Agrupamento de turma/disciplina
Funcionalidades
Realiza os registro das atividades do professor referente ao diário eletrônico de uma única vez, para várias turmas/disciplinas daquele professor, as rotinas alteradas para utilizar o agrupamento no portal do Professor utilizando o portal do Mentor são:
- Digitação de frequência diária.
- Digitação de provas e trabalhos.
- Digitação de conteúdo ministrado.
- Digitação de notas e faltas gerais.
- Abono de faltas.
- Registro de observações.
- Digitação de plano de ensino.
- Aprovação/Reprovação do plano de ensino.
- Clonagem e cópia de plano de ensino.
- Digitação do plano de aula.
Processos que estão disponíveis no portal do professor no Mentor WebG5 são:
- Digitação de frequência diária.
- Digitação de conteúdo ministrado.
- Abono de faltas.
- Material de apoio
Pré-requisitos
A turma/disciplina do mesmo agrupamento devem possuir as configurações abaixo iguais, sendo elas:
- Critério de avaliação;
- Períodos do diário (Todas as datas, quando utiliza período específico ou normal);
- Período letivo;
- Datas de cronograma;
- Tipo de composição de disciplina sempre “Normal”;
Além disso a turma/disciplina não deverá ter as seguintes configurações:
- Possuir subturma cadastrada;
- Não poderá ser de componente curricular de disciplina especial (TCC/Estágio);
- No cadastro de plano de ensino a configuração que utiliza requerimento para aprovação deverá estar desmarcada;
- Fechamento de diário (todos os diários deverão estar fechados, caso a secretaria reabra um diário do agrupamento, e os demais estiverem fechados, no portal do professor aparecerá como fechado);
- Referente as permissões do professor, sempre utilizará a permissão do diário de classe a de nível mais baixo como regra.
Segue abaixo algumas situações que podem ocorrer caso o cronograma de aula estiver com datas diferentes, por exemplo:
- Agendamento de avaliação: irá agendar somente para turma/disciplina que tem alunos naquela data.
- Digitação de frequência: só vai conseguir digitar frequência para alunos com aulas naquelas datas.
Descrição da funcionalidade
Ao acessar o cadastro de Agrupamento de turma/disciplina, temos a tela de cadastro, conforme imagem abaixo:
- Código: Criado automaticamente pelo sistema.
- Campo Descrição: Informar qual a descrição que deverá aparecer para o professor para efetuar os registros referente ao diário eletrônico.
- Período Letivo: Informar qual o período letivo das turmas/disciplinas que serão agrupadas.
- Turma/disciplina: Informar qual a turma/disciplina que fará parte do agrupamento.
Agrupamento (PADRÃO)
Segue abaixo um exemplo de cadastro:
Temos ainda a opção para pesquisar um cadastro existente:
E os botões de ações com suas funcionalidades:
Utilizando a funcionalidade
Após o cadastro efetuado, o professor ao efetuar a digitação de provas e trabalhos, notas e faltas gerais e frequência diária ao selecionar um agrupamento, irá carregar os alunos que estão matriculados em turmas/disciplinas pertencentes a este agrupamento, sempre respeitando o compartilhamento de unidades. Conforme no exemplo abaixo:
Ao efetuar o registro de observações, conteúdo ministrado, plano de ensino, fórmula de cálculo, cadastro de provas e trabalhos e registro de material de apoio, ao inserir ou alterar alguma informação sempre é replicado para as demais turmas/disciplinas pertencentes ao agrupamento.
Veja exemplo ao efetuar o registro de cadastro de provas e trabalhos:
No material de apoio por exemplo, quando o professor efetuar a digitação de algum material para ser disponibilizado para os alunos, da mesma forma irá replicar para todos os alunos que estão cadastrados dentro do agrupamento.
Conforme o aluno efetuar a visualização, o professor verificará quais foram os alunos, independente da turma/disciplina que estão matriculados, pois aparecerá somente o nome do agrupamento conforme imagem abaixo:
Ao efetuar o encerramento do diário e calcular a média, será efetuado para todas as turmas/disciplinas do agrupamento.
- Veja que não aparece o nome da Turma/disciplina em todas as rotinas citadas acima e conforme alguns exemplos e sim o nome o qual foi efetuado o cadastro na Descrição, os alunos apresentados pertencem a várias turmas/disciplinas, mas para o professor essa informação não é apresentada.
Dessa forma o professor acessa uma única vez cada funcionalidade e efetua o registro das informações, sem ter a necessidade de acessar cada turma/disciplina a qual leciona.
Regras para o portal do coordenador: Quando o Coordenador acessar a digitação do plano de Ensino, seja para efetuar alguma alteração, clonagem, cópia, aprovação ou reprovação do Plano de Ensino, será apresentado uma mensagem em tela informando que qualquer alteração que o mesmo efetuar será replicado para as demais turmas/disciplinas daquele agrupamento, independente se alguma turma/disciplina for de outro Curso o qual o mesmo não é o Coordenador.
Para o Coordenador não será apresentado o nome da Descrição do agrupamento, e sim as turmas/disciplinas individualmente. Conforme exemplo abaixo:
Agrupamento para unidades diferentes (utilizado no EAD)
Pré-requisitos para agrupamento com unidades diferentes:
- Curso com grade em apenas uma das unidades que farão parte do agrupamento;
- Turma com a mesma fase nas unidades que farão parte do agrupamento (obrigatório utilizar o curso do passo 1 para todas as unidades);
- Cronograma por semana para as turmas que farão parte do agrupamento. Obs: A data, horário, turno e professor devem ser idênticos para todas as turmas que irão compor o agrupamento;
- Matricular alunos nas turmas;
- E por último, realizar o agrupamento de turmas/disciplinas de unidades diferentes.
Importante: o professor deve ter acesso a todas as unidades que compõem o agrupamento.
Cadastro do agrupamento para unidades diferentes:
Após realizar os pré-requisitos, o professor terá a seguinte visualização do diário eletrônico no portal do professor:
Observação: Como o diário eletrônico trabalhará com o agrupamento em diferentes unidades, é importante ressaltar que as alterações realizadas, independentemente da unidade em que tenham sido efetuadas, serão aplicadas a todas as unidades do agrupamento. Ou seja, todas as informações do diário serão compartilhadas entre as unidades do agrupamento.
Diante disso, o professor poderá realizar os seguintes cadastros e manipulações no diário eletrônico:
- Cadastrar provas e trabalhos;
- Frequência diária;
- Prévia de notas e faltas;
- Notas e faltas gerais;
- Abono de faltas;
- Digitação de notas;
- Registro de observações;
- Conteúdo ministrado;
- Encerrar o diário e/ou abrir o diário.
Para conhecimento: Segue abaixo as rotinas que atualmente não tratam a unificação de turmas/disciplinas:
- Envio de email.
- Solicitação de requerimentos.
- Digitação de notas e faltas por aluno.
- Digitação de faltas por data para todas disciplinas.
- Relatórios Padrões.
O Mentor disponibiliza uma consulta que verifica as inconsistências geradas em um agrupamento de turma/disciplina. Para verificar o funcionamento desta consulta acesse: Inconsistências em agrupamento de turma/disciplina
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