Grades Curriculares - Aba Componente Curricular
No cadastro de grades curriculares, deve-se realizar as configurações da aba Componente Curricular. Abaixo, seguem as orientações de configurações:
- Fase: deve-se definir as fases a serem cursadas durante o curso.
- AD>: Este parâmetro é exibido na grade quando a regra de matrícula do curso desta grade for baseada em antecipação de disciplinas. Ao clicar sobre o link, o usuário será redirecionado para a tela de Antecipação de disciplinas, e nesta tela, poderá realizar todos os controles de antecipação.
- Componente curricular: deve-se definir as disciplinas que serão cursadas pelos alunos durante todo o curso.
- H-A: quando o formato da grade curricular é por “hora-aula” o sistema apresentará a coluna de H-A, onde é apresentado o valor da hora-aula conforme o cadastro da disciplina. Componentes curriculares que são cadastrados como: TCC, estágio, atividades de extensão, atividades complementares, artigo ou monografia não serão convertidos para “hora-relógio” quando o tipo do formato de carga horária for “hora-aula”. Campo apenas para consulta.
- H-R: quando o formato da grade curricular é por “hora-aula”, o sistema fará a conversão da hora-relógio com o seguinte cálculo: carga horária do componente curricular da disciplina multiplicada pela duração da aula em minutos dividido por 60. Caso o formato da grade curricular já seja por hora-relógio, irá apresentar o valor da carga horária da disciplina em si. Campo apenas para consulta.
- Tipo: deve-se definir o tipo de cada componente curricular. Exemplo: se a disciplina é Obrigatória, Optativa, Eletiva, de Atividade Complementar, entre outros.
- Para cadastrar tipos de componentes curriculares, deve-se acessar o menu de Cadastros > opção de menu Tipos de componentes curriculares.
- O tipo “Atividade complementar” só é permitido um por fase, ou seja, se houverem duas disciplinas de atividade complementar na fase 1, o sistema exibirá um alerta.
- Ordem: deve-se definir a ordem que a disciplina deve aparecer nos relatórios (históricos).
- Outros: ao clicar sobre o campo “Outros” é apresentado os campos “Abono de faltas”, “Integrar com EAD” e “Observação”.
- Abono de faltas: quando marcado, permitirá realizar abono de faltas para essa disciplina.
- Integrar com EAD: quando marcado, permitirá que essa disciplina seja integrada com o sistema EAD.
- Observação: campo onde poderá inserir observações:
Requisitos: este parâmetro só é habilitado após Gravar o cadastro da grade curricular. Ao clicar em Incluir, o usuário será direcionado para a tela de Requisitos da disciplina, e nela, poderá definir se a disciplina terá algum pré-requisito para poder ser cursada pelos alunos:
- O parâmetro “Exige projeto de TCC aprovado” deve ser marcado caso seja obrigatório que o projeto de TCC esteja aprovado para que o aluno possa se matricular na disciplina do tipo TCC.
- Se informado o campo “Até a fase xx do componente curricular xx” no pré-requisito de créditos concluídos, é necessário que seja preenchido o mínimo de créditos concluídos. Neste caso, é verificado se o aluno possui a quantidade mínima de créditos concluídos até a fase especificada no componente curricular definido ou, caso o campo esteja em branco, esta quantidade mínima será comparada à soma dos créditos de todos os componentes curriculares concluídos.
Equivalentes: este parâmetro só é habilitado após Gravar o cadastro da grade curricular. Ao clicar em Incluir, o usuário será direcionado para a tela de Disciplina grade equivalente, e nela, poderá definir se a disciplina em questão será equivalente com disciplina(s) de outra(s) grade(s):
Módulo: quando habilitado, deve-se vincular os módulos cadastrados na aba Módulos de disciplinas às disciplinas vinculadas à grade. Este campo será habilitado quando o parâmetro “Possui módulos” na aba Dados for marcado.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.