Migração de grade
A rotina de migração de grade é utilizada nos casos em que há necessidade de alterá-la, mantendo os alunos no mesmo curso.
Antes de utilizar esta rotina, deve-se realizar algumas configurações nas Regras de matrícula, aba Transferência:
Para utilizar esta rotina, primeiramente, o aluno precisa estar ativo na grade atual, para posteriormente migrar sua matrícula para uma turma de outra grade do mesmo curso. Lembrando que nesse caso, o sistema inativará o ingresso ativo e criará um ingresso, validando as disciplinas já concluídas.
Se as disciplinas forem as mesmas na nova grade, ou seja, se o código for o mesmo, as disciplinas já serão validadas. Pode-se executar a rotina “atualiza histórico do aluno” após a migração. Caso não seja o mesmo código ou não possua equivalência, deve-se inserir a validação manualmente.
Importante:
É possível controlar quais professores serão migrados, quando alguma disciplina da grade possui equivalência. Para fazer isso, basta acessar a interface PAD35 e, no cadastro do papel do professor, você encontrará uma caixa de seleção denominada “Considerar no histórico”. Quando essa caixa estiver marcada, o professor que possuir esse papel será incluído na migração. Quando não estiver marcada, o professor não será incluído na migração:
O papel do professor deve ser definido para o professor da turma/disciplina de origem (caso o “tipo” esteja vazio, o professor também será considerado na migração da grade):
Após a migração da grade curricular, ao acessar o histórico externo do aluno, os professores da disciplina equivalente serão os que têm o parâmetro “Considerar no histórico” marcado em seu papel da disciplina de equivalência.
Para realizar uma migração de grade, deve-se acessar o menu de Operações > Transferências > Migração de grade:
Nesta rotina, é alterada apenas a grade em que o aluno está vinculado, mantendo o vínculo com o mesmo curso. Veja o exemplo abaixo:
A aluna abaixo está matriculada no curso “Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, e está vinculada à grade “SIS32519 - Superior de Tecnologia[…] - Consep 325/2019”:
Porém, esta grade não será mais utilizada, e a instituição criou uma grade curricular para vincular a este curso.
Na tela de Migração de grade, ao informar o nome e o curso do aluno, e também, a unidade e o período letivo, o sistema sugerirá as turmas vinculadas ao curso em questão, independente da grade:
Ao selecionar uma turma, serão apresentadas as informações de curso e grade de destino, além de apresentar as novas disciplinas a serem incluídas na nova matrícula:
Ao clicar em Gravar, será criado um ingresso e uma matrícula na nova turma/grade. No caso, a nova grade será a “SIS22816 - Superior de Tecnologia[…] - 228/2016”:
Desta forma, o aluno permanecerá no mesmo curso, porém, em turma/grade curricular diferente.
- Ao realizar a migração de grade, será gerado um novo contrato financeiro para o aluno, com base no contrato antigo, e nele serão realizados os devidos ajustes nas parcelas e demais informações financeiras.
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