Configurações do chat
Neste recurso realiza-se o cadastro de configurações de chats pelo aplicativo/sistema.
Menu: acadêmico > cadastros > configurações do chat.
Ao acessar a tela, serão listadas todas as configurações do chat.
Para criar uma nova configuração, deve-se clicar em “+Novo” e preencher todos os campos obrigatórios:
Aba Geral
Exclui mensagens enviadas automaticamente dias após a data de envio: neste campo, deve-se inserir o prazo, em dias, para a exclusão das mensagens após o envio. Por padrão, o sistema já traz o valor de 180 dias.
Tamanho máximo de arquivos enviados no chat (MB) : deve-se inserir o valor de tamanho máximo de arquivos enviados no chat.
Aba Acadêmico
Nesta aba, configura-se as permissões de chat das pessoas acadêmicas, sendo elas: aluno, responsável, coordenador e professor.
Encerra chats pedagógicos automaticamente dias após a data de término da disciplina: neste campo, deve-se inserir o prazo, em dias, para o encerramentos dos chats pedagógicos. Exemplo: encerra o chat entre alunos, responsáveis, professores e coordenadores após 120 dias.
Tamanho máximo de arquivos enviados no chat (MB) : deve-se inserir o valor de tamanho máximo de arquivos enviados no chat.
Configurações para alunos:
- Permite a abertura de chats com coordenadores: quando marcado, o aluno poderá iniciar uma conversa com o coordenador do curso. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o aluno poderá iniciar uma conversa com o coordenador, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
- Permite a abertura de chats com professores: quando marcado, o aluno poderá iniciar uma conversa com os professores das disciplinas. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o aluno poderá iniciar uma conversa com o professor, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
- Permite abertura de chats com setores: quando marcado, o aluno poderá iniciar uma conversa com os setores. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o aluno poderá iniciar uma conversa com o setor, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
Configurações para responsáveis:
- Permite a abertura de chats com coordenadores: quando marcado, o responsável poderá iniciar uma conversa com o coordenador do curso. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o responsável poderá iniciar uma conversa com o coordenador, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
- Permite a abertura de chats com professores: quando marcado, o responsável poderá iniciar uma conversa com os professores das disciplinas. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o responsável poderá iniciar uma conversa com o professor, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
- Permite abertura de chats com setores: quando marcado, o responsável poderá iniciar uma conversa com os setores. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o responsável poderá iniciar uma conversa com o setor, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
Configurações para professores:
- Permite a abertura de chats com alunos: quando marcado, o professor poderá iniciar uma conversa com o aluno. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o professor poderá iniciar uma conversa com o aluno, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
- Permite a abertura de chats com responsáveis financeiros/pedagógicos: quando marcado, o professor poderá iniciar uma conversa com o responsável pedagógico e financeiro. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o professor poderá iniciar uma conversa com o responsável pedagógico e financeiro, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
Configurações para coordenadores:
- Permite a abertura de chats com alunos: quando marcado, o coordenador poderá iniciar uma conversa com o aluno. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o coordenador poderá iniciar uma conversa com o aluno, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
- Permite a abertura de chats com responsáveis financeiros/pedagógicos: quando marcado, o coordenador poderá iniciar uma conversa com o responsável pedagógico e financeiro. Quando desmarcado, não será possível iniciar a conversa. Exemplo: quando marcado, o professor poderá iniciar uma conversa com o responsável pedagógico e financeiro, desde que ainda não tenham trocado mensagens. Caso já tenham se comunicado, esse parâmetro não será validado.
Aba Setores
Nesta aba, configura-se as permissões de chat dos setores.
Configurações entre setores:
- Encerra automaticamente chats entre setores após horas sem envio de mensagens: neste campo, deve-se inserir o prazo, em dias, para o encerramentos dos chats entre setores. Exemplo: encerra o chat entre setor acadêmico e financeiro após 120 dias.
Encerra automaticamente chats abertos por alunos ou responsáveis com setores após horas sem envio de mensagens: neste campo, deve-se inserir o prazo, em dias, para o encerramentos dos chats pedagógicos com setores. Exemplo: encerra o chat entre alunos e responsáveis com setores após 120 dias.
Setores disponíveis para alunos e responsáveis: neste item, deve-se configurar quais setores estarão disponíveis para alunos e responsáveis:
Setor: deve-se selecionar um setor cadastrado no sistema. O mesmo é cadastro no módulo comum, setores do trabalho.
Horário inicial e final: horário de atendimento do chat.
Mensagem para chats fora do horário de atendimento: mensagem que será mostrada ao usuário quando o chat estar fora do horário de atendimento.
Chats apenas em dias úteis: quando marcado, o chat funcionará apenas em dias úteis.
Abertura de chats pelo setor com acadêmicos: quando marcado, o setor poderá conversar com pessoas do acadêmico (aluno e responsável).
Para acessar a documentação da rotina, clique aqui.
Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.