Cadastros Iniciais III

Neste ponto da documentação demonstraremos como deve e pode ser configurado o Plano de Ensino, Turmas e o Cronograma desta turma.

No cadastro do plano de ensino, a instituição define quais são as informações pertinentes ao plano de ensino, bem como quais serão utilizadas no conteúdo ministrado e plano de aula, se utilizar. Atualmente essa informações são cadastradas geralmente a nível de turma/disciplina, neste caso o professor poderá preencher essas informação conforme a didática em aula.
Recomenda-se que para a metodologia ativa utilize-se o parâmetro {Disponibiliza conteúdo de disciplinas agregadoras para disciplinas agregadas no conteúdo ministrado e plano de aula}, onde ao ser cadastrado o material para a agregadora ele ficará disponível nas agregadas. Ou seja, se existir um professor responsável pela disciplina AGREGADORA ele poderá cadastrar o material, e os professores das agregadas poderão utilizar esse mesmo material nos seus planos de aulas e conteúdos ministrados.
Feito as configurações, é necessário atrelar esse plano. Se você criou uma regra de plano de ensino, específica para os cursos da metodologia ativa, recomenda-se vincular no cadastro de curso. Caso você esteja usando o mesmo padrão para todos os cursos, pode vincular no subnível do curso.

O cadastro de turma com disciplinas normais você usuário já esta habituado a realizar. Neste caso da metodologia ativa, deverá acessar o menu de cadastro, clicar em novo. Informar o nome, curso, grade e fase, feito isso clicar em “Carregar”. Veja abaixo as explicações por abas:

  • ABA Básico: Deverá preencher todas as informações como já de padrão da instituição, apenas no campo {Critério de avaliação padrão para disciplinas} deve lembrar de vincular o critério, criado no manual anterior.
  • ABA Complemento: preencher os campos de maneira normal, não há particularidade da metodologia.
  • ABA Disciplinas: neste aba a atenção precisa ser redobrada. No manual de Cadastros Inicias I, informamos que a instituição deveria criar todas as disciplinas da unidade curricular(agregadoras) e também os estudos de casos/cenários(agregadas), porém as agregadas não foram vinculadas a grade curricular, ou seja, é aqui neste momento que iremos vincular elas. Veja os passos:
    1. Nas disciplinas que são agregadoras, deve clicar em {+Info} e no campo {Tipo de composição} deve inserir AGREGADORA, clicar em {Gravar}.
    2. Feito isso, deve fechar a janela, e clica no botão {Novo} que fica dentro do quadro de disciplinas e adicionar uma a uma as disciplinas que foram criadas para ser os cenários/casos, ou seja, agregadas.
    3. Adicionado cada uma, deverá clicar em {+Info} e no campo {Tipo de composição} deve inserir AGREGADA, com isso habilitar um campo com disciplinas, deverá selecionar qual delas é sua agregadora, além deste campo também abrirá um campo de peso, este deve ser proporcional ao nº de disciplinas agregadas(cenários/casos) que você terá em determinada agregadora, clicar em {Gravar} por fim.
    4. Feito isso, a instituição ainda poderá optar por separar a turma em subturmas/grupo de estudos. Na disciplina agregada deve clicar em {+Info}, no campo {Utiliza Subturma?}, selecionar SIM.
    5. Clicar na opção {Novo Detalhe} e incluir as subturmas desejadas, lembrar sempre que o total de vagas de todas as subturmas dessa agregada deve ser igual ao total de vagas da turma.
  • ABA Projetos: preenchimento padrão.
  • ABA Inscrição: também preenchimento padrão.

Importante.: Caso uma determinada disciplina que esteja inclusa na turma não conste na grade vinculada ao curso, então o sistema apresentará a mensagem de que a disciplina “X” não pertence a grade do curso, conforme imagem abaixo.

Entretanto, caso a disciplina não conste na grade, porém ela é uma disciplina agregada e sua agregadora está vinculada a grade do curso, então o sistema não mais apresentará a mensagem de que a disciplina “X” não pertence a grade do curso.

Por fim, caso remova-se este vinculo de agregada (que não consta na grade do curso) com sua agregadora (que consta na grade do curso) então o sistema novamente apresentará a mensagem de que aquela disciplina não está vinculada a grade do curso.

Cadastrado a turma, é possível cadastrar o cronograma. Neste momento a instituição deve identificar qual sua situação, para isso poderá se fazer as seguintes perguntas para entender como irá cadastrar os cronogramas:

  1. Na minha turma, tenho apenas disciplinas normais?
    1. SIM, neste caso poderá lançar o cronograma normalmente como padrão.
    2. NÃO, neste caso veja mais abaixo qual tipo de cadastra se encaixa.
  2. Na minha turma, tenho apenas disciplinas agregadoras e agregadas, sem subturma?
    1. SIM, então você poderá lançar o cronograma diretamente nas disciplinas agregadas sem necessidade de lançar na agregadora,a final os professores lançaram a nota por estudo de caso/cenários.
    2. NÃO, então veja a próxima situação.
  3. Na minha turma, eu trabalho com agregadora, agregada e dentro das agregadas existem subturmas?
    1. SIM, neste caso deverá lançar o cronograma para aquele caso/cenário e para determinada subturma, assim cada professor terá acesso a sua disciplina exclusivamente.

Cadastrado o cronograma, será disponibilizado no portal do professor o lançamento das frequências e notas. Para visualizar como fica o diário do professor clique aqui.


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