Regra de matrícula - Aba Cancelamento

Na aba de cancelamento, deve-se definir o comportamento do sistema em relação a um cancelamento.

Para cadastrar uma regra de cancelamento, existem vários campos e possibilidades diferentes. Clique nas abas abaixo para visualizar a descrição dos campos e das situações em que estas serão utilizadas:

Cancelamento de matrícula

Estes campos são utilizados para configurar o comportamento do sistema em relação ao cancelamento de uma matrícula.



Campos para seleção:

  • Bloqueia cancelamento de curso por pendência financeira (somente parcelas vencidas): essa opção permite bloquear o processo de cancelamento de curso caso o aluno tenha parcelas em aberto e vencidas. Com essa opção marcada, ao efetuar o cancelamento, o sistema exibirá um alerta avisando que não será possível efetuar o cancelamento, pois o aluno possui pendência financeira.
  • Considera parcelas de renegociação em cancelamento de curso: ao marcar este parâmetro, é possível considerar as parcelas de renegociação para checagem de pendência financeira.
  • Ao desfazer processo de cancelamento retorna à posição financeira antes do mesmo: quando é feito o cancelamento da matrícula, é possível configurar uma ação que o sistema irá tomar com relação às parcelas vinculadas à respectiva matrícula. Como o sistema permite desfazer o processo de cancelamento, é possível definir também se a ação que foi tomada no momento do cancelamento, deverá ser desfeita.
  • Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso: este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuado o cancelamento do curso. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
    • Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas à matrícula, independente do vencimento, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
    • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente: A partir do mês subsequente ao mês em que o aluno teve sua matrícula cancelada, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.
    • Não altera financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.
    • Baixa parcelas e gera reembolso: As parcelas em aberto serão baixadas e será gerado um registro de reembolso para o aluno para as parcelas já pagas. Marcando esta opção, é necessário definir ainda alguns parâmetros:
    • Valor a ser creditado
      • Valor pago: O valor do reembolso gerado será a soma do valor total pago pelo aluno.
      • Valor pago descontando juros e multa: O valor do reembolso gerado será a soma do valor total pago descontando o que foi pago de juros e multa.
    • Tipo de baixa para quitar parcelas em aberto: Como as parcelas serão baixadas automaticamente no momento do cancelamento, é necessário definir um tipo de baixa que será utilizado para baixar essas parcelas.


  • Inativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas ao ingresso no curso, independente do vencimento, serão canceladas.
  • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso no curso, serão canceladas.
  • Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente: a partir do mês subsequente ao mês em que o aluno teve sua matrícula cancelada, todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso, serão canceladas.
  • Motivo padrão para cancelamento de parcela (serviço externo): É possível informar um motivo padrão de cancelamento de parcela pelo serviço externo.
  • Motivo para cancelamento: É possível informar um motivo padrão de cancelamento, que deve estar previamente cadastrado através do menu de Cadastros > opção Motivos.


Ações complementares

Disponível para as ações: Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s); Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do contrato, a partir do mês subsequente; Baixa parcelas e gera reembolso; Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso; Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso, a partir do mês subsequente.



  • Campo Isenta a primeira parcela para desligamentos até: Campo que configura uma data limite para que cancelamentos/transferência e desistência realizados sejam isentos da cobrança da primeira parcela. Após esta data e até a data de início da turma é cobrado o % configurado e após a data de início da turma cobrado de forma integral. Ao lado o tipo de baixa que deve ser utilizado na baixa.
  • Campo Realiza cobrança proporcional aos dias do mês na parcela do mês de desligamento: Em caso de desligamento, a parcela do mês é cobrada apenas proporcionalmente ao período do mês até o desligamento, sendo o valor restante baixado. Exemplo: cancelamento no dia 10 de um mês com 30 dias, gera cobrança de um terço do valor da parcela. Para esta parcela o sistema também verifica se o aluno teve alguma presença, ou seja, se o aluno estudou por ao menos um dia, para realizar a cobrança proporcional. Se o aluno tiver faltas em todas as aulas até a data do desligamento, então não é feita cobrança proporcional no mês de desligamento.
  • Campo Considera somente dias úteis na cobrança proporcional: Selecionar caso desejar que a cobrança considere apenas dias úteis.
  • Campo Gera conta a pagar de devolução com vencimento: Caso marcado, é gerada uma conta a pagar de devolução, caso gere valor de devolução no desligamento.

Cancelamento de turma

Estes campos são utilizados para configurar o comportamento do sistema em relação ao cancelamento de uma turma.



Campos para seleção:

  • Quando for cancelada a inscrição principal tornar a inscrição alternativa a inscrição principal.: quando for cancelada a inscrição principal e possuir inscrição alternativa, tornar a inscrição alternativa de menor ordem a inscrição principal.
  • Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de turma: este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuado o cancelamento da turma. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
    • Baixa parcelas em aberto e creditar o valor pago para o aluno
      • Valor a ser creditado
        • Valor pago: O valor do reembolso gerado será a soma do valor total pago pelo aluno.
        • Valor pago descontando juros e multa: O valor do reembolso gerado será a soma do valor total pago descontando o que foi pago de juros e multa.
      • Tipo de baixa para quitar parcelas em aberto: Como as parcelas serão baixadas automaticamente no momento do cancelamento, é necessário definir um tipo de baixa que será utilizado para baixar essas parcelas.
      • Conta financeira: deve-se informar a conta financeira que será utilizada para creditar o valor pago para o aluno.
      • Tipo de baixa: deve-se informar o tipo de baixa que será utilizado para creditar o valor pago para o aluno.
    • Baixa parcelas em aberto e gera reembolso: As parcelas em aberto serão baixadas e será gerado um registro de reembolso para o aluno para as parcelas já pagas.
    • Baixa parcelas em aberto: As parcelas em aberto serão baixadas.
    • Não altera o financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.
  • Envia email para inscrição principal: Envia e-mail para o aluno que teve sua inscrição principal cancelada.
  • Envia email para o aluno que teve sua inscrição alternativa cancelada: Envia e-mail para o aluno que teve uma inscrição alternativa(exemplo a 2ª opção) cancelada.
  • Envia email para alunos matriculados: Envia e-mail para o aluno que teve sua matrícula cancelada.
  • Relatório: Pode-se definir um relatório de cancelamento.

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