Equivalência de disciplinas

Disciplina equivalente é aquela cujo conteúdo corresponde ao da disciplina cursada que se deseja incluir no histórico do aluno.

Para que esta opção seja disponibilizada aos alunos, é necessário realizar algumas configurações. Clique nas abas abaixo para saber mais:

Configurações do subnível de ensino

Deve-se definir a Regra para equivalências nas configurações de subnível de ensino > Aba Acadêmico:


A definição da regra para equivalências indica se a equivalência ocorre no cadastro geral da disciplina, ou se a equivalência ocorre somente entre disciplinas vinculadas a alguma grade curricular.

Equivalência por disciplinas

A equivalência por disciplinas é configurada quando uma ou mais disciplinas são equivalentes a outra disciplina.

Nas configurações do subnível de ensino, quando a regra para equivalências é definida por disciplinas, as disciplinas equivalentes são definidas no cadastro da disciplina principal. Uma disciplina pode ter qualquer quantidade de disciplinas equivalentes definidas no seu cadastro. As equivalências podem ser definidas de duas formas: simples ou composta.

  • Equivalências simples: são aquelas em que a aprovação da disciplina equivalente pelo aluno é suficiente para concluir a disciplina curricular do mesmo.
  • Equivalências compostas: são aquelas em que define-se mais de uma disciplina como necessária para a conclusão da disciplina curricular do aluno.

A figura abaixo representa as duas formas de equivalência:


As equivalências compostas são definidas com o grupo e o peso da mesma dentro do grupo. Para que o aluno conclua a disciplina curricular, o mesmo deve cursar e ser aprovado em todas as disciplinas equivalentes compostas do mesmo grupo.

É possível cadastrar vários grupos de disciplinas equivalentes compostas, inclusive, utilizar a mesma disciplina para vários grupos. Qualquer grupo de disciplinas equivalentes concluídas pelo aluno é suficiente para a conclusão da disciplina curricular.

O peso da disciplina não interfere na aprovação, apenas na nota final da disciplina curricular.

Equivalência por grade/disciplina

A equivalência por grade/disciplina é configurada quando uma ou mais disciplinas são equivalentes a outra disciplina de uma grade curricular específica.

Nas configurações do subnível de ensino, quando a regra para equivalências é definida por grade/disciplina, as disciplinas equivalentes são definidas no cadastro da grade curricular.

Ao acessar a grade curricular, deve-se acessar a aba “Componente curricular” e clicar no link Incluir da coluna “Equivalentes”:


Ao acessar a tela de disciplinas equivalentes, pode-se cadastrar disciplinas simples e compostas, igualmente ao cadastro realizado na equivalência por disciplinas.


Assim como na equivalência por disciplinas, uma disciplina da grade curricular pode ter qualquer quantidade de disciplinas equivalentes definidas no seu cadastro, e também, as equivalências podem ser definidas de duas formas: simples ou composta.

Embora os tipos de equivalência sejam iguais, a seleção de disciplinas equivalentes não é mais realizada com base no cadastro de disciplinas, mas com base nas disciplinas vinculadas a alguma grade curricular. Ao clicar no botão novo, o sistema abre uma janela para selecionar uma outra grade curricular e escolher uma disciplina da grade aberta para ser equivalente. O aluno então só tem a disciplina do seu currículo concluída se cursar alguma disciplina equivalente em uma turma que seja de uma das grades definidas na tela acima.

Histórico do aluno

Após definir as disciplinas equivalentes, o sistema as apresentará no histórico do aluno. Abaixo, alguns exemplos de equivalências em um histórico.


No primeiro exemplo, a disciplina Contabilidade Geral é uma disciplina curricular e está concluída. As disciplinas Microeconomia - I e Contas Nacionais são disciplinas equivalentes compostas e estão concluídas.

No segundo exemplo também há uma disciplina equivalente, porém, esta é considerada parcialmente concluída, isto por que possui somente uma disciplina equivalente composta concluída.

O terceiro exemplo possui a disciplina curricular concluída, pois a disciplina equivalente que foi cursada e aprovada é uma equivalência simples.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)