Cadastros Iniciais
Ao se trabalhar com a metodologia ativa, existem alguns parâmetros específicos nos cadastros do mentor, veja abaixo as recomendações.
Regra de Matrícula
A regra de matrícula possui vários parâmetros que ditam o funcionamento das matrículas iniciais e das rematrículas. Cada instituição pode montar as regras de acordo com o regulamento vigente na instituição. Na metodologia ativa, apenas se recomenda utilizar os seguintes parâmetros:
- Regime matrícula = Seriado
- Obriga fazer todas as disciplinas da fase corrente = Selecionar
- Obriga fazer disciplinas reprovadas = Selecionar e tipo de reprovação = ambas
- e juntamente pode fazer disciplina até na(s) fase(s) = selecionar o parâmetro e informar as fases que pode fazer, tendo disciplina anterior reprovada. Vamos supor que seja informado (2,4,6) neste caso, ao reprovar em uma disciplina da fase 1, na rematrícula poderá incluir as disciplinas da fase 2 e obrigatoriamente a reprovada.Caso, aprove em todas da fase 2, mas ainda esteja com uma reprovada na fase 1 ou o contrário, não poderá evoluir para a fase 3. Sendo assim, esse parâmetro deve ser levado em consideração de acordo com a montagem da grade curricular do curso.
Os demais parâmetros podem ser a critério da instituição, lembrando que isso é apenas uma sugestão se a instituição preferir usar de maneira diferente pode desde que atenda aos critério do MEC.
Curso
Deverá criar o curso da maneira padrão já criada hoje, informando as configurações, a diferença é que deve-se ater ao “Plano de Ensino Padrão”, afinal na metodologia ativa, existem alguns parâmetros a mais para o plano de ensino. Clique aqui para verificar sobre ele, mas caso você ainda não tenha cadastrado ele, pode deixar em branco e retornar após o cadastro para ajustar.
Na aba “Regra de Matrícula” deve informar a regra criada acima.
Disciplinas
Deverá cadastrar todas as disciplinas que são unidade curricular, ou seja, que serão listadas no histórico do aluno.
Também deverá criar os casos/cenários, que será as agregadas.
Vale ressaltar que as apenas as unidades curriculares que você deseja que saiam no histórico irão compor a CH do curso.
Os parâmetros são os mesmos, não tendo algum específico.
Grade Curricular
No casos das grades curriculares, deverá incluir todas as unidades curriculares, ou seja, todas as disciplinas que devem sair no histórico, as agregadoras.
Exemplo: Existem a disciplina “Conhecimentos Gerais”, que terá os cenários “Informática Básica”, “Inglês” e “Espanhol”. Somente a disciplina “Conhecimentos Gerais” será inclusa na grade curricular, pois é ela que apresentarei no histórico do aluno ao se formar.
Considerando isso, atenção ao campo “Carga horária total”, deverá ser preenchido apenas com o total das disciplinas agregadoras.
Os demais campos são à critério da instituição.
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