Gerar certificado


O processo Gerar certificado destina-se as IES que realizam o registro de seus próprios certificados, e este processo exige alguns pré-requisitos, para realizar as configurações necessárias veja a página anterior. Para facilitar o entendimento da funcionalidade segue um vídeo ilustrativo do processo:
Clique no vídeo para ampliá-lo. Após assisti-lo, pressionar a tecla ESC para sair.



Confira abaixo a explicação dos passos a serem realizados:

Passo 1: Seleção de alunos


Neste passo é realizada a seleção dos alunos que serão envolvidos no processo:
Deve se informar o período letivo e curso obrigatoriamente. A turma é opcional.

Observação: Este processo trará alunos que não possuem registro do processo de registro. Ou seja, alunos que já passaram pela expedição irão retornar neste processo.


Além da verificação se o aluno possui certificado ativo, são verificadas as pendências acadêmicas listadas a seguir:

  • Pendência de número mínimo de disciplinas ou carga horária por tipo de componente curricular;
  • Pendência de mínimo de créditos ou carga horária de atividades complementares;
  • TCC aprovado;
  • Mínimo de carga horária de estágio;
  • Pendência do Enade;
  • Pendência mínima de carga horária independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
  • Pendência mínima de créditos independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
  • Pendência de parcelas em aberto;
  • Pendência de biblioteca (campo do cadastro habilitado, alimentado por integração);
  • Pendência de documentos entregues obrigatórios para conclusão de curso.

Para consultar as pendências do aluno, pode-se acessar o a tela de Consulta de Pendências, utilizando a seguinte action: com/pendenciasel.do
Para poder utilizá-la, esta deverá estar liberada, caso não esteja, deve-se entrar em contato com nosso setor de Suporte para que a liberação seja realizada.
Ao clicar em “Carregar alunos” são carregados os alunos que atenderem os requisitos conforme as regras descritas acima:

Na lista de alunos retornados, devem ser marcados os alunos que se devem ser certificados pelo processo e informar para cada aluno o número do processo, conforme mostrado na figura abaixo.


Passo 2: Definir datas


Neste passo, são definidas obrigatoriamente as datas: Data de conclusão do curso, data de expedição do diploma, data de colação de grau, data de registro do certificado e data de registro no DOU:


Passo 3: Definir relatórios a imprimir



Neste passo, são definidos os relatórios que serão impressos para cada aluno.

A tela a seguir mostra os relatórios para impressão no processo de certificação, onde estarão disponíveis para seleção os relatórios pertencentes ao grupo selecionado nas configurações do subnível de ensino:



Passo 4: Finalização



Ao clicar em “Finalizar”, o sistema inicia o processo de geração de certificados.

Os dados gerados, além de serem vistos pelos relatórios, podem ser vistos pela tela de manutenção de ingresso (Módulo Acadêmico > Operações > Ingresso do Aluno) conforme abaixo:



Importante:
O processo de geração do certificado também irá atualizar a situação do ingresso do aluno e preenche o campo data de saída com o valor informado para data de conclusão de curso no passo 3.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


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