Regra de matrícula - Extensão

Para cadastrar uma regra de matrícula de extensão, existem vários campos e possibilidades diferentes. Clique nas abas abaixo para visualizar a descrição dos campos e das situações em que estas serão utilizadas:

Processo de efetivação das atividades

Nesta tela de regra de matrícula, deve-se definir como será o processo de efetivação das atividades:



Campos para seleção:

  • Forma de ingresso padrão: deve-se selecionar a forma de ingresso padrão. Esta configuração será utilizada sempre que for realizada uma matrícula individual e nos processos de matrícula de origem “novo aluno”.
  • Pendência financeiras: nesta combo, poderá optar por desconsiderar, avisar ou bloquear a matrícula em casos de pendências financeiras dos alunos. Ao optar por avisar ou bloquear, será habilitada uma seção de funções chamada “Exibe informações financeiras”, onde será possível parametrizar as pendências financeiras.
  • Conflito de horário: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando houver conflito de horário.
  • Atingiu o número máximo de vagas: pode optar se deseja avisar, bloquear ou desconsiderar quando a turma/disciplina atingiu o número de vagas.

Processo de cancelamento das atividades

Nesta tela, deve-se definir como será o Processo de cancelamento das atividades:

Campos para seleção:

  • Bloqueia cancelamento de curso por pendência financeira (somente parcelas vencidas): essa opção permite bloquear o processo de cancelamento de curso caso o aluno tenha parcelas em aberto e vencidas. Com essa opção marcada, ao efetuar o cancelamento, o sistema exibirá um alerta avisando que não será possível efetuar o cancelamento, pois o aluno possui pendência financeira.
  • Permite cancelar disciplina com nota e/ou situação de resultado diferente de cursando:
  • Ao desfazer processo de cancelamento retorna à posição financeira antes do mesmo: quando é feito o cancelamento das atividades, é possível configurar uma ação que o sistema irá tomar com relação às parcelas vinculadas à respectiva matrícula. Como o sistema permite desfazer o processo de cancelamento, é possível definir também se a ação que foi tomada no momento do cancelamento, deverá ser desfeita.
  • Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de turma: este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuado o cancelamento de turma. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
    • Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s): todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas à matrícula, independente do vencimento, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente: a partir do mês subsequente ao mês em que o aluno teve sua matrícula cancelada, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
    • Não altera financeiro: nenhuma alteração será feita nas parcelas.
    • Baixa parcelas e gera reembolso: as parcelas em aberto serão baixadas e será gerado um registro de reembolso para o aluno para as parcelas já pagas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas ao ingresso no curso, independente do vencimento, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso no curso, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente: a partir do mês subsequente ao mês em que o aluno teve sua matrícula cancelada, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso, serão canceladas.
  • Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de turma: este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuado o cancelamento da turma. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
    • Baixa parcelas em aberto e creditar o valor pago para o aluno
    • Baixa parcelas em aberto e gera reembolso: as parcelas em aberto serão baixadas e será gerado um registro de reembolso para o aluno para as parcelas já pagas.
    • Baixa parcelas em aberto: as parcelas em aberto serão baixadas.
    • Não altera o financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.
  • Envia email para inscrição principal: envia e-mail para o aluno que teve sua inscrição principal cancelada.
  • Envia email para alunos matriculados: envia e-mail para o aluno que teve sua matrícula cancelada.
  • Relatório: Pode-se definir um relatório de cancelamento.

Atividades de extensão

Nesta tela, deve-se configurar as atividades de extensão:


Campos para seleção:

  • Replicar registro de extensão: quando marcado, aproveitará as atividades de extensão registradas para o ingresso anterior. Ressalta-se que esse procedimento é executado em background (processo agendado em segundo plano) após a matrícula, e pode levar alguns minutos para replicar, dependendo da fila de processamento.

Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)