima: Nota mínima que o aluno deverá obter para ficar com o resultado aprovado. Exemplo: O aluno precisa obter uma média igual ou maior que 7,0 para ser aprovado.
- e avaliação: pode-se definir qual será a avaliação base para que o sistema compare a nota mínima para aprovação X nota obtida pelo aluno na média.
- com nota mínima: pode-se ainda definir que além da nota mínima para aprovação, o aluno precisa obter uma nota mínima em uma avaliação específica.
- Resultado: deve-se definir qual será a situação de resultado do aluno quando o mesmo for aprovado.
- Recuperação
- Nota mínima: pode-se informar uma nota mínima que o aluno deve obter para ficar com o resultado recuperação. Caso o aluno obtenha uma nota menor que a nota mínima informada, o mesmo será reprovado automaticamente, sem passar pela recuperação.
- Resultado: pode-se definir qual será a situação de resultado do aluno quando o mesmo encontrar-se em recuperação.
- Reprovação por média
- Resultado por média: deve-se definir o resultado a ser utilizado quando o aluno for reprovado por média.
- Bloqueia apresentação da avaliação na tela de notas e faltas no portal do aluno/responsável: quando estiver marcado, a avaliação não será exibida no portal do aluno/responsável.
Após realizar as parametrizações, deve-se clicar no botão Gravar.
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