Grades curriculares - Aba Carga horária curricular
No cadastro de grades curriculares, é possível realizar as configurações da aba Carga Horária Curricular. Abaixo, seguem as orientações de configurações:
Campos disponíveis:
- Tipo: deve-se informar qual tipo de componente curricular terá configurações de controle.
- Controle com base em: deve-se definir qual será a base para controle das disciplinas, se será por número de disciplinas ou por carga horária.
- Mínimo exigido: este campo deverá ser preenchido com o mínimo exigido conforme o tipo de controle da disciplina. Para o mínimo em carga horária, deve-se informar o valor em horas-relógio.
- Máximo exigido: este campo deverá ser preenchido com o máximo exigido conforme o tipo de controle da disciplina. Para o máximo em carga horária, deve-se informar o valor em horas-relógio.
- Total por componente: campo apenas para consulta, irá trazer a somatória em horas-relógio do componente curricular.
- Agrupador de controle: este campo é utilizado para criar regras de “controle” de mais de um “tipo de disciplina” para a grade. Onde o agrupador de controle for igual, apenas uma das opções é obrigatórias.
No exemplo abaixo, foi cadastrado o agrupador de controle 3, e para ele, foram vinculados dois tipos de disciplinas: “Optativa” e “Estágio”. Neste caso, o aluno vinculado a esta grade não precisará cumprir as duas regras, deverá cumprir apenas uma delas.
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_academico:gradeabacargaexemplo.png)
- Controle por subárea: é possível realizar um controle por subáreas, informando para cada uma delas se este controle será por carga horária ou por número de disciplinas:
- Carga horária (atividades complementares): campo onde poderá ser inserido a carga horária das atividades complementares da grade curricular. Será inserido no formato horas-relógio.
- Carga horária extensão: campo onde poderá ser inserido a carga horária da extensão da grade curricular. Será inserido no formato horas-relógio.
- Carga horária total: campo apenas para consulta, onde trará a somatória dos totais por componente (mínimo exigido), carga horária das atividades complementares e carga horária da extensão.
- Carga horária exigida: campo onde poderá ser preenchido em horas-relógio a carga horária a ser exigida efetivamente do aluno, para integralização do curso.
- Créditos (atividades complementares): pode-se definir uma quantidade mínima de créditos de atividades complementares que o aluno precisa cumprir.
- Créditos extensão: pode-se definir uma quantidade mínima de créditos de extensão que o aluno precisa cumprir.
- Nº de créditos: pode-se definir a quantidade de créditos desta grade.
- Carga horária presencial: pode-se definir uma carga horária presencial mínima que o aluno precisa cumprir.
- Carga horária EAD: pode-se definir uma carga horária EAD mínima que o aluno precisa cumprir.
Informações adicionais
O aluno não ficará com ingresso concluído caso possua pendências acadêmicas e financeiras. Para as turmas que utilizam grade curricular, são consideras pendências acadêmicas:
- Pendência de atividade complementar;
- Pendência de TCC;
- Pendência de estágio;
- Pendência de Enade;
- Pendência de carga horária mínima realizada;
- Pendência de disciplinas obrigatórias;
- Pendência de créditos realizadas;
- Pendência de documentos obrigatórios para conclusão do ingresso.
As pendências de disciplinas, TCC, estágio, atividade complementar e carga horária mínima realizada, podem ser definidas no cadastro da grade curricular, aba controle de disciplina. As demais, podem ser configuradas conforme documentações: Documentos e Enade.
- Caso não seja adicionado nenhum controle de disciplina na grade curricular e ao concluir disciplina no Moodle, caso o aluno não possua pendências, seu ingresso ficará como “Concluído”, independente de estar aprovado ou reprovado.
- O Moodle avisará caso existam pendências de documentos e financeiras em toda disciplina que o aluno concluir.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.