Grades Curriculares - Aba Dados
No cadastro de grades curriculares, deve-se realizar as configurações da aba Dados. Abaixo, seguem as orientações de configurações:
- Código: ao iniciar um cadastro, o sistema sugerirá um código sequencial, mas, poderá ser alterado conforme necessidade da instituição.
- Descrição: deve-se informar uma descrição para a grade curricular, podendo utilizar, por exemplo, o nome do curso e o ano de início da grade.
- Formato da carga horária dos componentes curriculares: neste campo é necessário selecionar o formato da carga horária dos componentes curriculares, sendo as opções: hora-relógio e hora-aula. Ao selecionar hora-aula, será necessário inserir a duração da aula em minutos. Quando selecionado como hora-relógio o sistema irá fazer os cálculos de integralização do aluno como 60 minutos.
- Ativo: para que a grade seja ofertada nos cursos, é necessário que a mesma esteja com este parâmetro marcado. Caso a grade não seja mais utilizada, pode-se inativá-la.
- Validade inicial: pode-se informar uma data inicial para utilização da grade.
- Validade final: pode-se informar uma data final para utilização da grade.
- Verificar a fase da disciplina cursada para considerá-la curricular:quando marcado, permitirá verificar a fase da disciplina cursada para considerá-la curricular. Esta opção é recomendada para grades com a mesma disciplina em fases diferentes.
- Define se a grade curricular trabalha com módulos de disciplinas:ao marcar este parâmetro, será habilitada a aba Módulos de disciplina, e nela, deve-se cadastrar as informações a respeito de módulos que devem ser vinculados à grade.
- Utiliza carga horária/créditos parciais no aproveitamento de atividade complementar:quando marcado, considerará a carga horária/créditos de atividades complementares, mesmo que a disciplina de atividade complementar ainda não esteja concluída. Esta informação será considerada no envio para o Censo, e também, nas rotinas de Matrícula, Remanejamento, entre outras.
- Utiliza carga horária/créditos parciais no aproveitamento de atividades de extensão:quando marcado, considerará a carga horária/créditos de atividades de extensão, mesmo que a disciplina de atividade de extensão ainda não esteja concluída.
- Curso:deve-se informar um curso no qual esta grade ficará vinculada.
- Próxima grade:pode-se informar uma grade curricular que deverá ser cursada após a conclusão desta.
- Tipo de prazo para conclusão do curso:deve-se informar qual será o tipo de prazo que o sistema considerará para a conclusão do curso.
- Grade sucessora: pode-se informar uma grade curricular que sucederá a atual, caso a esta não esteja mais válida.
- Períodos para conclusão do curso (Max): pode-se informar o maior número de períodos que o aluno poderá cursar sem jubilar.
- Períodos de prorrogação (Max): deve-se informar o maior número de períodos que o aluno poderá prorrogar a conclusão do curso sem jubilar.
- Períodos por solicitação (Max): deve-se informar o máximo de períodos que o aluno poderá solicitar via requerimento de solicitação de prorrogação da conclusão do curso.
- Obs.: neste campo, pode-se inserir informações adicionais.
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