Metodologia Ativa
A metodologia ativa tem como objetivo formar profissionais mais completos e preparados. Essa abordagem tem sido amplamente utilizada e exigida pelo MEC nos cursos da área da saúde, especialmente em Medicina. Ela permite que os alunos entrem em contato com o público e a comunidade desde as primeiras fases do curso, participando de atendimentos em unidades básicas de saúde. Dessa forma, os futuros médicos têm a oportunidade de se tornarem mais bem preparados para enfrentar as adversidades da profissão.
Na metodologia ativa, o principal é o foco no aluno. Dessa forma, o acadêmico, através de vários instrumentos, incluindo o professor (tutor), busca conhecimentos, tornando-se o protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.
O uso de um “roteiro” impede que o aluno fique “perdido”. Tudo é muito planejado, de modo que o aluno deve atingir pontos e objetivos de conhecimento para, ao final de cada módulo, alcançar o conhecimento suficiente para prosseguir. Tudo isso é alcançado através do estudo e esforço do próprio aluno, direcionado e orientado por várias ferramentas, entre elas o tutor.
Glossário
A metodologia ativa possui alguns termos e expressões específicas. Por isso, criamos este glossário para auxiliar no entendimento desses itens em documentações e no sistema. Veja abaixo:
- Unidade Curricular: São as disciplinas que serão inseridas na grade/matriz curricular.
- É o único registro que constará no histórico do aluno.
- No Mentor, sempre que a unidade curricular for dividida em casos/cenários será considera uma agregadora na criação de turma.
- Caso/Cenários: É considerado a divisão de estudos da unidade curricular(Agregadora).
- No Mentor, cada caso/cenário da unidade curricular será representado por uma disciplina agregada na turma.
- Os casos/cenários não será considerado para fins de histórico acadêmico, apenas é utilizado para a gestão da dinâmica das aulas.
- Subturma: É a divisão da turma/disciplina em grupos menores para realização do estudo de um caso/cenário específico.
- A subturma pertence a cada unidade curricular ou a cada cenário/caso, se houver a necessidade, ou seja, pode ser aplicada a nível da agregadora ou das agregadas.
- Conceito: É a situação de resultado do aluno no estudo de um cenário/caso específico.
- O conceito de cada caso/cenário reflete no conceito final da unidade curricular/agregadora.
- Plano de Melhoria: É o plano que o docente/facilitador repassa ao aluno para que ele possa recuperar um cenário/caso específico e realizar uma nova avaliação do estudo.
- Ele deverá ser acompanhado de uma devolutiva por escrito, com o plano citado acima.
- Dentro do critério de avaliação ele se caracteriza como uma nova nota do critério, onde poderá receber os conceitos, Precisa melhorar ou Satisfeito.
- Plano de recuperação: É o plano que o docente/facilitador repassa ao aluno para que ele possa recuperar novamente um cenário/caso específico e realizar uma nova avaliação do estudo.
- Também deve ser acompanhado de uma devolutiva por escrito, com o plano citado acima.
- Se caracteriza como uma nova nota, onde poderá receber os conceitos Satisfeito/suficiente ou Insatisfeito/insuficiente.
- Parecer Avaliativo: Se trata do parecer dado por escrito pelo docente, referente ao desempenho do aluno no estudo de caso/cenário.
Esses são alguns dos conceitos utilizados na documentação, para verificar os processos realizados no sistema para o funcionamento da metodologia clique no botão voltar abaixo.
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