Configurando oferta de disciplinas e inscrição em disciplinas de dependência e adaptação

Confira abaixo o passo a passo da configuração da oferta de disciplinas em regime de dependência e adaptação.

Pré-Requisitos



Configurações necessárias


Para melhor gerenciamento das disciplinas pendentes do aluno foi criada uma estrutura a parte (Histórico de pendências) para armazenar informações relevantes as disciplinas pendentes no histórico do aluno , permitindo assim realizar tratamentos mais específicos durante as movimentações acadêmicas do aluno dentro da instituição até a conclusão do curso.


Abaixo segue as configurações necessárias para utilização deste novo recurso.


  • No módulo acadêmico cadastrar as modalidades em que as disciplinas de dependência e adaptação serão ofertadas pela instituição.
  • No módulo acadêmico realizar as ofertas disciplinas em regime de dependências e adaptação por modalidade ao período letivo das matrículas


IMPORTANTE: A oferta de disciplina deverá ser realizada a cada período letivo, então é uma configuração recorrente.



As situações Dependência por nota e Dependência por frequencia será atualizada automaticamente no histórico, a única situação que deverá ser atualizada manualmente no histórico do aluno é Adaptação.


Fluxo do processo


Considerando que todas as configurações citadas acima estão concluídas, e as disciplinas ofertadas para o período letivo desejado, os requerimentos estarão disponíveis para solicitação do aluno.


Os requerimentos podem ser vinculados á um evento no calendário acadêmico para definir que as solicitação de matrícula em disciplinas pendentes possa ser realizada apenas num período específico.


1. Solicitação de matricula em disciplinas pendentes via requerimento O aluno realiza a solicitação do requerimento, escolhendo o período letivo que deseja cursar, disciplina a modalidade desejada, as modalidades serão apresentadas confore disponibilizado na tela de oferta de disciplina.



2. Deferimento do requerimento e criação da turma/disciplina


O requerimento é aprovado pelo responsável definido, e neste momento o sistema irá verificar se já existe naquele período letivo uma turma criada com a disciplina selecionada pelo aluno de acordo com as configurações da modalidade selecionado. Caso não exista ele irá criar a turma e vincular a disciplina.




Se já existir uma turma para o curso, turno e periodo letivo para a modalidade selecionada não sera criada uma nova turma, somente será adicionada a nova disciplina na turma já existente.


3. Matrícula do aluno na disciplina


Após o deferimento do requerimento a disciplina é automaticamente incluída na matrícula do aluno.



A matrículas realizadas via requerimentos também respeitarão a regra de matrícula “Verifica o máximo de X disciplina(s) matriculada(s) em regime de X”, para que verifique o tipo de dependência informado e máximo seja validado o tipo disciplina selecionado.


4. Atualizando ocorrências do ingresso


Nas ocorrências do ingresso será adicionado um log para informar que ocorreu uma matrícula em alguma disciplina pendente classificada como dependência ou adaptação.



Se uma disciplina cursada como tipo de pendência adaptação sofrer reprovação ela é automaticamente alterada para Dependência e não mais adaptação.



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