Grades Curriculares

A grade curricular é a organização de todas as disciplinas que serão cursadas durante um determinado curso (o que vale para faculdade, pós-graduação, entre outros subníveis de ensino). Portanto, ela funciona como um documento de consulta para os alunos e futuros alunos saberem quais são os assuntos abordados naquela formação.

Quando uma instituição de ensino vai regulamentar o seu curso no MEC (Ministério da Educação), é essencial que ela possua essa estrutura bem definida. Caso contrário, o órgão não tem como analisar se o curso cumpre os requisitos e se pode ser oferecido ou não.

Se for autorizado, é preciso que toda a grade curricular prevista seja cumprida até o final do curso, tanto pela Instituição, quanto pelo aluno que pretende obter a certificação.

Para cadastrar uma grade curricular, deve-se acessar o menu de Cadastros > opção de menu Grades curriculares:


O cadastro de uma grade curricular é composto de diversas informações, e estas devem ser configuradas em suas respectivas abas. Clique nas documentações abaixo para saber mais sobre as configurações disponíveis em cada uma destas abas.

Aba Dados

No cadastro de grades curriculares, deve-se realizar as configurações da aba Dados. Abaixo, seguem as orientações de configurações:

Aba dados
Campos para preenchimento:

  • Código: ao iniciar um cadastro, o sistema sugerirá um código sequencial, mas, poderá ser alterado conforme necessidade da instituição.
  • Descrição: deve-se informar uma descrição para a grade curricular, podendo utilizar, por exemplo, o nome do curso e o ano de início da grade.
  • Formato da carga horária dos componentes curriculares: neste campo é necessário selecionar o formato da carga horária dos componentes curriculares, sendo as opções: hora-relógio e hora-aula. Ao selecionar hora-aula, será necessário inserir a duração da aula em minutos. Quando selecionado como hora-relógio o sistema irá fazer os cálculos de integralização do aluno como 60 minutos.
  • Ativo: para que a grade seja ofertada nos cursos, é necessário que a mesma esteja com este parâmetro marcado. Caso a grade não seja mais utilizada, pode-se inativá-la.
  • Validade inicial: pode-se informar uma data inicial para utilização da grade.
  • Validade final: pode-se informar uma data final para utilização da grade.
  • Verificar a fase da disciplina cursada para considerá-la curricular:quando marcado, permitirá verificar a fase da disciplina cursada para considerá-la curricular. Esta opção é recomendada para grades com a mesma disciplina em fases diferentes.
  • Define se a grade curricular trabalha com módulos de disciplinas:ao marcar este parâmetro, será habilitada a aba Módulos de disciplina, e nela, deve-se cadastrar as informações a respeito de módulos que devem ser vinculados à grade.
  • Utiliza carga horária/créditos parciais no aproveitamento de atividade complementar:quando marcado, considerará a carga horária/créditos de atividades complementares, mesmo que a disciplina de atividade complementar ainda não esteja concluída. Esta informação será considerada no envio para o Censo, e também, nas rotinas de Matrícula, Remanejamento, entre outras.
  • Utiliza carga horária/créditos parciais no aproveitamento de atividades de extensão:quando marcado, considerará a carga horária/créditos de atividades de extensão, mesmo que a disciplina de atividade de extensão ainda não esteja concluída.
  • Curso:deve-se informar um curso no qual esta grade ficará vinculada.
  • Próxima grade:pode-se informar uma grade curricular que deverá ser cursada após a conclusão desta.
  • Tipo de prazo para conclusão do curso:deve-se informar qual será o tipo de prazo que o sistema considerará para a conclusão do curso.
  • Grade sucessora: pode-se informar uma grade curricular que sucederá a atual, caso a esta não esteja mais válida.
  • Períodos para conclusão do curso (Max): pode-se informar o maior número de períodos que o aluno poderá cursar sem jubilar.
  • Períodos de prorrogação (Max): deve-se informar o maior número de períodos que o aluno poderá prorrogar a conclusão do curso sem jubilar.
  • Períodos por solicitação (Max): deve-se informar o máximo de períodos que o aluno poderá solicitar via requerimento de solicitação de prorrogação da conclusão do curso.
  • Obs.: neste campo, pode-se inserir informações adicionais.

Aba Componente Curricular

No cadastro de grades curriculares, deve-se realizar as configurações da aba Componente Curricular. Abaixo, seguem as orientações de configurações:

Grade Curricular
Campos disponíveis:

  • Fase: deve-se definir as fases a serem cursadas durante o curso.
  • AD>: Este parâmetro é exibido na grade quando a regra de matrícula do curso desta grade for baseada em antecipação de disciplinas. Ao clicar sobre o link, o usuário será redirecionado para a tela de Antecipação de disciplinas, e nesta tela, poderá realizar todos os controles de antecipação.
  • Componente curricular: deve-se definir as disciplinas que serão cursadas pelos alunos durante todo o curso.
  • H-A: quando o formato da grade curricular é por “hora-aula” o sistema apresentará a coluna de H-A, onde é apresentado o valor da hora-aula conforme o cadastro da disciplina. Componentes curriculares que são cadastrados como: TCC, estágio, atividades de extensão, atividades complementares, artigo ou monografia não serão convertidos para “hora-relógio” quando o tipo do formato de carga horária for “hora-aula”. Campo apenas para consulta. Ao fim da página será exibido o total de horas-aula.
  • H-R: quando o formato da grade curricular é por “hora-aula”, o sistema fará a conversão da hora-relógio com o seguinte cálculo: carga horária do componente curricular da disciplina multiplicada pela duração da aula em minutos dividido por 60. Caso o formato da grade curricular já seja por hora-relógio, irá apresentar o valor da carga horária da disciplina em si. Campo apenas para consulta. Ao fim da página será exibido o total de horas-relógio.
  • Tipo: deve-se definir o tipo de cada componente curricular. Exemplo: se a disciplina é Obrigatória, Optativa, Eletiva, de Atividade Complementar, entre outros.
  • Ordem: deve-se definir a ordem que a disciplina deve aparecer nos relatórios (históricos).
  • Outros: ao clicar sobre o campo “Outros” é apresentado os campos “Abono de faltas”, “Integrar com EAD” e “Observação”.
    • Abono de faltas: quando marcado, permitirá realizar abono de faltas para essa disciplina.
    • Integrar com EAD: quando marcado, permitirá que essa disciplina seja integrada com o sistema EAD.
    • Observação: campo onde poderá inserir observações:

Requisitos: este parâmetro só é habilitado após Gravar o cadastro da grade curricular. Ao clicar em Incluir, o usuário será direcionado para a tela de Requisitos da disciplina, e nela, poderá definir se a disciplina terá algum pré-requisito para poder ser cursada pelos alunos:

Requisitos

Equivalentes: este parâmetro só é habilitado após Gravar o cadastro da grade curricular. Ao clicar em Incluir, o usuário será direcionado para a tela de Disciplina grade equivalente, e nela, poderá definir se a disciplina em questão será equivalente com disciplina(s) de outra(s) grade(s):

Equivalente

Módulo: quando habilitado, deve-se vincular os módulos cadastrados na aba Módulos de disciplinas às disciplinas vinculadas à grade. Este campo será habilitado quando o parâmetro “Possui módulos” na aba dados for marcado.

Aba Carga horária curricular

No cadastro de grades curriculares, é possível realizar as configurações da aba Carga Horária Curricular. Abaixo, seguem as orientações de configurações:

Aba Carga Horária Curricular

Campos disponíveis:

  • Tipo: deve-se informar qual tipo de componente curricular terá configurações de controle.
  • Controle com base em: deve-se definir qual será a base para controle das disciplinas, se será por número de disciplinas ou por carga horária.
  • Mínimo exigido: este campo deverá ser preenchido com o mínimo exigido conforme o tipo de controle da disciplina. Para o mínimo em carga horária, deve-se informar o valor em horas-relógio.
  • Máximo exigido: este campo deverá ser preenchido com o máximo exigido conforme o tipo de controle da disciplina. Para o máximo em carga horária, deve-se informar o valor em horas-relógio.
  • Total por componente: campo apenas para consulta, irá trazer a somatória em horas-relógio do componente curricular. É exibido também o total de horas-relógio de todos os componentes.
  • Agrupador de controle: este campo é utilizado para criar regras de “controle” de mais de um “tipo de disciplina” para a grade. Onde o agrupador de controle for igual, apenas uma das opções é obrigatórias.
  • Controle por subárea: é possível realizar um controle por subáreas, informando para cada uma delas se este controle será por carga horária ou por número de disciplinas:

  • Carga horária (atividades complementares): campo onde poderá ser inserido a carga horária das atividades complementares da grade curricular. Será inserido no formato horas-relógio.
  • Carga horária extensão: campo onde poderá ser inserido a carga horária da extensão da grade curricular. Será inserido no formato horas-relógio.
  • Carga horária mínima exigida prevista: campo apenas para consulta, onde trará a somatória dos totais por componente (mínimo exigido), carga horária das atividades complementares e carga horária da extensão.
  • Carga horária exigida: campo onde poderá ser preenchido em horas-relógio a carga horária a ser exigida efetivamente do aluno, para integralização do curso.
  • Créditos (atividades complementares): pode-se definir uma quantidade mínima de créditos de atividades complementares que o aluno precisa cumprir.
  • Créditos extensão: pode-se definir uma quantidade mínima de créditos de extensão que o aluno precisa cumprir.
  • Nº de créditos: pode-se definir a quantidade de créditos desta grade.
  • Carga horária presencial: pode-se definir uma carga horária presencial mínima que o aluno precisa cumprir.
  • Carga horária EAD: pode-se definir uma carga horária EAD mínima que o aluno precisa cumprir.



Informações adicionais


O aluno não ficará com ingresso concluído caso possua pendências acadêmicas e financeiras. Para as turmas que utilizam grade curricular, são consideras pendências acadêmicas:

  • Pendência de atividade complementar;
  • Pendência de TCC;
  • Pendência de estágio;
  • Pendência de Enade;
  • Pendência de carga horária mínima realizada;
  • Pendência de disciplinas obrigatórias;
  • Pendência de créditos realizadas;
  • Pendência de documentos obrigatórios para conclusão do ingresso.

As pendências de disciplinas, TCC, estágio, atividade complementar e carga horária mínima realizada, podem ser definidas no cadastro da grade curricular, aba controle de disciplina. As demais, podem ser configuradas conforme documentações: Documentos e Enade.

Aba Módulos de disciplinas

No cadastro de grades curriculares, é possível realizar as configurações da aba Módulos de disciplina. Abaixo, seguem as orientações de configurações:


Campos para preenchimento:

  • Código: deve-se informar um código identificador para cada módulo. Este código será utilizado para vincular o módulo cadastrado nas disciplinas listadas na aba Componente Curricular. Observação: Este campo suporta no máximo 10 caracteres.
  • Descrição: deve-se informar uma descrição para cada módulo da grade curricular. São aceitos até 250 caracteres para a descrição.
  • Sequência: deve-se informar a sequência com que o módulo será realizado.
  • Emite certificado: se a instituição deseja emitir um certificado por módulo, deve-se marcar este parâmetro. Ao marcar, serão habilitados os campos para informar o nome do certificado e em qual livro de registro o certificado será registrado.
  • Nome do certificado: caso seja emitido um certificado por módulo, informe o nome do certificado.
  • Livro de registro de certificado: deve-se informar em qual livro de registro o certificado será registrado. Para saber como realizar o cadastro do livro de registro, acesse a documentação Livro de Certificação.
  • Módulo pré-requisito: é possível configurar um módulo pré-requisito para cada módulo cadastrado.
  • Perfil profissional: neste campo, pode-se informar qual o perfil profissional que os alunos poderão ter ao serem certificados neste módulo.
  • Competências: pode-se informar as atividades que podem ser executadas pelo aluno certificado neste módulo.

Após realizar todas as configurações, deve-se clicar no botão Gravar.


Botões disponíveis na parte superior da tela:


Clonar: é possível realizar a clonagem de uma grade curricular. Ao clicar no botão, será apresentada uma tela com as opções de clonagem:


  • F7-Novo: para iniciar o cadastro de uma grade curricular, deve-se clicar no botão Novo.
  • F10-Gravar: ao finalizar o preenchimento das informações solicitadas em tela, deve-se clicar no botão Gravar.
  • Excluir: é possível realizar a exclusão de uma grade curricular, caso esta tenha sido cadastrada indevidamente. Atenção: Somente será possível excluir grades que não possuem nenhum vínculo com matrículas e turmas.
  • F8-Nova Pesquisa: este botão é utilizado para realizar uma nova pesquisa de grades já cadastradas.
  • F9-Pesquisar: este botão é utilizado para iniciar a pesquisa de uma ou mais grades de acordo com os filtros informados.

—- Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)