Períodos do Diário

Os períodos do diário são um conjunto de datas definidas que são importantes para que seja feita a digitação de avaliações, provas e trabalhos, conteúdo ministrado, frequência, plano de ensino, plano de aula e observações de aula.

Ao acessar a tela deve-se escolher o critério de avaliação no qual será feita a definição das datas. Ao selecionar, o sistema apresenta as avaliações do critério escolhido e os campos para definir as datas do período de avaliação, período de digitação e data de divulgação da nota.

Períodos do diário

  • Aba Avaliação:
    • Período de avaliação: é o período em que ocorre a avaliação. Uma prova/trabalho somente pode ser agendada para determinada avaliação em uma data da disciplina que ocorra durante o período de avaliação definido para esta avaliação. O mesmo ocorre com a frequência, conteúdo ministrado e etc. Vale ressaltar, os períodos de avaliação não podem conflitar datas com períodos de avaliação de outras avaliações do critério selecionado.
    • Prazo de digitação: é o período que o professor possui para digitar as notas das provas de determinada avaliação. Caso a data esteja fora do período de digitação, os professores não conseguem digitar as notas, sendo possível a digitação somente pelo coordenador ou pelo setor da secretaria. O mesmo vale para frequência, avaliações gerais, conteúdo ministrado e etc.
  • Aba Plano de Ensino: é permitido informar o prazo de digitação do plano de aula de duas formas: data fixa: de início e término ou quantidade de dias a partir do início/término das aulas (nesta opção é possível selecionar se considera somente dias úteis).

Aba - plano de ensino

  • Aba Plano de aula: é permitido informar o prazo de digitação do plano de aula de duas formas: data fixa: de início e término ou quantidade de dias a partir do início/término das aulas (nesta opção é possível selecionar se considera somente dias úteis).

Aba - Plano de aula

A título de curiosidade:

Quando alterado o período do diário, a rotina irá recalcular os minutos de falta no histórico. Segue um breve exemplo abaixo:

Período de avaliação:

  • Primeiro bimestre: 01/01/2020 até 01/02/2020
  • Segundo bimestre: 02/02/2020 até 01/03/2020

Ao registrar falta para um aluno no dia 03/02/2020, a falta está sendo considerada no segundo bimestre. Ao alterar as datas de avaliação para ficar da forma abaixo;

  • Primeiro bimestre: 01/01/2020 até 05/02/2020
  • Segundo bimestre: 06/02/2020 até 01/03/2020

A frequência será recalculada, e a falta passa a ser considerada no primeiro bimestre.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)