Gerar certificado
O processo Gerar certificado destina-se as IES que realizam o registro de seus próprios certificados, e este processo exige alguns pré-requisitos, para realizar as configurações necessárias veja a página anterior.
Para facilitar o entendimento da funcionalidade segue um vídeo ilustrativo do processo:
Clique no vídeo para ampliá-lo. Após assisti-lo, pressionar a tecla ESC para sair.
Confira abaixo a explicação dos passos a serem realizados:
Passo 1: Seleção de alunos
Neste passo é realizada a seleção dos alunos que serão envolvidos no processo:
Deve se informar o período letivo e curso obrigatoriamente. A turma é opcional.
Observação: Este processo trará alunos que não possuem registro do processo de registro. Ou seja, alunos que já passaram pela expedição irão retornar neste processo.
Além da verificação se o aluno possui certificado ativo, são verificadas as pendências acadêmicas listadas a seguir:
- Pendência de número mínimo de disciplinas ou carga horária por tipo de componente curricular;
- Pendência de mínimo de créditos ou carga horária de atividades complementares;
- TCC aprovado;
- Mínimo de carga horária de estágio;
- Pendência do Enade;
- Pendência mínima de carga horária independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
- Pendência mínima de créditos independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
- Pendência de parcelas em aberto;
- Pendência de biblioteca (campo do cadastro habilitado, alimentado por integração);
- Pendência de documentos entregues obrigatórios para conclusão de curso.
Para consultar as pendências do aluno, pode-se acessar o a tela de Consulta de Pendências, utilizando a seguinte action: com/pendenciasel.do
Para poder utilizá-la, esta deverá estar liberada, caso não esteja, deve-se entrar em contato com nosso setor de Suporte para que a liberação seja realizada.
Ao clicar em “Carregar alunos” são carregados os alunos que atenderem os requisitos conforme as regras descritas acima:
Na lista de alunos retornados, devem ser marcados os alunos que se devem ser certificados pelo processo e informar para cada aluno o número do processo, conforme mostrado na figura abaixo.
Passo 2: Definir datas
Neste passo, são definidas obrigatoriamente as datas: Data de conclusão do curso, data de expedição do diploma, data de colação de grau, data de registro do certificado e data de registro no DOU:
Passo 3: Definir relatórios a imprimir
Neste passo, são definidos os relatórios que serão impressos para cada aluno.
A tela a seguir mostra os relatórios para impressão no processo de certificação, onde estarão disponíveis para seleção os relatórios pertencentes ao grupo selecionado nas configurações do subnível de ensino:
Passo 4: Finalização
Ao clicar em “Finalizar”, o sistema inicia o processo de geração de certificados.
Os dados gerados, além de serem vistos pelos relatórios, podem ser vistos pela tela de manutenção de ingresso (Módulo Acadêmico > Operações > Ingresso do Aluno) conforme abaixo:
Importante:
O processo de geração do certificado também irá atualizar a situação do ingresso do aluno e preenche o campo data de saída com o valor informado para data de conclusão de curso no passo 3.
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