Currículo Digital
A criação do XML de Currículo Escolar faz parte de um movimento de digitalização de todos os documentos que devem ser entregues ao aluno no ato de sua diplomação. Aliado ao Histórico Escolar Digital e ao Diploma Digital, o aluno tem todos os documentos necessários para sua vida profissional.
Passos Iniciais
Neste tópico constarão as orientações gerais para você realizar as verificações necessárias para geração do currículo escolar digital.
- Dentro do cadastro da sua grade curricular:
- Se torna necessário informar a data de validade inicial. Esta data se refere a data de aprovação do curso;
- Criado campo “Duração da aula (Minutos)” onde você deve informar de forma macro qual a duração de uma hora-aula em minutos por padrão o sistema utiliza 60 minutos, mas que você poderá alterar;
- Regras para Atividade complementar, Atividade de extensão, TCC e Estágio:
- Orientamos que na aba Dados não seja mais utilizado o campo Carga horária (atividades complementares), pois utilizando este campo as informações do currículo estarão incompletas. Exemplo no xml será gerado com o código AC(Atividade Complementar)hífen + código grade: AC-201. Ideal é criar um componente curricular atividades complementares e inserir como sendo uma disciplina a ser cursada na grade do aluno. Para as disciplinas de atividade complementar, na aba componente curricular o campo tipo deve estar como Atividade complementar. Orientamos que você realize a revisão dos tipos selecionados.
- Aba > Controle de disciplina: se o campo estiver configurado com a opção “Número de Disciplinas”, ao gerar o currículo será gerado uma inconsistência, bloqueando a geração do currículo e apresentando a seguinte mensagem: “Currículo escolar > Controle de disciplinas (grade) não pode ser nulo”. Este bloqueio é realizado pois a opção selecionada não é aceita para a estrutura do currículo, pois segundo o MEC o currículo escolar está projetado para contabilizar apenas carga horária. Você também precisará preencher o campo “Mínimo” com o mínimo de carga horária para essa disciplina.
- Disciplinas que compõem a grade: é necessário que pelo menos uma das disciplinas que compõem a grade curricular tenha o campo “Subárea de conhecimento” preenchido em seu cadastro.
- Tipo de componente curricular
- O campo abreviação se tornou obrigatório e será utilizado como código das etiquetas presentes no currículo. Um exemplo de abreviação é por exemplo uma disciplina normal ficar com o código “NR”. O sistema não cria automaticamente as abreviações sendo necessário realizar o ajuste manual para o envio do currículo;
- O campo descrição é obrigatório e será utilizado como nome da etiqueta. Um exemplo de descrição é “Normal”. O sistema não criará automaticamente as descrições, sendo necessário o ajuste manual;
- O campo Disciplina especial foi alterado para Tipo de componente MEC, pois o MEC espera uma lista fixa de informações para o currículo.
- Na lista de seleção do campo Tipo de componente MEC foram inclusas as seguintes opções: “Disciplina, Módulo, Atividade, Estágio, Trabalho de conclusão de curso, Monografia, Artigo, Projeto, Produto, Atividade complementar, Atividade de extensão”. Orientamos que você realize a revisão dos tipos selecionados.
- Configurações do plano de ensino: Nas configurações do plano de ensino, o campo correspondente à “ementa” pode ser preenchido com a frequência do tipo “Disciplina”, “Disciplina/Grade”, ou “Turma/Disciplina”. Quando se usar o tipo de frequência “Turma/Disciplina” o sistema informa no currículo a última ementa gerada. No entanto, recomendamos evitar o uso frequente dessa opção, pois requer maior manutenção, incluindo a necessidade de regerar as informações do currículo e criar novas grades a cada atualização da ementa.“
Orientações da normativa do MEC
Segundo o MEC após o envio do xml do currículo não é possível realizar alterações que impactam a estrutura curricular. Sendo elas: Disciplina, Carga horária, Tipo de componente, entre outros. Permitindo apenas a alteração de equivalências. Se você precisar fazer alguma alteração em um currículo já enviado/assinado se torna necessário acessar a tela de entrega de documentos da pessoa e-cnpj da Emissora e reprovar o documento. Após reprovação, reenviar com as informações corretas.
Cadastro do documento
O xml do currículo digital é um tipo de documento que estará disponível apenas quando o tipo de periodicidade for “Sem periodicidade”. Para utilizá-lo, é necessário configurar a assinatura digital, informando a plataforma utilizada no campo “Assinatura digital eletrônica”. É importante ressaltar que o assinante deste documento em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC, por padrão, é o e-CNPJ da IE emissora será utilizado. Também será possível configurar para o Coordenador. Lembrando que o assinante deverá possuir um certificado digital A3. Quando gerado esse documento e enviado para a assinatura, o documento ficará como pendente na entrega de documentos apenas para a pessoa E-cnpj, e quando entrega, também haverá o registro de entrega somente na pessoa E-cnpj.
- Filtros existentes:
- Subnível de ensino;
- Curso;
- Data válido de/válido até.
- Regra: primeiro filtro que o sistema irá olhar é o filtro curso, portanto poderá ter o mesmo tipo de documento cadastrado para subnivel de ensino, no entanto não poderá ter para o mesmo curso, somente um único tipo para curso do mesmo subnível. Caso a data de validade estiver vencida então será possível cadastrar um do mesmo tipo para o mesmo curso.
Caso o usuário tentar cadastrar um documento do mesmo tipo para um curso que já tenha o tipo de documento cadastrado então será exibida uma mensagem informativa ao usuário.
Grades Curriculares
No cadastro de Grades Curriculares foi disponibilizado o campo “Formato da carga horária dos componentes curriculares” que é um campo obrigatório, por padrão o valor atribuído ao mesmo será: hora-relógio, onde é atribuído o valor de 60 minutos. A quantidade de caracteres numéricos aceitos neste campo é de até 5 casas decimais. A IE deverá revisar essa informação e atualizar caso necessário (caso as aulas sejam superior ou inferior a 60 minutos, neste caso deverá ser inserido como: hora-aula).
Uma vez que a Grade curricular do curso já possuir xml gerado será possível apenas alterar as disciplinas equivalentes. Outras alterações não serão mais permitidas. Ao carregar uma grade que já possua xml gerado ou aguardando assinatura será exibida mensagem de aviso ao usuário para que o mesmo saiba que essa grade já possuí xml.
Como as alterações são permitidas apenas na opção de disciplinas equivalentes(incluir/alterar/excluir), ao acessar a aba Componente curricular e acessar o link “Requisitos”, para realizar alterações nos requisitos da disciplina, ao gravar será exibida mensagem de aviso ao usuário que alterações nos pré-requisitos não são permitidos.
Gerar xml do Currículo
Para acesso a nova tela de geração do xml do currículo e envio para a assinatura, é necessário cadastrar e liberar o menu para o usuário através do security. Cliente de aplicação modular deverá solicitar a realização deste processo para equipe do suporte.
A tela está disponível em Flutter, que é a nova tecnologia que estamos trabalhando. Ao acessá-la, serão exibidos os campos de “Unidade”, “Curso” e uma caixa de seleção chamada “Prévia”. Se selecionada a prévia, essa opção irá gerar um XML apenas para visualização, sem que seja enviado para a plataforma de assinatura. É importante destacar que o filtro “Unidade” é obrigatório, permitindo a geração dos XMLs para todos os cursos de uma mesma unidade. Caso o filtro de unidade não seja informado, uma mensagem informativa será exibida para que você selecione a unidade desejada.
Nesta tela serão exibidos apenas as grades que ainda não tiveram xml gerado ou que tiveram alteração nas disciplinas equivalentes, uma vez que esta é a única informação permitida alteração em uma grade que já tenha xml gerado. E caso alterado alguma disciplina equivalente, um novo xml deverá ser gerado para esta grade.
Ao selecionar as grades e clicar no botão Gerar XML as validações serão feitas para identificar se existe alguma inconsistência na grade (processo ocorre tanto para prévia quanto para o envio para a plataforma). Caso houverem inconsistências o sistema exibirá uma mensagem de alerta ao usuário com o link para baixar o txt das inconsistências.
As inconsistências serão exibidas conforme o modelo padrão já utilizando no diploma digital. Um arquivo txt informando o que deve ser corrigido para a geração do xml.
Após corrigir as inconsistências será possível gerar o xml tanto para prévia quanto para envio para a plataforma de assinatura. Será exibido ao usuário um alerta de sucesso.
Para evitar duplicidade, não é possível gerar mais de um XML para a mesma grade curricular. Se o usuário gerar um novo XML para uma grade curricular que já tenha um XML gerado ou aguardando assinatura, uma mensagem de alerta será exibida informando sobre esta impossibilidade.
- Cadastro do curso:
- Parâmetro selecionado: “Cadastra informações do curso do censo por curso/unidade”: O xml do currículo é gerado por unidade em que existe o curso, e o código do currículo, será formado pelo código da grade + código do curso no MEC (informado no cadastro do curso). Portanto um curso existente em duas unidades mas que possuem o mesmo código no MEC, ao gerar o xml do currículo, terão apenas um único xml gerado. No entanto caso o curso tenha código no MEC diferente, então serão gerados dois XMLs com códigos diferentes. Cada um exibirá o código do currículo conforme cadastrado nas unidades: código da grade + código curso no MEC. E nos documentos aguardando assinatura/entregues(depois de assinado), constarão os dois documentos.
- Parâmetro Não selecionado: “Cadastra informações do curso do censo por curso/unidade”: Neste caso será gerado apenas o xml da unidade que está gerando o currículo e o código do currículo será formado apenas pelo código da grade. E nos documentos aguardando assinatura/entregues(depois de assinado), constará apenas um documento de xml do currículo.
Atividades Complementares, Extensão, Pesquisa...
Quando a grade currículo não tiver nenhuma disciplina cadastrada com o tipo “Atividade complementar” e na aba “Dados” possuir o campo “Carga horária de atividades complementares” informado com o valor das horas, o sistema adicionará uma unidade complementar com o código “AC-<Código do currículo>” e a carga horária informada na aba “Dados”.
Regras de carga horária ou créditos:
- Quando o tipo de aproveitamento de atividades complementar for cadastrado considerando carga horária, o aproveitamento de atividades complementares precisa ter a informação do curso, grade (opcional) e o máximo de carga horária a ser aproveitada.
- Quando o tipo de aproveitamento de atividades complementar for cadastrado considerando créditos, o aproveitamento de atividades complementares precisa ter a informação do curso, (grade opcional), horas por crédito e Máximo de créditos a ser aproveitado.
Quando houver a disciplina na grade com o tipo de atividade complementar então será enviado na tag o próprio código da disciplina.
Quando a atividade complementar estiver cadastrada com outro tipo será enviado para o xml o Tipo de componente MEC. Exemplo: Caso a atividade complementar estiver cadastrada na grade como tipo “Normal”. O sistema irá enviar a configuração que esta informada no cadastro de tipo de componente curricular, para o exemplo abaixo o Normal esta com o tipo Disciplina, portanto na tag do xml será enviada o tipo Disciplina.
Na tag <infEstruturaAtividadesComplementares> apresentará também as atividades que são de extensão e afins. O sistema buscará essas informações do menu de cadastro de tipos de atividade/aproveitamento.
Tipo de Atividade/Aproveitamento - Crédito
Quando o tipo de atividade tiver o tipo de aproveitamento como Crédito, para que a informação conste no xml do currículo deverá ser informando os créditos e as horas por crédito. Exemplo: Um hora equivale há um crédito. Caso contrario essa atividade não constará no xml do currículo.
XML
Entrega de documentos
Ao gerar o XML do currículo escolar digital e envia-lo para assinatura, o documento será apresentado na tela de Documentos entregues do e-cnpj da emissora como “Aguardando assinatura”. No campo “Outras repetições” terá a informação do Nome do curso e o Código corresponde ao Currículo gerado.
Após realizar a assinatura na plataforma de assinaturas, o mesmo será enviado automaticamente para o mentor e o xml constará como entregue.
Consulta Xml Currículo
Liberada a tela de consulta do xml do currículo, também em flutter. Para acesso a mesma é necessário o cadastro do menu e liberação de acesso ao usuário no security.
Na tela existem os filtros de CPF, curso e currículo. Na tela, existem os filtros de CPF, curso e currículo. É obrigatório informar o campo 'Curso' ou 'Currículo'. Caso nenhum dos dois seja preenchido, uma mensagem de alerta será exibida ao usuário.
Ao informar o curso e clicar no botão carregar o sistema irá exibir os xml´s que foram gerados para aquele curso.
Ao informar diretamente o código do currículo e clicar no botão carregar, também será carregado o mesmo em tela.
Ao clicar no botão de download será apresentado em tela mensagem de sucesso com o link para download.
Representação Visual do Curriculo Escolar - RVCE
A representação visual do currículo escolar padrão da Edusoft, conhecida como RVCE, é o E1206. O RVCE exibe as informações do currículo/grade que foram geradas no formato XML. Ele inclui no cabeçalho as informações da instituição de ensino, curso e grade curricular. Além disso, o RVCE apresenta informações como fase, código, nome do componente MEC e carga horária da disciplina. Caso tenha sido informada, a ementa da disciplina é incluída, bem como disciplinas equivalentes e pré-requisitos (apenas o código da disciplina). No RVCE, há um QR code que, ao ser lido em um dispositivo, redireciona para o link externo do currículo. A partir desse link, é possível fazer o download do XML ou do RVCE do currículo. Por fim, no rodapé do RVCE, consta a informação da assinatura digital.
RVCE - E1206
Cabeçalho:
Corpo:
Opções de acesso ao currículo
É permitido consultar o currículo de uma grade que esteja vinculada a um diploma de aluno. Está opção poderá ser acessada pelo portal do aluno, pela opção de acesso ao site do histórico e acesso ao site do diploma. Somente currículos que tenham xml gerado estarão disponíveis para visualização.
Portal do aluno
Liberar no security o menu “Visualização do Currículo Digital”, conforme imagem abaixo. Para as IE´s que não possuem acesso ao security, solicitar ao suporte da Edusoft, que realize a liberação de acesso a funcionalidade.
Após a liberação, quando o aluno acessar o portal será exibido para o aluno a opção de Visualizar o currículo(necessário que já tenha sido gerado o xml do currículo) que esteja vinculado a grade do aluno para o histórico/diploma que o aluno logado possuir.
Site do histórico
Ao acessar o site do histórico escolar digital, será possível acessar o currículo digital agregado a grade do histórico do aluno.
O acesso será via autenticação, informando o código para validação do histórico e clicando no botão “Currículo digital”.
Site do diploma digital
No site do diploma digital, também será possível visualizar o currículo referente a grade do aluno para o diploma. Ao acessar o site e realizar o acesso via autenticação informando o “Código de validação” do diploma, e clicar no botão “Currículo digital”, o sistema irá exibir o currículo.