Bloqueio de ações acadêmicas retroativas
Quando o sistema possui a configuração de “Bloquear ações acadêmicas retroativas” nas configurações do Subnível de ensino obterá comportamento diferente em duas situações: quando o usuário possui permissão especial ao processo no Security, e quando não possui permissão.
Importante: Para os perfis com acesso a telas do ICoruja nos portais do G5 em modo de compartilhamento de módulo, como por exemplo o diário eletrônico, será necessário disponibilizar ao perfil do usuário, a permissão no novo módulo e também no módulo antigo, pois a tela disponibilizada no G5 em modo de compartilhamento de módulo está herdando as permissões do módulo antigo.
Ao seleciona-la, será aberta uma caixa mostrando as seguintes opções:
Por padrão, todas as flags virão marcadas. Ao desmarcar qualquer flag, as rotinas que são envolvidas na opção desmarcada não entrarão nas validações de bloqueio de ações.
Antes de abordar como o sistema irá portar-se com permissão especial e sem permissão especial, torna-se importante reconhecer quais as funcionalidades do sistema que irão validar o parâmetro de “Bloquear ações acadêmicas retroativas” e “Data de bloqueio retroativo”:
- Cadastro de provas e trabalhos.
- Lançamento de notas de provas e trabalhos.
- Digitação de frequência, a funcionalidade no novo Mentor Web G5 também validará.
- Abono e Compensação de faltas, do Mentor Web G5 também.
- Digitação de conteúdo ministrado, inclusive da funcionalidade no novo Mentor Web G5.
- Registro de observações.
- Rotinas de matrícula e suas movimentações, como transferência interna e externa, desistência, cancelamento, remanejamento de turma, trancamento, e abandono em lote.
- Data de entrada na disciplina, cancelamento, trancamento e remanejamento de disciplinas da matrícula.
- Cronogramas (cronograma por data, por semana e turma/cronograma).
- Requerimento de abono de falta por aula e por período.
Observação:
- Nas rotinas de cronograma somente será permitido alterações no cronograma em datas retroativas que não envolvem data e horário, como alteração de professor, de ambiente físico e de tipo de aula.
- Quando bloqueado as ações acadêmicas retroativas sem permissão especial ao usuário logado, ao executar o processo de clonagem de turma com cronograma na rotina Cadastros > Turmas, se o cronograma possuir datas inferiores a data informada no campo “Data de bloqueio retroativo”, não será clonado o cronograma e somente a turma será clonada e o cronograma deverá ser inserido manualmente.
Se o usuário possui permissão especial ao processo no módulo ao qual pertence seu perfil de usuário, o sistema permitirá que altere a data de bloqueio retroativo, e também a opção do campo “Fechamento de movimento acadêmico”. Onde também permitirá que altere informações lançadas em datas inferiores a data parametrizada no bloqueio de alterações acadêmicas retroativos, e alertará o usuário com uma mensagem em amarelo, conforme exemplificado na imagem abaixo:
Exemplo de mensagem no Mentor Web:
Exemplo de mensagem no novo Mentor Web G5:
Se o usuário não possui permissão especial ao processo no módulo ao qual pertence seu perfil de usuário, o sistema NÃO permitirá que altere a data de bloqueio retroativo, e que modifique a opção do campo “Fechamento de movimento acadêmico”.
Inclusive, não permitirá que altere informações lançadas em datas inferiores a data parametrizada no bloqueio de alterações acadêmicas retroativos, e alertará o usuário com uma mensagem em amarelo, e algumas rotinas ao tentar gravar retornará em vermelho que não poderá alterar registros nesta data, conforme exemplos abaixo:
Exemplo de mensagem de alerta e mensagem de impedimento de ação no Mentor Web:
Exemplo de mensagem no novo Mentor Web G5:
As mensagens que são apresentadas no sistema com usuário sem permissão especial e com permissão podem ser ajustadas no banco de mensagens de acordo com a necessidade de cada instituição, as chaves das mensagens no banco são: diario.msg.mensagemBloqueioSemPermissao e diario.msg.mensagemBloqueioMasTemPermissao.
Importante: A alteração/inclusão de dados em datas posteriores a informação preenchida na “Data de bloqueio retroativo” não obterá impacto ou validação, INDEPENDENTEMENTE de permissão especial no processo ou não. Mas em datas inferiores então, quando NÃO possui permissão especial, bloqueará os campos em algumas rotinas e naquelas que o campo encontra-se habilitado e permite edição/inclusão, ao gravar o usuário será impedido desta ação. E quando POSSUI permissão especial, permitirá incluir/alterar em datas inferiores, mas alertando o usuário sobre sua permissão especial e sobre a data de bloqueio parametrizada no subnível de ensino.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.