Ingresso - Geral
Esta tela apresenta algumas informações gerais sobre o ingresso do aluno. Algumas informações podem ser alteradas e outras servem apenas para conhecimento e conferência.
Detalhamento dos links inteligentes
Detalhamento dos campos em tela
- Código do aluno no curso: código que a instituição define, é opcional.
- Data de ingresso: data que o aluno ingressou no curso.
- Forma de ingresso: forma de ingresso selecionada para o aluno, ou então a padrão defina na regra de matrícula.
- Período letivo de início no curso: o período letivo que o aluno ingressou no curso.
- Turno: turno que o aluno estuda no curso.
- Tipo de matrícula: se a matrícula do aluno é normal, ou se possui alguma particularidade. Exemplo: Ouvinte.
- Situação do aluno no curso: se o aluno esta ativo, cancelado ou outro.
- Data de saída: campo informado quando o aluno concluído ou quando realiza o abandono, desistência ou transferência.
- Data de emissão do histórico escolar: Este campo será visível quando o aluno já tiver emitido o histórico escolar.
- Situação do aluno na emissão do histórico escolar: Este campo será visível quando o aluno já tiver emitido o histórico escolar, e nele contará a situação do aluno no momento da emissão do histórico. Também serão exibidos os ícones de imprimir o histórico e de realizar o download do xml do mesmo (Somente para os casos que já tenha histórico escolar digital gerado e assinado).
- Código para validação do histórico: Gerado no momento da emissão do histórico escolar digital, esse mesmo código é utilizado para logar no site.
- Índice de rendimento acadêmico (IRA): é um calculo para rankear um aluno, somente será alimentado se utiliza ranking acadêmico. Vale ressaltar, que não entrará no cálculo, os períodos letivos que, no seu cadastro, tiverem marcada a flag “Ignorar o período para prazos de integralização e afastamentos”.
- Carga horária já concluída: Quantidade de horas que o aluno já concluiu, de acordo com as disciplinas concluídas. Neste caso se as disciplinas estiverem sem CH informada, ficará zero. O valor que é apresentado neste campo é enviado no xml do histórico digital do aluno na TAG CargaHorariaCursoIntegralizada. Este campo sempre é apresentado no formato horas-relógio. Se a grade curricular é por horas-relógio, então é apresentado o valor somado das disciplinas. Se a grade curricular é por horas-aula, então o sistema faz o cálculo: carga horária x duração da aula em minutos / 60. Disciplinas que são do tipo: TCC, estágio, atividade complementar e extensão já são consideradas como hora-relógio.
- Número de créditos já concluídos: quantos créditos já foram concluídos, de acordo com as disciplinas concluídas. Neste caso se as disciplinas estiverem sem crédito informado, ficará zero.
- Ch atividade complementar (parcial): Para verificar as validações, clique aqui.
- Créditos atividade complementar (parcial): Para verificar as validações, clique aqui.
- Provável formando considerando todos os componentes: se o aluno é um provavel formando considerando todos os componentes curriculares, para esta informação existem algumas validações, clique aqui para verificar quais.
- Provável formando desconsiderando atividades complementares/extensão: se o aluno é um provavel formando desconsiderando as atividades complementares e de extensão, para esta informação existem algumas validações, clique aqui para verificar quais.
- Períodos prorrogados: no cadastro da grade, se informa quantos períodos pode prorrogar no máximo, neste campo estará informado quantos os alunos já prorrogou.
- Apto a matricular: cálculo se o aluno ainda pode se matrícula ou não,clique aqui para ver as validações.
- Apto a colar grau: informa se o aluno já esta apto a colar grau ou não, clique aqui para ver as validações.
- Data de atualização da situação acadêmica: data da última atualização acadêmica, ou seja, última ver que foi atualizados os campos acima, que são calculados por rotina.
- Polo: Quando o aluno tiver matrícula em uma unidade que pertence a um grupo de polos, é apresentado o polo que o aluno possui o ingresso.
- Data limite para matrícula com pendência financeira: Quando informado, o aluno poderá realizar matrícula com pendência financeira até a data definida. Quando não informada, ou após a data informada, o bloqueio por pendência financeira ocorrerá normalmente. Para informar este campo é necessário liberar acesso ao processo “Permite alterar data limite para matrícula com pendência” no security.
Troca de Polo
Quando o aluno tiver matrícula em uma unidade que pertence a um grupo de polos, é apresentado um botão que permite realizar a troca do polo de estudos do aluno. Este processo permite que seja alterado o polo de estudos do aluno para outro polo em que a turma do aluno é ofertada, sem alterar a turma de estudos do aluno. Abaixo constam as configurações e operações necessárias para a realização da troca do polo:
Financeiro
Na regra de matrícula que esta sendo utilizada para a turma, na aba transferência, há o bloco de configuração com o nome “troca de Polo”. Neste bloco são configurados a ação que o sistema deverá fazer com relação as parcelas no momento em que for trocar o polo de um aluno.
- Opções:
- Inativa contrato financeiro antigo: Ao realizar a troca de polo, o contrato do polo anterior do aluno, será inativado;
- Mantém parcelas no contrato antigo: Ao trocar de polo, as parcelas do aluno permanecerão no contrato do polo anterior;
- Transfere parcelas para novo contrato(Independente de ter ou não título): Todas as parcelas do aluno, que estão no contrato do polo anterior serão transferidas para o contrato do polo atual;
- Parcelas em aberto: Transfere apenas as parcelas abertas;
- Parcelas em aberto a vencer: Parcelas em aberto e a vencer serão transferidas para o novo contrato. As parcelas já vencidas não serão enviadas para o novo contrato;
- Novo contrato mantém responsável(is) e desconto(s)/acréscimo(s) do contrato antigo: Manterá o responsável, desconto/acréscimos, do contrato anterior.
Ingressos do aluno
No ingresso do aluno, é apresentada a opção “Trocar polo de Ensino”, quando o aluno possuir ingresso ativo, e oferta de curso ativa para a unidade de ingresso. Ao clicar nesta opção, é apresentada uma janela para que o usuário informe o Polo de ensino de destino e o motivo da troca de polo. Esses dois campos são de preenchimento obrigatório. Somente polos que estejam ofertados na turma com a matrícula mais recente do ingresso do aluno, considerando a data da efetivação da matrícula serão apresentados para seleção.
Ao realizar o processo, o aluno terá o seu polo alterado, porém, mantendo o ingresso, curso e turma. No caso do contrato financeiro, será gerado um novo contrato financeiro no polo de destino e respeitará as configurações realizadas na regra de matrícula utilizada na turma.
- Não são transferidas as parcelas se:
- Não identificar a mesma conta financeira no polo de destino, conforme compartilhamento;
- Não identificar o mesmo desconto/acréscimo no polo de destino, conforme compartilhamento;
- Não identificar o mesmo plano de pagamento no polo de destino, conforme compartilhamento;
- Não identificar as mesmas ocorrências financeiras no polo de destino, conforme compartilhamento;
- Não identificar a mesma conta bancária no polo de destino, conforme compartilhamento;
- Parcela já possuir baixas parciais;
- Parcela já estiver contabilizada;
- Parcela for gerada a partir de um requerimento;
- Parcela for gerada a partir de multa de biblioteca.
Da mesma forma, não será atualizado o título, sendo o mesmo cancelado, se a parcela for transferida de polo e a conta bancária utilizada no título não for compartilhada entre os polos.
Remanejamento
O processo de remanejamento de turmas irá observar se a unidade/polo logada pertence a um grupo de unidades utilizado para polos. Caso pertença, será permitida a seleção de turmas de outros polos, conforme as configurações de compartilhamento da turma, observando que a turma pode ser de outra unidade, mas é ofertada no polo atual de ingresso do aluno. Se a turma não estiver sendo ofertada para o curso no polo atual de ingresso do aluno, a mesma não será apresentada na pesquisa para seleção. Ao realizar o remanejamento para uma turma de outro polo, não será mudado o polo de ingresso do aluno.
A tela apresenta ainda o botão Atualizar situação acadêmica, que realizar o cálculo das rotinas abaixo:
- Carga horária já concluída
- Número de créditos já concluídos
- Ch atividade complementar (parcial)
- Créditos atividade complementar (parcial)
- Provável formando considerando atividades complementares
- Provável formando desconsiderando atividades complementares
- Apto a matricular
- Apto a colar grau
E consequentemente atualizará o campo “Data de atualização da situação acadêmica”.
Observações: Referente ao botão Atualizar situação acadêmica, vale ressaltar;
Específico para “alunos” que estão em frente a secretária e querem atualizar sua situação acadêmica em tempo real. Ou seja, antes do processo do background configurado para tal. Como a rotina de processo background executa também de forma automática outras rotinas (Exemplo: atualização de histórico, integração com sistemas EAD, entre outros) cada uma delas recebe uma ordem de prioridade para ser executada, e que apesar de o processo ser automático pode não ser on-line, podendo demorar alguns minutos para ser executando, dependendo das outras rotinas que estiverem na fila para execução.
Importante:
- Somente alunos com status de ATIVO serão atualizados.
- Adicionado a rotina de atualiza situações acadêmicas um novo processo background que será o responsável por atualizar no ingresso do aluno as informações de Ch atividade complementar (parcial) e Créditos atividade complementar (parcial). Esse processo será disparado de forma manual ao clicar no botão de “Atualiza situações acadêmicas”, presente na rotina de ingresso do aluno, ou ao habilitar/gravar em tela o parâmetro Utiliza carga horária/créditos parciais no aproveitamento de atividade complementar.
- Quando no ingresso do aluno o campo “Apto a colar grau” estiver como Sim, os campos “Provável formando considerando todos os componentes” e “Provável formando desconsiderando atividades complementares/extensão” serão alterados para Não, pois ele deixou de ser um provável formando, e passa a ser um formando.
Uma vez habilitado então o sistema colocará em fila todos os alunos daquela grade, e irá “varrendo” e atualizando as informações acadêmicas citadas na lista acima, aluno por aluno. Este processo pode levar alguns minutos para ser concluído devido ao volume de informações que são atualizadas.
A título de curiosidade:
Processo background: processo que ocorre em que não há interação com o usuário. Ou seja, está sendo executado pelo sistema em “segundo plano” porém não é apresentado ou fica visível em tela.
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