Plano de Ensino (por turma e disciplina)
Funcionalidade disponível para registrar os tópicos do plano de ensino que são digitados para cada turma, disciplina e período letivo. Esse processo geralmente é realizado pelo próprio professor da disciplina, mas a funcionalidade também está disponível no módulo Acadêmico e no portal do coordenador.
Ao acessar essa funcionalidade é exibida uma tela para consulta das disciplinas conforme imagem abaixo:
Após selecionar a disciplina escolhida, será aberta uma nova tela para o registro dos tópicos do plano de ensino que foram configurados para digitação por turma e disciplina. Haverá uma caixa de texto para digitação em cada tópico do plano de ensino, sendo que alguns tópicos poderão ter um botão “Novo” para adicionar subtópicos, quando configurado que o campo possui itens. Para cada tópico será possível anexar arquivos e, também, alterar a ordem dos subtópicos quando já estiverem cadastrados.
Conforme exemplificado na imagem acima, o sistema permite clonar e copiar planos de ensinos. Caso tenha dúvidas de como proceder com as rotinas, clique no link das opções.
* Clonar plano de ensino para
* Copiar plano de ensino
Caso tenha configurado no Plano de Ensino que Agrupa por unidade, ao acessar a disciplina o sistema apresentará uma nova aba, “Unidades”, onde será possível criar várias unidades para cada tópico apresentado, para criar uma nova unidade, é necessário que pelo menos um dos campos da última unidade deve estar preenchido.
A secretaria acadêmica poderá indicar no plano de ensino que o mesmo é institucionalizado, quando esse plano não puder sofrer alterações pelo professor. Nesse caso, apenas a secretaria terá acesso para alteração.
Quando for utilizada integração entre o sistema acadêmico e o sistema de biblioteca, é possível consultar o acervo para buscar as referências bibliográficas que serão utilizadas no plano de ensino.
Quando for utilizado no plano de ensino o tópico “Recursos”, é necessário cadastrar previamente quais tipos de equipamentos/recursos estarão disponíveis para utilização nas aulas. Dessa forma, quando o professor registrar o plano de ensino ele poderá buscar os recursos através de um botão disponível nesse tópico e selecionar um recurso para cada subtópico conforme interface abaixo:
A partir da interface de digitação do plano de ensino, é possível navegar para o plano de aula através de um link na parte superior da tela. Vale destacar que o plano de aula, quando utilizado, possui digitação e prazo separados do plano de ensino.
Observações Técnicas:
- Os tópicos são exibidos na ordem que pode ser ajustada conforme configuração feita pela Instituição de Ensino. Quando necessário, o usuário da secretaria habilitado poderá efetuar esse ajuste em Configurações/Plano de Ensino.
- Os professores devem estar atentos aos prazos de digitação tanto do Plano de Ensino quanto do Plano de Aula, conforme informado pela secretaria. Ultrapassados esses prazos, o usuário habilitado poderá configurar uma nova data inicial e final para liberar um novo período de digitação, de acordo com as orientações da Coordenação do Curso.