Cálculo realizado pelo ENADE
Para cada tipo de aluno (ingressante e concluinte) e curso (bacharelado e tecnólogo), é realizado um tipo de cálculo diferente para ser realizada a exportação ao ENADE. Abaixo, mais detalhes de cada cálculo:
- Alunos ingressantes: Todo aluno com ingresso e matrícula ativa, data do ingresso no ano da exportação, forma do ingresso definida do tipo ingressante no curso e que tenha de 0% (zero por cento) até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o término do período de inscrição.
- Alunos concluintes: Todo aluno com matrícula ativa no ano da exportação e incluso na seguinte regra:
1. Carga horária concluída pelo aluno (considera apenas disciplinas dos tipos de componentes curriculares que estejam configurados para considerar no cálculo de concluintes para a prova do ENADE);
2. Carga horária que o aluno está cursando (considerar apenas disciplinas dos tipos de componentes curriculares que estejam configurados para considerar no cálculo de concluintes para a prova do ENADE);
3. Carga horária total da fase com maior total de carga horária (carga horária exigida somada), desconsiderando a carga horária das disciplinas que o tipo de componente curricular não considera no cálculo de concluintes. No caso, se a fase 1 tiver 520 horas e a fase 2 tiver 480, será utilizada a quantidade de carga horária da fase 1.
4. Carga horária total da grade curricular do curso do aluno. Exemplo: Se A + B + C > = D, então o aluno é considerado concluinte.
A carga horária total da grade curricular deve ser preenchida no campo “Carga horária” no cadastro da grade curricular, descontando a soma da carga horária das disciplinas, cujo tipo de componente curricular não estejam configurados para considerar no cálculo de concluintes para a prova do ENADE.
A regra citada acima para os alunos concluintes, refere-se a regra que consta no Manual do ENADE, referente a questão de 80% e 75% da carga horária mínima do currículo do curso até o término da inscrição, que segue abaixo:
- Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade no ano atual, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho do ano subsequente.
- Estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade no ano corrente, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro do ano corrente.
Situação Ingressante e Situação Concluinte: Os campos de Situação Ingressante e Situação Concluinte são parametrizáveis no Security para serem habilitados, ou então, escondidos na tela. Deve-se definir no menu utilizando os seguintes parâmetros:
- Ingressante:
Desabilitar: exportacaoEnade.desabilitar.situacaoEnadeIngressante
Esconder: exportacaoEnade.esconder.situacaoEnadeIngressante
- Concluinte:
Desabilitar: exportacaoEnade.desabilitar.situacaoEnadeConcluinte
Esconder: exportacaoEnade.esconder.situacaoEnadeConcluinte
Curso com regime de matrícula - Seriado
Quando o curso for seriado, fará a previsão de conclusão da seguinte forma:
Irá somar a carga horária concluída pelo aluno, + a carga horária que está cursando, + carga horária da próxima fase. Caso o valor total chegue ao total que o aluno deve cumprir na grade ou ultrapasse, então o mesmo será exportado no Enade, caso contrário não será exportado.
CH concluída + CH cursando + CH próxima fase >= CH grade então exporta CH concluída + CH cursando + CH próxima fase =< CH grade então não exporta
Como são recuperados esses valores usado na regra acima:
- CH Concluída - pega as cargas horárias do histórico do aluno das disciplinas terminadas na grade;
- CH Cursando - pega as disciplinas que o usuário está cursando e soma a carga teórica com a prática definido no cadastro da disciplina;
- CH Próxima fase - vê qual é a próxima fase do aluno na grade.
Ex. Aluno está cursando a 6 fase, a próxima fase é a 7 (Só pegará a próxima fase, não as posteriores a próxima), com isso, pega quais tipos de disciplina cursará;
Ex. Obrigatória, opcional… Depois com esses tipos coletados pega o valor que já cursou em cada tipo, e soma com o que está cursando naquele tipo, em seguida vê qual é o valor definido para completar até o final do curso para aquele tipo e faz um saldo de quanto ele ainda precisa cursar até o final do curso. Com esse saldo coletado é pego a quantidade de carga horária que o aluno cursará naquele tipo de disciplina na próxima fase.
Exemplo: se tem duas disciplinas obrigatórias em que ambas são 10 horas, o total será 20 na próxima fase. Sabendo esses dois valores o sistema verificará se a carga que o aluno cursará é menor que o saldo, se for esse é o valor que será usado para comparar na regra, caso contrário se for igual ou maior então é pego o saldo para não contabilizar mais que o máximo para aquele tipo de disciplina. Por fim sabendo esse valor geral do tipo de disciplina é somado no total de todas as disciplinas. Essa soma dos tipos é a carga horária da próxima fase, usado na regra geral.
Ainda há dúvidas? Se você preferir, retire suas dúvidas com o nosso suporte. Clique aqui e abra um chamado para atendimento.