Cancelamento de matrícula individual
Este processo consiste no registro do cancelamento da matrícula e disciplinas de um aluno.
A rotina pode ser utilizada de três formas:
- Solicitação de Requerimento com ação de cancelamento;
- Diretamente pela tela de matrícula do aluno > aba Ingresso > Link Cancelamento;
- Pelo menu de Operações > Cancelamento, conforme será mostrado abaixo:
Pré-requisitos
- A matrícula a ser cancelada deverá estar com situação “ativo”, pois o link inteligente “Cancelamento“ apenas será exibido em matrículas ativas.
Configurações necessárias
Antes de utilizar a rotina, é necessário configurar os itens na aba Cancelamento das configurações de Regras de matrícula:
Fluxo do processo
Ao acessar a rotina de Cancelamento pelo menu lateral, o sistema solicitará o período letivo, o aluno e o curso a qual pertence a matrícula que deseja cancelar:
Então, a tela de Cancelamento será apresentada e já trazendo as informações do aluno. Com isso, deve-se preencher os campos conforme necessidade.
Filtros para preenchimento:
Data de cancelamento: deve-se informar a data que será registrada como data do cancelamento.
Motivo: deve-se selecionar um motivo para o cancelamento. Este motivo deverá estar previamente cadastrado através do menu de Cadastros > Motivos gerais.
Motivo para cancelamento de parcelas:
Período letivo: deve-se informar qual período letivo será cancelado. Poderá ser informado o período letivo atual (para cancelar a atual matrícula), ou então, o próximo período letivo, onde é possível indicar uma turma do próximo período:
Ao escolher o próximo período letivo e informar uma turma, o sistema matriculará o aluno nessa turma, e posteriormente, cancelará sua matrícula.
Situação de disciplinas não concluídas: Deve-se definir qual será a situação de resultado das disciplinas não concluídas. Estas situações devem estar previamente cadastradas através do menu de Cadastros > opção Situações de resultado.
Observação: é possível informar uma observação para este processo. Esta observação será exibida na tela de ocorrências do ingresso do aluno.
Após preencher os filtros necessários, deve-se clicar em Confirmar.
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