Cadastro de processo de matrícula/rematrícula

Os cadastros de processos de matrículas são necessários para que seja possível realizar as matrículas e rematrículas dos alunos na instituição.

Processo de Matrícula: O processo de matrícula é utilizado para novos alunos que estão ingressando na instituição. Eles podem ingressar na instituição à partir de uma transferência externa provindo de outras instituições, processos seletivos, prospects, inscrição em um curso, ou até mesmo, primeira matrícula em colégio.

Processo de Rematrícula: O processo de rematrícula é utilizado para os alunos que já estudam na instituição. Ou seja, é utilizado para renovar a matrícula dos alunos para o próximo ano letivo.

Antes de cadastrar um processo de matrícula/rematrícula, é necessário que a instituição já tenha um cronograma de como realizará estes processos, por exemplo: se o processo de rematrícula será em lote ou individual, se os processos gerarão financeiro, se terá entrega de documentos, entre outros.

Cadastrar um processo de matrícula/rematrícula requer muita atenção. As informações inseridas e configuradas no sistema devem estar cadastradas de forma correta, para que os processos funcionem conforme o esperado.

Para cadastrar processos de matrícula ou rematrícula, deve-se acessar o menu de Cadastros > Processos de matrícula:

Para saber mais a respeito das funções disponíveis no processo de matrícula/rematrícula, clique nas abas abaixo:

Demonstração de como cadastrar um processo de matrícula


Nova tela disponível a partir da versão 07.09.00 do sistema.

No GIF abaixo, é possível visualizar como utilizar a tela de cadastro de processo de matrícula:



A descrição/nome do processo de matrícula deve ser bem intuitivo, por isso, recomendamos inserir na descrição, um passo que será utilizado nesse processo de matrícula/rematrícula, a fim de facilitar na hora de pesquisá-lo e utilizá-lo. Por exemplo: Matrícula Individual - Sem financeiro - Matrícula Definitiva.

Nas abas abaixo, segue o detalhamento dos demais campos, bem como, instruções de como configurar um processo.

Aba Passos do processo de matrícula

No cadastro do processo, é necessário informar como será o processo de matrícula/rematrícula. Os campos obrigatórios possuem um asterisco (*) ao lado do nome de cada campo. Abaixo, segue o detalhamento de cada campo:


Descrição: neste campo deve ser informado o nome do processo, ou seja, sua identificação.
Tipo de seleção: este campo é utilizado para indicar se as matrículas/rematrículas serão geradas em lote ou individual.

  • Individual: se selecionada esta opção, a matrícula/rematrícula será feita aluno por aluno.
  • Lote: se selecionada esta opção, é possível realizar a rematrícula com vários alunos de uma única vez. Ressaltamos que somente é possível realizar processos em lote quando não for com novos alunos, pois trata-se da primeira matrícula. Logo, a opção em lote é utilizada apenas para processos de rematrículas.

Origem dos alunos: neste campo, é necessário informar a origem dos alunos:

  • Inscrição em curso: neste caso, deve ser informado “Inscrição no curso”, quando o aluno realizou inscrição no curso disponibilizado pela instituição, através do módulo de “Inscrição”.
  • Novo aluno: neste campo deve ser informada esta opção, para realizar matrículas de novos alunos, ou seja, a primeira matricula no curso do aluno.
  • Inscrições/chamadas em concursos: é necessário informar esta opção no campo, caso o aluno for aprovado em um processo seletivo disponibilizado pela instituição.
  • Pré-matrícula: a instituição pode utilizar um processo de matrícula que deixe os alunos com situação de pré-matrícula, e posteriormente, utilizar um processo que efetive a matrícula dos alunos, deixando-os com a matrícula ativa.
  • Prospect: caso a instituição utilize o módulo prospect, é possível criar um processo de matrícula com a origem dos alunos sendo deste módulo, para que a informação do ingresso seja informada corretamente e saber que sua origem vem do módulo.
  • Rematrícula com sequência de turma: neste caso, somente será utilizado quando for rematricula, e a instituição desejar que a rematrícula seja com sequência de turma. Exemplo: em 2022 o aluno está na turma A e em 2023 ele irá para a turma B, esta é a sequência de turma. Geralmente este processo com sequência de turma é utilizado para instituições de ensino infantil/fundamental/médio. Ao selecionar esta opção, serão habilitadas duas outras opções que são:
    • Quando a turma possui subturma, não exibe a subturma, e realiza a matrícula na disciplina sem a mesma
    • Permite rematrícula com ingresso concluído
  • Rematrícula manual/individual: neste caso, a rematrícula será individual, ou seja, aluno por aluno.
  • Transferência de unidade: neste caso, deve ser informado, caso o aluno tenha se transferido de outra unidade da mesma rede de ensino através do processo de transferência externa.

Tipo de processo: deve ser informado o tipo de processo, para definir se a matrícula do aluno ficará como ativa logo que finalizar o processo, ou se ficará como pré-matrícula e ficará como ativa caso pague a primeira parcela.

  • Matrícula definitiva: o aluno fica com a matrícula ativa, sem a necessidade de pagar a primeira parcela da matrícula para ficar como ativo, por exemplo.
  • Pré-matrícula: sua matrícula não está 100% confirmada, a instituição pode configurar para que o aluno tenha que pagar a primeira parcela para que sua matrícula fique como ativa, por exemplo.

Consentimento: neste campo é possível vincular um termo de consentimento previamente cadastrado em Módulo Comum > Configurações LGPD.
Informações: neste campo, é possível inserir informações como: instruções pertinentes ao processo de matrícula/rematrícula, instruções de como realizar a matrícula/rematrícula, mensagem de boas-vindas, entre outras informações que julgam-se necessárias aparecerem no início do processo de matrícula/rematrícula. Estas informações serão exibidas antes do início do processo de matrícula. Veja abaixo um exemplo de mensagem de boas-vindas juntamente com uma instrução, no portal do responsável:


as opções dos passos do processo de matrícula podem ser alteradas conforme a seleção nos campos: tipo de seleção, origem dos alunos e/ou tipo de processo.


Quando o tipo de seleção for: individual (se a seleção for em lote, os campos abaixo não serão apresentados), a origem dos alunos for: inscrição em curso, novo aluno, pré-matrícula e/ou prospect e tipo de processo: pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:

Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.
Envia notificação da primeira pré-matrícula: caso marcado, enviará notificação nas pré-matrículas realizadas.


Quando o tipo de seleção for: individual, a origem dos alunos: processo seletivo e o tipo de processo: pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:

Requerimento para destrancar aluno: é possível selecionar um requerimento para destrancamento do aluno.
Permite alterar o curso/turno para efetivação de matrícula: permite alterar o curso ou turno para a efetivação de matrícula.
Lista candidatos já matriculados na tela de seleção: lista os candidatos já matriculados na tela de seleção.
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.
Envia notificação da primeira pré-matrícula: caso marcado, enviará notificação nas pré-matrículas realizadas.


Quando o tipo de seleção for: individual, a origem dos alunos: rematrícula com sequência de turma ou rematrícula manual e o tipo de processo: matrícula definitiva ou pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:
Requerimento para destrancar aluno: é possível selecionar um requerimento para destrancamento do aluno.
Quando a turma possui subturma, não exibe a subturma, e realiza a matrícula na disciplina sem a mesma: se marcado, quando a turma possui subturma, não exisbe a subturma e realiza a matrícula na disciplina sem a mesma.
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.


Quando o tipo de seleção for: individual, a origem dos alunos: transferência de unidade e o tipo de processo: matrícula definitiva ou pré-matrícula, os seguintes campos são apresentados em tela:
Permite rematrícula com ingresso concluído: ao selecionar estará permitindo a realização de rematrícula de alunos com situação do ingresso como concluída.

Importante:

  • O campo: envia notificação da primeira pré-matrícula, apenas será apresentado se o tipo de processo for: pré-matrícula.

Passos do processo

Nestes campos, são realizadas as configurações dos processos de matrícula/rematrícula, sendo que pelo menos um deles deve estar marcado para conseguir cadastrar um processo, caso contrário, o sistema solicitará que seja marcado pelo menos uma opção.


Seleção dos alunos/pessoas: é possível selecionar o aluno desejado para realizar a matrícula/rematrícula.
Cadastro do responsável/pessoa: esta opção é utilizada para que no momento da matrícula/rematrícula seja possível atualizar os dados dos responsáveis do aluno, como endereço, e-mail, telefone, entre outros. Geralmente, esta opção é indicada para instituição de ensino infantil, fundamental e médio. Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:

  • Interface de cadastro: é possível customizar a tela de cadastro através de uma interface de cadastro para a secretaria. Esta interface deve ser criada no módulo gerador de interface, ou então utilizar a tela padrão do sistema.
  • Interface de cadastro para portal do responsável: é possível customizar a tela de cadastro através de uma interface de cadastro para o portal do responsável. Esta interface deve ser criada no módulo gerador de interface, ou então utilizar a tela padrão do sistema.

Cadastro do aluno/pessoa: esta opção é utilizada para que no momento da matrícula/rematrícula seja possível atualizar os dados do aluno, como endereço, e-mail, telefone e etc. Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:

  • Interface de cadastro: é possível customizar a tela de cadastro através de uma interface de cadastro para a secretaria. Esta interface deve ser criada no módulo gerador de interface, ou então utilizar a tela padrão do sistema.
  • Interface de cadastro para portal do aluno: é possível customizar a tela de cadastro através de uma interface de cadastro para o portal do aluno. Esta interface deve ser criada no módulo gerador de interface, ou então utilizar a tela padrão do sistema.

Escolha de curso: esta opção deve ser marcada quando houver a possibilidade de poder escolher o curso que o aluno será matriculado/rematriculado. Esta opção apenas será apresentada quando no campo “Tipo de seleção” é “Individual” e no campo “Origem dos alunos” é “Novo aluno”. Para saber mais sobre, acesse sobre escolha de curso.

Escolha da turma: esta opção deve ser marcada quando houver a possibilidade de poder escolher a turma que o aluno será matriculado/rematriculado. Geralmente, esta opção é utilizada quando há uma sequência de turma.

Documentos entregues: esta opção incluí um passo no processo de matrícula/rematrícula onde será possível inserir os documentos, este passo se disponibilizado na portal do aluno se comporta de uma maneira, e se disponibilizado na secretaria, de outra. Clique sobre a opção desejada para verificar as particularidades.

Relatórios: é possível adicionar relatórios no processo de matrícula, para que sejam gerados juntamente com a matrícula dos alunos. Contrato de Prestação de Serviços e Requerimento de Matrícula com relação das disciplinas que o aluno está matriculado, são os relatórios mais utilizados nestes casos, por exemplo. Ao marcar esta opção, será habilitada a Aba Relatórios.

Nas próximas abas, segue o detalhamento dos demais passos do processo (Aceite, Escolha de disciplinas e Financeiro).

Passo Aceite

Aceite: é possível configurar o processo de matrícula/rematrícula com um Aceite, onde a instituição pode colocar os termos da matrícula e o aluno deve clicar em aceitar para dar continuidade na sua matrícula/rematrícula. O texto do aceite pode ser fixo, digitando no campo termo para matrícula ou adicionado documentos gerados através do gerador de interface.

Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:

  • Registra aceite da matrícula para alunos com impedimentos.
  • Permite assumir a responsabilidade do novo contrato no portal do responsável: Quando marcado, no portal do responsável a pessoa logada irá assumir a responsabilidade pelo contrato na rematrícula, tanto na escolha de disciplina como na escolha de turma. Vale ressaltar que os descontos vinculados a outros responsáveis do contrato anterior não serão replicados para o novo contrato, apenas se for o mesmo responsável do contrato anterior. No portal do responsável, quando for realizar a rematricula do aluno, o passo aceite, passa a exibir o nome do responsável pelo contrato. Veja aqui.
  • Termo de matrícula do Gerador de Interface: documentos gerados através do gerador de interface, onde as informações podem ser dinâmicas, ou seja, a informação pode variar de aluno para aluno. Exemplo: no campo nome será um campo curinga que trará o nome do aluno/responsável que está realizando a matrícula. Acesse a documentação Criando uma interface HTML para utilizar no passo Aceite do processo de matrícula para saber mais.
  • Termos para matrícula: a instituição pode digitar as informações e estas serão fixas e não irão variar conforme o aluno/responsável que estiver realizando a matrícula/rematrícula.

Passo Escolha de disciplinas

Escolha de disciplinas: há a possibilidade ainda, de ter escolha de disciplina, geralmente utilizado pela Graduação, o aluno irá escolher as disciplinas disponíveis e irá realizar sua matrícula em cada uma delas.

Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:

  • Visualização por horário: se configurado para visualizar por horário, o aluno visualizará uma tela com os dias da semana e as disciplinas, para que saiba o que irá cursar em cada dia da semana. Para visualizar um processo de rematrícula com esta funcionalidade, clique aqui. A partir do segundo 00:19 até 00:26 é possível visualizar esta operação sendo realizada.
  • Visualização por disciplina: o aluno pode visualizar as disciplinas que deseja realizar a matrícula. Para visualizar um processo de rematrícula com esta funcionalidade, clique aqui. A partir do segundo 00:27 é possível visualizar esta operação sendo realizada.
  • Visualização padrão: quando a instituição trabalha com as duas funcionalidades (visualização por horário e visualização por disciplina) há a possibilidade de configurar a tela que aparecerá primeiramente quando o aluno acessar a tela para escolha da disciplina.
    • Por horário: se selecionada esta opção, a primeira tela a aparecer será a tela de escolha de disciplinas por horário, onde aparecerão os dias da semana e as disciplinas que podem ser selecionadas.
    • Por disciplina: se selecionada esta opção, a primeira tela a aparecer, será a tela de escolha de disciplinas, onde aparecerão as disciplinas em formato de lista com um campo de seleção e o aluno poderá escolher em qual se matricular.
  • Permite escolha de disciplinas sem horário: se marcada esta opção, será possível que o aluno realize sua matrícula em disciplinas que não foram adicionadas ao cronograma de aula.
  • Permite alterar a matrícula depois da confirmação: é possível que o aluno realize alterações em sua matrícula. Exemplo: aluno matriculou-se na disciplina A, mas devido a um ocorrido, o aluno não poderá comparecer no dia/horário em que esta disciplina ocorre, e por isso, terá que remover a disciplina de sua grade.
  • Matrícula a cada seleção de disciplina: a cada disciplina que o aluno selecionar, automaticamente estará matriculado, sem a necessidade de selecionar todas as disciplinas que deseja e posteriormente clicar em “Próximo” para realizar a matrícula.
  • Disponibiliza lista de espera em disciplinas com vagas esgotadas: o sistema habilitará uma lista de espera para as disciplinas que tiveram suas vagas todas preenchidas, em caso de desistência ou outros ocorridos, o próximo aluno da lista será chamado para realizar a sua matrícula.
  • Permite matrícula sem disciplina: esta opção serve para alunos que ainda não sabem quais disciplinas irão cursar, mas querem manter o vínculo com a instituição, posteriormente, quando definidas as disciplinas desejadas, os alunos podem realizar matrícula nas disciplinas.

Passo Financeiro

Financeiro: é possível configurar o financeiro para ser gerado já no momento de realizar a matrícula/rematrícula dos alunos, como as mensalidades, apostilas e etc. Para isso, é necessário configurar os planos de pagamento e vincular uma das opções: curso, turma ou subnível de ensino.

Ao clicar no link +info, serão habilitadas as opções abaixo:

  • Permite alterar descontos/acréscimos e responsáveis: este campo deve ser marcado caso a instituição permita que os descontos e acréscimos sejam alterados pela secretaria, portal do aluno e responsável, sem a haver necessidade de ser encaminhado ao financeiro da instituição.
  • Parcelas de geração: quando o processo de matrícula/rematrícula gera financeiro, é possível configurar as parcelas de geração deste processo.
    • Parcela inicial e final: parcelas de geração, deve ser informado a parcela inicial e final que serão geradas para os alunos durante o processo de matrícula.
  • Parcela de impressão: é possível configurar as parcelas que terão seus títulos gerados e impressos durante o processo de matrícula. Os boletos serão gerados em tela para que o aluno possa efetuar o pagamento destes.
    • Parcela inicial e final: deve-se configurar a parcela inicial e final que terão os títulos gerados e apresentados em tela para o aluno.

No passo Financeiro, também é possível configurar a geração de parcela e título da parcela de inscrição, na qual efetiva a matrícula do aluno automaticamente assim que ele efetuar o pagamento. Acesse o link Matricular automaticamente para saber mais.

  • Emissão de NFSE: também é possível determinar a emissão da NFSE (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) no ato da matrícula do aluno, na tela de geração de parcelas a receber, ao clicar no link e serão habilitados as seguintes opções:

No contrato financeiro do aluno também pode-se determinar a emissão da NFSE com a marcação desta opção .

Outras configurações


Quando selecionado o Tipo de Seleção Individual e a origem do aluno for Rematrícula com sequência de turma ou Rematrícula manual, o sistema apresentará o seguinte campo:

  • Quando a turma possui subturma, não exibe a subturma, e realiza a matrícula na disciplina sem a mesma: este campo deve ser utilizado quando o aluno e/ou secretaria não puderem escolher a subturma no momento da rematrícula, desta forma, não será listado as subturmas no momento da rematrícula e a matrícula será efetuada somente na turma principal, posteriormente será ensalado na subturma.


Alteração de mensagem padrão

É possível realizar alteração das mensagens de pendência financeira através do processo de matrícula, e para alterá-la, basta customizar a mesma através do banco de mensagens.

Abaixo o script que deverá ser utilizado para alteração das mensagens:

Bloqueio:

Chave da mensagem: processoMatricula.msg.customizavel.bloqueioPendenciaFinanceira

Valor padrão do sistema: Matrícula bloqueada, pois você possui pendências. Entre em contato com a instituição informando o código PFXXXX.

Alteração de mensagem de bloqueio:

UPDATE TB_MESSAGE SET ME_MESSAGE_CLIENT = 'COLOCAR AQUI A MENSAGEM DE BLOQUEIO' WHERE ME_KEY = 'processoMatricula.msg.customizavel.bloqueioPendenciaFinanceira'

Aviso:

Chave da mensagem: processoMatricula.msg.customizavel.avisoPendenciaFinanceira

Valor padrão do sistema: Você possui parcelas em aberto. Verifique sua situação financeira.

Alteração da mensagem de aviso:

UPDATE TB_MESSAGE SET ME_MESSAGE_CLIENT = 'COLOCAR AQUI A MENSAGEM DE AVISO' WHERE ME_KEY = 'processoMatricula.msg.customizavel.avisoPendenciaFinanceira'

Aba de Regra de Prazos

Na aba Regras/Prazos do processo, é possível definir para qual tipo de pessoa o processo será aplicado, bem como, informar qual regra de prazo será utilizada no processo.


Tipo pessoa: deve ser informado o tipo de pessoa (aluno/secretaria) que poderão ter acesso aos processos de matrícula/rematrícula.

  • Aluno: o processo de rematrícula estará disponível somente no portal do aluno/responsável, e desta forma, somente este poderá realizar o procedimento.
  • Secretaria: o processo de matrícula/rematrícula estará disponível somente para ser realizado pela secretaria, e desta forma, somente este poderá realizar o procedimento.
  • Ambos: o processo de matrícula/rematrícula estará disponível para ambos (secretaria/aluno) realizarem o processo de matrícula/rematrícula.

Regra de prazo: deve ser informada a regra de prazo cadastrada previamente na tela de Regras para Definição dos Prazos.

Excluir: para excluir a regra cadastrada, basta clicar no ícone de lixeira, disposto ao lado esquerdo do campo Tipo pessoa.

Aba relatórios

Nesta aba, é possível adicionar relatórios ao processo de matrícula, para que estes sejam gerados juntamente com a matrícula dos alunos.

Para configurar, siga as instruções abaixo:

Cód. relatório: neste campo, deve-se vincular um relatório. Contrato de Prestação de Serviços e Requerimento de Matrícula com a relação das disciplinas que o aluno está matriculado, são os relatórios mais utilizados nestes casos, por exemplo.

Descrição: é possível adicionar uma descrição para o relatório.


Funcionalidade disponível à partir da versão 07.10.00 do sistema.

Documento pessoal: caso esteja habilitada a configuração de assinatura eletrônica de documentos, é possível definir para cada relatório selecionado, um documento que será enviado para ser assinado eletronicamente na plataforma configurada no documento. Clique no link assinatura eletrônica de documentos para saber mais.


Informações importantes

  • Os processos de matrícula, assim como as regras para definição de prazos possuem filtro de compartilhamento, ou seja, o administrador do sistema pode definir se os registros serão exclusivos de cada unidade, compartilhados por unidades do mesmo grupo ou compartilhado para todas as unidades.
  • Quando o aluno é matriculado, o sistema gera seu contrato financeiro de forma automática, sem a necessidade da secretaria realizar este cadastro manualmente.
  • Se no cadastro de Subnível de ensino, campo Perfil de usuário para aluno com matrícula efetivada estiver configurado o perfil de aluno, quando o aluno for matriculado, automaticamente será gerado um perfil de usuário de aluno para ele.

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