Regra de matrícula - Aba Matrícula - Regime Seriado

Para cadastrar uma regra de matrícula por regime seriado, existem vários campos e possibilidades diferentes. Clique nas abas abaixo para visualizar a descrição dos campos e das situações em que estas serão utilizadas:

Financeiro

Nas regras de matrícula, deve-se definir como a matrícula tratará o financeiro:

Campos para seleção:

  • Ajusta parcelas ao alterar a matrícula: ao marcar este parâmetro, deve-se optar entre ajustar Todas as parcelas em aberto, ou ajustar apenas as Parcelas a vencer.
  • Motivo para alteração: deve-se selecionar um motivo para a alteração, tendo as seguintes opções disponíveis:
    • Alteração da data de vencimento
    • Alteração de descontos
    • Mudança de plano de pagamento
    • Alteração de acréscimo
    • Novo boleto

Pendências

Nesta tela, deve-se configurar as pendências para a matrícula/rematrícula dos alunos:


Campos para seleção:

  • Pendência financeiras: nesta combo, poderá optar por desconsiderar, avisar ou bloquear a matrícula em casos de pendências financeiras dos alunos. Ao optar por avisar ou bloquear, será habilitada uma seção de funções chamada “Exibe informações financeiras”, onde será possível parametrizar as pendências financeiras.
  • Tratamento das parcelas
    • Parcelas em aberto com vencimento até a data de matrícula: deve-se selecionar este parâmetro caso a instituição deseja bloquear a matrícula para o aluno que possui parcelas em aberto com vencimento até a data da matrícula.
    • Todas as parcelas em aberto, independente de data de vencimento: deve-se selecionar este parâmetro caso a instituição deseja bloquear a matrícula para o aluno que possui parcelas em aberto, independente de data de vencimento.
  • Considera somente parcelas com vencimento de, até: pode-se informar uma data inicial e final de vencimento das parcelas em que serão consideradas para o bloqueio.
  • Considera todas as parcelas do contrato do aluno (do próprio aluno e de seu responsável): ao marcar este parâmetro, serão consideradas para o bloqueio, todas as parcelas do aluno e também, de seu responsável. Ao desmarcar, apenas serão consideradas as parcelas onde o próprio aluno é responsável por suas parcelas.
  • Considerar apenas a primeira parcela da renegociação: ao marcar este parâmetro, para parcelas renegociadas, será considerada apenas a primeira parcela de cada renegociação para validação de pendência financeira (com base na data de vencimento).
  • Considera todos os dependentes do responsável financeiro: ao marcar este parâmetro, serão verificadas todas as pendências financeiras dos responsáveis do aluno, mesmo que estas não sejam referente ao aluno que está sendo matriculado. Com isso, o bloqueio da rematrícula será aplicado sobre todos os alunos que estão sob a responsabilidade deste responsável. Os responsáveis considerados serão os da última matrícula do aluno e do cadastro de pessoa.
  • Considera parcelas em todas as unidades de ensino: ao selecionar essa opção, o sistema irá verificar se o aluno possuí pendências financeiras em todas as unidades, indiferente do compartilhamento de filtros do financeiro, no security.
  • Contas financeiras ignoradas: pode-se definir contas financeiras a serem ignoradas para o processo, como por exemplo, apostilas.
  • Pendência de documentos: nesta combo, poderá optar por desconsiderar, avisar ou bloquear a matrícula em casos de pendências de documentos dos alunos.
    • Desconsidera: no momento em que o aluno ou secretaria executar o processo de matrícula, o sistema não bloqueará e nem avisará sobre a pendência de documentos, e permitirá seguir com a matrícula normalmente.
    • Bloqueia: dependendo do tipo de processo, o sistema se comportará de maneiras diferentes:
      • Se o processo de matrícula for para deixar o aluno em pré-matrícula, não bloqueará, porém, ficará aguardando a entrega do documento para efetivar a matrícula.
      • Se o processo for para matrícula definitiva, o sistema não permitirá concluir a matrícula.
    • Avisa: no momento em que o aluno ou secretaria executar o processo, o sistema apenas avisará sobre a pendência de documentos, e permitirá seguir com a matrícula normalmente.
  • Pendência de biblioteca: neste campo, é definido se o sistema deverá verificar se o aluno possui pendências na biblioteca durante o processo de matrícula. As opções disponíveis são:
    • Bloqueia: configurando “bloqueia”, o sistema não permitirá a matrícula para quem possuir pendências.
    • Avisa: configurando “avisa”, o sistema apresentará um alerta informando que há pendências, mas permitirá o processo.
    • Desconsidera: configurando “desconsidera” o sistema não fará qualquer verificação de pendências na biblioteca durante o processo de matrícula.

Ao optar por avisar ou bloquear, será habilitada uma nova combo chamada “Considerar em débito na biblioteca quando possuir”, e nela poderá optar entre:

  • Multa
  • Materiais emprestados
  • Ambos


Restrições para matrícula

Nesta tela, deve-se configurar as restrições para matrícula:


Campos para seleção:

  • Bloqueia matrícula em fase diferentes da primeira sem validação de anos/séries anteriores: irá bloquear que um aluno seja matriculado em fase diferente da primeira, caso ainda não tenha concluído ou validado a mesma.
  • Bloqueia avanço de fase quando aluno ultrapassar [xx] disciplinas reprovadas, Considera reprovações [xxxx],
    Considera as reprovações do [ingresso ou período letivo]:
    Não permitirá que o aluno avance de fase caso esteja dentro da regra inserida, ou seja, o número de reprovações inseridos, junto com o tipo de reprovação (média, frequência ou ambas). Também será considerado se são reprovações do ingresso num todo, ou apenas do período letivo.
  • Verifica o máximo de [xx] disciplina(s) matriculada(s) em regime de [xxxx]: número máximo de disciplinas que o aluno pode se matricular no regime informado. Poderá optar entre: Dependência por nota, Dependência por frequência, Adaptação ou Ambas.
  • Disciplina com pré-requisitos: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando houver pré requisito pendente.
  • Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente que estão pendentes: no momento de realizar a rematrícula por escolha de disciplina, o sistema somente deixará o aluno prosseguir se encontrar todas as disciplinas da fase.
  • Realiza matrícula em todas as disciplinas da fase exceto disciplinas com pré-requisito pendente: este parâmetro será habilitado apenas com a combinação dos parâmetros “Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente” e “Disciplina com pré-requisitos = Bloqueia”, conforme imagem abaixo. Essas duas regras juntas formam um conflito de regras, onde o aluno precisa realizar todas as disciplinas da fase, mas tem um pré requisito pendente. Com isto, este parâmetro em questão (Realiza matrícula em todas as disciplinas da fase exceto disciplinas com pré-requisito pendente) irá, no momento da matrícula, desconsiderar a obrigatoriedade de matricular a disciplina que possui o pré requisito pendente, podendo assim efetivar a matrícula.



  • Obriga fazer disciplinas reprovadas [xxxx]: ao marcar este parâmetro, deverá selecionar qual o tipo de reprovação que deverá se matricular ao realizar a rematrícula, podendo ser por frequência, média ou ambas. Além deste parâmetro, existem mais dois que estão vinculados:
    • e juntamente pode fazer disciplinas até [xx] fases seguintes: através deste parâmetro será possível determinar que no momento da matrícula, o aluno deverá se matricular nas disciplinas que reprovou (por média, frequência ou ambas), e se desejar, ainda pode incluir até tais fases seguintes.
  • e juntamente pode fazer disciplinas até na(s) fase(s) [xxx]: ao marcar este parâmetro, no momento da rematrícula, o aluno será obrigado a realizar as disciplinas reprovadas e ainda poderá realizar disciplinas de determinada fase, deverá informar as fases separadas por “vírgula(,)”, ou seja, 2,4. Somente poderá avançar para a fase 3 por exemplo, se tiver concluído todas as disciplinas inclusive as reprovadas até a fase 2.
  • Matrícula baseada em regras de antecipação de disciplinas: Ao marcar este parâmetro, será habilitado um link denominado AD> no cadastro da grade curricular, onde poderá configurar de quais fases e quais disciplinas os alunos poderão antecipar. Acesse a documentação de antecipação de disciplinas para saber mais sobre esta funcionalidade.
  • Bloqueia matrículas para alunos jubilados: ao marcar este parâmetro, os alunos que foram jubilados não poderão realizar a matrícula.
  • Bloqueia matrícula para alunos com situação de resultado em exame ou cursando: alunos que estiverem com as disciplinas ainda em curso ou em exame não poderão fazer a matrícula. Se marcar este parâmetro, irá desabilitar o parâmetro abaixo.
  • Considera disciplinas em curso como aprovadas: com este parâmetro, as disciplinas que estão em curso serão consideradas como aprovadas no momento da matrícula.
  • Bloqueia matrículas em disciplinas não curriculares: não permitirá que o aluno se matricule em disciplinas que não sejam da sua grade curricular ou equivalência.
  • Função de validação específica: campo utilizado quando a instituição deseja realizar uma validação específica quando ao realizar a matrícula ou rematrícula. Lembrando que é uma restrição, ou seja, algo que bloqueia o processo.
  • Atingiu o número máximo de vagas: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando a turma/disciplina atingiu o nº de vagas.
    • Para o número de vagas, considerar matrículas em dependências por nota: define se as matrículas que estão em dependência por nota deverão contar nesse momento.
    • Para o número de vagas, considerar matrículas em dependências por falta: define se as matrículas que estão em dependência por falta deverão contar nesse momento.
  • Conflito de horário: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando houver conflito de horário.
  • Disciplinas aprovadas/validadas: existem três possibilidades neste parâmetro, sendo elas:
    • Somente mostrar sem a possibilidade de escolher: no momento da matrícula irá exibir as disciplinas aprovadas/validadas mas não deixará incluir as mesmas.
    • Mostra com possibilidade de escolher: permite que os alunos incluam disciplinas já aprovadas.
    • Não mostra disciplinas aprovadas: as disciplinas que estiverem aprovadas não serão exibidas para o aluno na matrícula.
  • Permite matricular em disciplina com situação em andamento ou concluída: permite o aluno se matricular nas disciplinas que estão em andamento ou concluídas.

Informações do ingresso

Nesta tela, deve-se configurar as informações do ingresso:


Campos para seleção:

  • Forma de ingresso padrão: deve-se selecionar a forma de ingresso padrão. Esta configuração será utilizada sempre que for realizada uma matrícula individual e nos processos de matrícula de origem “novo aluno”.
  • Bloqueia dois ou mais cursos simultâneos: se marcado, não permitirá que o aluno realize dois ou mais cursos juntos, sendo assim, não poderá cursar Ensino Fundamental e Médio juntos, por exemplo.
  • Bloqueia mais de um ingresso ativo para o aluno no mesmo curso: se marcado, não permitirá que o aluno possua dois ou mais ingressos no mesmo curso.
  • Expressão de registro acadêmico: pode-se informar uma expressão para gerar o código do aluno no curso.

Informações para desligamento

Nesta tela, deve-se configurar as informações para desligamento:



Campos para seleção:

  • Número de disciplinas reprovadas para desligamento [xx]: caso seja informado um valor, se o aluno atingir este nº de reprovações, sofrerá o desligamento. Existem algumas maneiras deste desligamento ocorrer, através da tela “Atualiza situações acadêmicas”, pelo fechamento do período letivo, etc.
  • Número de reprovações na mesma fase para desligamento [xx]: caso seja informado um valor, se o aluno atingir este nº de reprovações dentro de uma mesma fase, sofrerá o desligamento. Existem algumas maneiras deste desligamento ocorrer, através da tela “Atualiza situações acadêmicas”, pelo fechamento do período letivo, etc.
  • Número de reprovações na mesma disciplina para desligamento [xx] considera reprovações [por média, por frequência ou ambas] a partir de [período letivo]: Neste caso, será considerado o aluno que atingir o nº informado de reprovações na mesma disciplina ou equivalente a ela. Para que o desligamento ocorra, existem regras diferenciadas de acordo com que foi preenchido. Veja exemplos de preenchimento e ações:

Atividades complementares

Nesta tela, deve-se configurar as atividades complementares:



Campos para seleção:

  • Replicar registro de atividades complementares: quando marcado, aproveitará as atividades complementares registradas para o ingresso anterior. Ressalta-se que esse procedimento é executado em background (processo agendado em segundo plano) após a matrícula, e pode levar alguns minutos para replicar, dependendo da fila de processamento.

E-mail de efetivação de matrícula

Pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado na efetivação da matrícula. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.

Vale ressaltar que a rotina ainda tem algumas opções de campos curingas que podem compor o corpo do e-mail, tais como ${NOME_COMPLETO}, ${NOME_CURSO}, ${NOME_RESPONSAVEL}, entre outros. Existe ainda a opção de “Carregar e-mail padrão”, que é um modelo padrão de e-mail para esta situação, que foi desenvolvido para facilitar na usabilidade da rotina.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:



Enviar e-mail para matrículas provenientes de CRM: Ao marcar este parâmetro, será enviado e-mail para alunos com matrícula proveniente de CRM.

E-mail de efetivação de rematricula

Assim como na matrícula, pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado na efetivação da rematrícula. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.
O responsável pelo aluno também receberá o e-mail de rematrícula, desde que possua um e-mail cadastrado. O e-mail de confirmação de rematrícula para o responsável seguirá a ordem de envio: responsável familiar, responsável pelo contrato e responsável pedagógico. Exemplo de ordem de envio: se o aluno possui no cadastro os três responsáveis, será enviado apenas para o familiar.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:


E-mail de primeira pré-matrícula online

Pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado ao aluno na efetivação da primeira pré-matrícula online. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução e no cadastro do processo de matrícula, o parâmetro: “Envia notificação da primeira pré-matrícula” precisa estar marcado..



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:


E-mail de primeira pré-matrícula on-line (responsável)

Pode-se configurar o assunto e conteúdo de e-mail que será enviado ao responsável na efetivação da primeira pré-matrícula online. Para isso, no cadastro da pessoa deverá ter o e-mail devidamente configurado e a opção “permite a instituição mandar e-mail” habilitada, assim como o serviço de mensageria deve estar execução.



Ao clicar em “Carregar e-mail padrão”, automaticamente será carregado um modelo de e-mail já com os campos curingas devidamente configurados para que a instituição possa utilizar sem a necessidade de edição, porém, é possível editar o modelo de e-mail de acordo com a necessidade de cada instituição.

Campos curinga:



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