Digitação de notas

Conceito por objetivo (Mobile)

Digitação de notas - Conceito por objetivo

Funcionalidades

  • Realizar a digitação de conceitos por objetivos, para cada avaliação e aluno.

400

Pré-requisitos

  • A turma/disciplina selecionada precisa ter no critério de avaliação configurado o tipo de digitação como Digita conceito por objetivo. E para utilizar o layout Mobile deve-se entrar a tela pelo celular, porém se acessar a tela pelo computador e tiver mais que 8 objetivos para digitação a tela utiliza o layout Mobile.

Funcionalidade

  • Cabeçalho/filtros: Período Letivo, Curso, Turma, Disciplina, Sub turma se tiver e Avaliação.
  • Aluno: O aluno pode ser trocado clicando em qualquer seta, ou, clicando sobre o nome do mesmo, ao clicar vai abrir uma janela onde pode ser escolhido um aluno.

  • Conceito por objetivos: Os objetivos são listados um abaixo do outro com todas as opções de conceitos cadastradas. Caso tenha selecionado um conceito e queira apagar, basta clicar no ícone “borracha” ao lado.

  • Demais informações do aluno: Ao final da lista de objetivos temos as demais informações do aluno, como observação do histórico, faltas, faltas abonadas, faltas anteriores e faltas anteriores abonadas.

  • Gravação dos dados: A tela de digitação de conceitos por objetivos não apresenta o botão gravar. Os dados digitados são gravados ao se selecionar uma opção de conceito ou ao sair de um campo digitável como por exemplo a Observação.
  • Aluno ouvinte: Caso exista algum aluno ouvinte na turma e o critério de avaliação estiver com a opção “Permite digitar notas para alunos ouvintes” desmarcada, ao lado do nome do aluno será exibida de forma destacada a palavra “Ouvinte” e será bloqueada a digitação de notas para este aluno.


Conceito por objetivo desktop

Digitação de notas - Conceito por objetivo (Desktop)

Funcionalidades

  • Realizar a digitação de conceitos por objetivos.

Pré-requisitos

  • A turma/disciplina selecionada precisa ter no critério de avaliação configurado o tipo de digitação como Digita conceito por objetivo. E para utilizar o layout Desktop deve-se entrar a tela pelo computador e o numero de objetivos para digitação deve ser até 8, acima de 8 a tela utiliza o layout Mobile, até no computador.

Funcionalidade

  • Cabeçalho/filtros: Período Letivo, Curso, Turma, Disciplina, Sub turma se tiver e Avaliação.
  • Conceito por objetivos: Os objetivos são listados um ao lado do outro com todas as opções de conceitos cadastradas.

  • + info: Ao final da lista de objetivos temos as demais informações do aluno, como observação do histórico, faltas, faltas abonadas, faltas anteriores e faltas anteriores abonadas.

  • Gravação dos dados: A tela de digitação de conceitos por objetivos não apresenta o botão gravar. Os dados digitados são gravados ao se selecionar uma opção de conceito ou ao sair de um campo digitável como por exemplo a Observação.
  • Aluno ouvinte: Caso exista algum aluno ouvinte na turma e o critério de avaliação estiver com a opção “Permite digitar notas para alunos ouvintes” desmarcada, ao lado do nome do aluno será exibida de forma destacada a palavra “Ouvinte” e será bloqueada a digitação de notas para este aluno.

Conceito e parecer avaliativo

Digitação de notas - Conceito e parecer avaliativo

Funcionalidades

  • Realizar a digitação do conceito e do parecer avaliativo.

Pré-requisitos

  • A turma/disciplina selecionada precisa ter no critério de avaliação configurado o tipo de digitação como “Digita conceito e parecer avaliativo”.
  • A tabela de conceito, deve conter uma avaliação como “Precisa Melhorar”.
  • Ter o menu “Notas e Faltas” liberado, ou então o diário eletrônico.

Funcionalidade

Deverá abri o menu de diário eletrônico e/ou Notas e Faltas gerais.
Cabeçalho/filtros:

  • Período Letivo: obrigatório, deve selecionar o desejado;
  • Curso: opcional, pode informar o curso da turma que deseja buscar;
  • Situação da turma: opcional, já vem previamente carregado com “Em andamento” mas se desejar pode alterar.

Feito a busca deve clicar na coluna “Notas e Faltas” da disciplina desejada.

Após isso será apresentado a tela abaixo, com os seguintes campos. Obs.: Será nesses campos que deve fazer as alterações/lançamento das notas.

No cabeçalho inicial da tela são apresentados os seguintes campos:
Período letivo: o período referente a turma selecionada.
Curso: o curso da turma.
Turma: este campo apresenta a turma que o processo tem liberado, apresenta primeiramente a que esta selecionada inicialmente.
Fase: a fase da turma selecionada.
Disciplina: apresenta as disciplinas da turma que o professor tem acesso, pode editar de uma para outra.
Avaliação: novamente apresenta as avaliações que a turma tem criada, pode navegar entre elas, respeitando os prazos.
Visualizar foto: esta opção quando selecionada apresenta as fotos do alunos se houver cadastrada.
Mostrar somente alunos ativos: por padrão vem selecionado, sendo assim se for retirado pode apresentar aluno desistentes ou outra situação.

Após o cabeçalho, são apresentados os campos de lançamento de nota, onde: Nº: refere-se ao nº na chamada/diário do aluno.
Aluno: apresenta o nome do aluno, se houver alguma particularidade da matrícula também será apresentada ao lado do nome, exemplo “Ouvinte”.
Nota: neste campo obrigatório deverá lançar o conceito que o aluno receberá, o padrão da metodologia ativa utiliza : Suficiente, Insuficiente e Precisa Melhorar. Quando um aluno receber um precisa melhorar será registrado um envio de parecer, isso se a instituição optar por envio de e-mail no critério de avaliação na configuração do exame.
Parecer avaliativo: neste campo também obrigatório o professor deverá dar uma breve avaliada em relação ao estudo de caso realizado pelo aluno, ou como for acordado pela instituição.
Abn/Faltas: Pode informar a falta do aluno, variável de acordo com o critério.
+info: pode colocar alguma outra observação geral, esta não será exibida pelo aluno.
%Freq: este campo estará preenchido quando a frequência for calculada.
Méd.: este campo será calculado ao fechar o diário.
Sit.: este campo será calculado ao fechar o diário.

O sistema agora apresenta os campos frequência e média calculado, bem como as situações foram atualizadas.
Observe que no parecer avaliativo dos alunos que receberão o conceito “Precisa Melhorar”, esta sendo apresentado mais um ícone.

Afinal o que significa esses ícones e porque eles apareceram?
Resposta:
1 - Porque apareceram: quando a secretaria criou essa tabela de conceitos, foi cadastrado que um deles era do do tipo “Precisa melhorar”, o que significa que se um aluno receber ele, o mesmo terá um registro de envio do parecer avaliativo. Além disso, no critério de na avaliação “Exame” foi selecionado o parâmetro “Plano de Melhoria/Recuperação” que determina o envio de um e-mail ao aluno, com um link para ele aceitar o seu parecer avaliativo e entender que esta em “Plano de Melhoria/Recuperação/Exame”.
Caso a secretaria não queira enviar este e-mail deve apenar selecionar o “Precisa melhorar” na tabela de conceitos, sendo assim não selecionar no critério de avaliação o com “Plano de Melhoria/Recuperação” no exame. Assim todos os alunos ficarão apenas com o ícone de envio, veja abaixo qual é.
2 - O que significa cada ícone: existem dois ícone exibidos, um do registro do envio e outro do registro de envio e aceite do aluno.
 –> este ícone significa que o parecer foi enviado para o aluno. Quando a instituição não trabalha com o envio do link de aceite, sempre ficará com este ícone, pois trata-se do documento que foi inserido em plano de melhoria/recuperação. Se passar o mouse em cima do ícone, é possível o momento do envio/registro do parecer.

 –> este ícone significa que o parecer foi enviado via e-mail para o aluno e o mesmo clicou no link de aceite e aceitou, estando assim ciente do seu plano de melhoria. Esta notificação de e-mail somente é enviada se configurado no critério de avaliação. Se passar o mouse em cima do ícone, é possível o momento do envio/registro do parecer e o momento em que foi aceito.


Um detalhe importante é o seguinte: A data e hora do envio do parecer avaliativo é registrada apenas no fechamento em que o parecer é enviado para o aluno, e qualquer reabertura e fechamento posterior não irá alterar a data de envio do parecer avaliativo. Na imagem abaixo, por exemplo, o encerramento do diário ocorreu no dia “07/07” às “14:11”. Neste instante foi registrado o parecer avaliativo e disparado um e-mail ao aluno, e caso o diário seja reaberto/encerrado diversas vezes após essa data, a data de envio do parecer avaliativo permanecerá inalterada.

Caso o diário seja reaberto após o envio do parecer ao aluno via e-mail, não enviaremos outro para não duplicar os registros.

Digitação de notas

Digitação de notas

Visualização de alunos por polo

Nas telas do diário eletrônico da disciplina, ao carregar uma disciplina de um polo é apresentado o filtro “Polo de ensino”, e na lista de alunos, ao lado do nome do alunos, é exibido o polo do aluno. A digitação das notas e frequência permanecem a mesma, tendo apenas que trocar o polo no filtro “Polo de ensino” para acessar os alunos de outro polo com matrículas na mesma turma e realizar a digitação das notas e faltas. Quanto ao processo de encerramento de diário, ao encerrar o diário, o mesmo é encerrado em todos os outros polos que a turma da disciplina é ofertada.



Se o perfil de usuário do usuário logado tiver liberada a visualização em todas as unidades, no filtro de “Polo de Ensino”, são exibidos todos os polos existentes no sistema, se o perfil não tiver essa permissão, então são exibidas apenas os polos que o usuário logado tem acesso. A permissão de acesso é configurada no módulo administração security > permissões de acesso > perfil usuário

Os aluno são exibidos conforme o polo que o aluno estuda. Caso houverem alunos de diversos polos matriculados em uma mesma turma, para visualizar será necessário trocar o polo no filtro de “Polo de ensino”.
Alunos polo 1:


Alunos polo 4:



Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)