Atribuições de aulas
O objetivo dessa funcionalidade é permitir que a pró-reitoria consiga controlar prazos para o lançamento de atribuições, que deve ser limitada apenas aos dados de cada departamento, setor responsável pelas atribuições de aula. Deve também conseguir analisar e decidir sobre alterações de atribuição e ter diferentes visões das atribuições lançadas. A Pró-Reitoria de Graduação deve também exclusivamente lançar atribuições de atividades diversas preenchendo novas informações relevantes.
Resumidamente, haverá uma tabela ou grade de atribuições semanal, análogo ao cronograma de aula. O mesmo será montado antes do início das aulas e conterá aulas previstas (atribuídas ao professor) e atividades previstas, como coordenação, projetos, entre outras. A partir desta grade de atribuições a pró-reitoria poderá consultar diversas informações por professor, por departamento e etc. Em dado momento as atribuições de aulas (não de atividades) deverão ser replicadas ao cronograma de aulas, para evitar que os departamentos tenham retrabalho. De modo complementar, haverá parametrização de prazos para lançamento e requerimentos de alteração que serão solicitados pelos departamentos, apreciados e executados pela pró reitoria.
Fluxo para utilização das funcionalidades
Configurações Iniciais
Para realizar a atribuição das atividades inicialmente o usuário deverá preencher as configurações de prazos de atribuição para o período letivo na tela de Cadastro de Período de vigência para atribuição de aulas, e também devem estar cadastrados os itens que serão vinculados a atribuição de atividades nas telas de Cadastro de tipos de atribuição de atividades, Cadastro de projetos para atribuição de aulas e Cadastro de justificativas para atribuição de aulas.
Existe ainda uma permissão especial que pode ser concedida a usuários que podem realizar as atribuições foram do prazo. Para isso é necessário estar configurada a Permissão especial para atribuição de aulas fora do prazo.
Atribuição de aulas e atividades
Com as configurações citadas no item anterior definidas, os usuários podem realizar a operação de lançamento de atribuição de aulas e atividades por professor através das interfaces Atribuições de aulas e Atribuição de atividade.
Interfaces de atribuições de aulas
As interfaces de atribuições de aulas foram desenvolvidas para que a secretária possa atribuir aulas com carga horária diretamente para determinadas turmas ou disciplinas. As interfaces que cumprirão este papel são: Atribuições de aulas e Atribuições de horas-aulas (horários).
Interfaces de atribuições de atividades
As interfaces de atribuições de atividades seguem os mesmos modelos e funções das interfaces citadas anteriormente, porém com algumas particularidades específicas. O objetivo principal destas interfaces são o preenchimento e cadastros de atividades com carga horárias para professores.
Interfaces de Configurações
Estas interfaces foram desenvolvidas para que sejam vinculadas nas interfaces principais, como as de atribuições de atividade e de aulas. Também existirá interfaces que configuram regras de períodos para cadastro de atribuições.
Relatórios
Foram desenvolvidos relatórios personalizados para extração de informações do atribuição de aulas.