Ajustes de matrícula - Inclusão
A partir do processo de inclusão, é possível adicionar disciplinas às matrículas dos alunos. Esta situação pode ocorrer quando um aluno deseja cursar uma disciplina que não esteja na grade de sua turma atual, por exemplo.
A disciplina a ser incluída em sua matrícula não precisa, necessariamente, estar na grade que o aluno está cursando, basta que ela esteja vinculada em alguma turma do mesmo período letivo que o aluno estiver cursando.
O processo de inclusão pode ser realizado de várias formas, podendo ser: para apenas um aluno, para uma turma inteira, um curso inteiro, uma fase em específico, ou até mesmo, para os alunos vinculados a uma grade em específico.
Além disso, o processo obedecerá também aos filtros de sexo e situação de matrícula. Por exemplo: poderão ser incluídas disciplinas apenas para alunos do sexo feminino, cuja situação de matrícula seja “ativa”.
Para saber mais a respeito da rotina, clique nas abas abaixo.
Utilização da rotina
Campos para preenchimento:
Período letivo: deve-se informar o período letivo de origem dos alunos.
Grade: ao informar uma grade, a inclusão será aplicada para todos os alunos de todas as turmas e de todos os cursos vinculados a esta grade.
Curso: ao informar um curso, a inclusão será aplicada para todos os alunos de todas as turmas vinculadas a este curso.
Fase: pode-se definir uma fase em específico a qual deseja aplicar a inclusão de disciplinas.
Turma: ao informar uma turma, a inclusão será aplicada para todos os alunos vinculados a esta turma.
Aluno: ao informar um aluno, a inclusão de disciplinas será aplicada apenas em sua matrícula.
- Se o aluno possuir mais de uma matrícula ativa, e a instituição deseja incluir a disciplina em apenas uma matrícula, deve-se filtrar por curso e turma.
- Ao deixar um dos filtros em branco, o sistema entenderá que a inclusão deverá ser aplicada para um todo. Por exemplo: se o campo “Aluno” estiver em branco, a inclusão será aplicada para todos os alunos da turma informada.
Sexo: pode-se definir para qual sexo deseja aplicar a inclusão de disciplinas.
Somente para situação de matrícula ativa: pode-se definir que a inclusão da disciplina somente será aplicada para alunos com situação de matrícula ativa. Ou seja, se marcado, as disciplinas não serão incluídas em matrículas com situação diferentes de ativa.
Botão Lista de disciplinas
Lista de disciplinas: ao clicar no ícone de lupa em “Lista de disciplinas”, o sistema apresentará uma tela, na qual poderá adicionar disciplinas de outras turmas ou cursos:
Adicionar disciplinas
Para adicionar as disciplinas à matrícula do(s) aluno(s), deve-se selecioná-las e clicar no botão “Retornar selecionados”. Feito isso, as disciplinas selecionadas serão carregadas em tela:
No processo de inclusão de disciplinas, o sistema exigirá a informação sobre a situação de resultado de cada uma das disciplinas que estão sendo incluídas, bem como, a data de entrada da disciplina na matrícula do aluno. Além disso, no link +info, deverá informar o tipo de disciplina, e se esta terá custos:
Após realizar as definições necessárias, deve-se clicar em Realizar processos.
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