Expede e Registra

Este processo deve ser utilizado quando a Instituição realiza os processos de expedição e registro de diploma.

Os processos disponíveis são: Expedir certificado, Gerar certificado, Digitar informações para emissão do certificado, Emitir certificado, Gerar 2ª via de certificado, e Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura.



Para que este processo funcione corretamente, são necessários alguns cadastros e configurações. Abaixo, seguem informações de preenchimento de cada campo em suas respectivas telas.

  • Cadastro de pessoa jurídica : No cadastro de pessoa jurídica é necessário realizar configurações como Atos regulatórios e Pessoa responsável pelo E-CNPJ.
  • Configurações do Subnível de ensino: é necessário configurar o grupo de relatórios, bem como, todas as informações relacionadas ao certificado.
  • Livros de Certificação: é necessário criar um livro que o tipo seja “Livro de Expedição”.
  • Curso: O livro que foi criado no pré requisito anterior deve ser vinculado ao curso desejado.
  • Cadastro de documentos: Alguns tipos de documentos devem ser cadastrados para o subnível graduação atendendo as exigências do MEC para o Diploma digital para a periodicidade “A cada ingresso certificado”, que sinalizará ao sistema que alguns documentos obrigatórios para o processo de certificação estarão pendentes e aguardando algumas ações.


Para saber mais sobre o cadastro destes documentos específicos para geração do diploma, consulte: Documentos pessoais - Geração do Diploma Digital.


Após realizado as configurações indicadas é possível seguir com o processo, que segue a seguinte ordem:

  • Expedir certificado. É o 1º processo a ser realizado, onde se informa os dados base de expedição. Neste processo a IES pode optar se deseja ou não imprimir, considerando que ainda estará sem os dados de registro.
  • Gerar certificado. Este 2º processo a ser realizado, é onde será informado os dados referente ao registro do certificado/diploma.
  • Gerar o XML do diploma Digital e enviar para assinatura: É o 3º processo, onde a IES gera os XML's com as informações de emissão e registro para assinatura aos signatários responsáveis pela emissão e registro dentro da IES.
  • Assinar XML's na plataforma da Edusoft Esse é o 4º processo e deve ser executado após o envio automático do XML no passo anterior para a plataforma de assinatura, no momento do envio o sistema também notificou os signatários para assinatura dos mesmos.
  • Notificar aluno e disponibilizar RVDD e XML no site de validação: É o 5º processo, ele é executado automaticamente (se configurado no Subnível de ensino) após o recebimento dos XML's assinados e documento referente aos mesmos entregues. O aluno e pessoa responsável da instituição configurados receberão o e-mail com o código de validação para visualização no site.


Os passos abaixo, são opcionais conforme demanda da IES:

  • Digitar informações em lote: Deve-se utilizar para preencher informações adicionais em lote, como por exemplo apenas informar a data de publicação na DOU.
  • Emitir certificado: Pode ser utilizado para imprimir o RVDD em lote
  • Gerar 2ª via de certificado: Deve ser utilizado quando necessita de um novo certificado com novos números, utilizado em casos que o aluno não possua um diploma digital emitido. Exemplo, antes da implementação do diploma digital o aluno realizou a emissão em papel (analógico) e acabou perdendo esse documento.





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