Expedir certificado
Este processo estará disponível para as IES que apenas realizam a expedição do diploma (No subnível de ensino, aba acadêmico, no campo Expedição/registro de diplomas, estiver configurado como Apenas expede).
Passos
- Passo 1: Preencher obrigatoriamente o período letivo e o curso, já a turma é opcional. Selecionado tais informações, clicar em “Carregar alunos”.
- O sistema irá carregar apenas os alunos que não possuem expedição ainda gerada no ingresso, bem como verificará as seguintes pendências:
- Pendência de número mínimo de disciplinas ou carga horária por tipo de componente curricular;
- Pendência de mínimo de créditos ou carga horária de atividades complementares;
- TCC aprovado;
- Mínimo de carga horária de estágio;
- Pendência do Enade;
- Pendência mínima de carga horária independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
- Pendência mínima de créditos independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
- Pendência de parcelas em aberto;
- Pendência de biblioteca (campo do cadastro habilitado, alimentado por integração);
- Pendência de documentos entregues obrigatórios para conclusão de curso.
- É possível realizar a conferência das pendências no ingresso do aluno, na aba “Pendências”.
- Passo 2: É necessário selecionar os alunos desejados para expedir. Junto a seleção, deve-se inserir o nº do processo. Clicar em próximo.
- Passo 3: Deve-se preencher os dados de Instituição Registradora, Data de conclusão do curso, Data de expedição, Data de colação de grau e opcionalmente a Data de Impressão. Clicar em próximo.
- Passo 4: Selecionar os relatórios para impressão e clicar em Finalizar.
Ao rodar o processo de certificação, o sistema deverá verificar as configurações dentro do subnível de ensino.
Os dados gerados, além de serem vistos pelos relatórios, podem ser vistos pela tela de manutenção de ingresso (Módulo Acadêmico > Operações > Ingresso do Aluno > Aba Certificado). E como a IE apenas expede, será enviado o número do livro de expedição, deixando em branco o número do livro de registro.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.