Ajustes de matrícula - Alteração
A partir do processo de alteração, é possível realizar alguns processos nas matrículas dos alunos. São eles:
- Substituir uma disciplina por outra ou por outras;
- Substituir uma disciplina por outra, mantendo as notas existentes;
- Alterar a turma principal do aluno;
- Alterar a grade do aluno.
Para saber mais a respeito da utilização da rotina, clique nas abas abaixo.
Alteração da matrícula dos alunos
Campos para preenchimento:
Período letivo: deve-se informar o período letivo de origem dos alunos.
Turma principal: pode-se informar a turma principal do aluno.
Turma: caso a disciplina a ser alterada seja de uma turma que não seja a turma principal do aluno, deve-se informar a turma na qual a disciplina pertence.
![](/lib/exe/fetch.php?media=help:mentorweb:modulo_academico:disciplina_de_turma_diferrente.png)
Grade: ao informar uma grade, a alteração será realizada para todos os alunos de todas as turmas e de todos os cursos vinculados a esta grade.
Disciplina: deve-se informar a disciplina em que o aluno está matriculado atualmente.
Código do aluno no curso: pode-se informar o código do aluno no curso. Este código está disponível na tela de manutenção de ingresso do aluno, aba Geral.
Aluno: ao informar um aluno, a alteração será realizada apenas em sua matrícula.
Fase: pode-se definir uma fase em específico a qual deseja realizar a alteração.
Tipo da disciplina: pode-se definir um tipo da disciplina em específico a qual deseja realizar a alteração.
Situação de resultado: pode-se definir uma situação de resultado em específico a qual deseja realizar a alteração.
Sexo: pode-se definir para qual sexo deseja realizar a alteração.
Data de entrada: pode-se definir que somente serão alteradas, matrículas realizadas em uma determinada data.
Alterar disciplinas que cobram financeiramente: se marcado, o ajuste será cobrado financeiramente, caso a(s) disciplina(s) possuam créditos acadêmicos.
Alterar disciplinas com notas: se marcado, permitirá que o sistema altere as disciplinas mesmo elas possuindo notas lançadas. Neste caso, as notas serão excluídas.
Opções de alteração
Seleção de rotinas:
Substituição de uma disciplina por outra(s): utilizando esta rotina, as matrículas filtradas serão excluídas da turma/disciplina atual, sendo inseridas na nova turma/disciplina escolhida. Nesta rotina, não serão mantidas notas já lançadas.
Substituição de uma disciplina por outra (mantendo notas): utilizando esta rotina, as matrículas filtradas serão excluídas da turma/disciplina atual, sendo inseridas na nova turma/disciplina escolhida. Nesta rotina, as notas já lançadas serão mantidas.
Alteração de turma principal: nesta rotina, somente será alterada a turma principal da matrícula do aluno, não alterando as disciplinas em sua matrícula, conforme GIF abaixo:
Alteração de grade: nesta rotina, somente será alterada a grade da turma principal da matrícula do aluno, não alterando as disciplinas em sua matrícula, conforme GIF abaixo:
- A alteração de grade poderá ser realizada mesmo ambas sendo de cursos diferentes.
- Realizando a alteração de grade, o sistema não criará um novo ingresso, e com isso, manterá todos os dados no mesmo ingresso de origem.
- Todas as disciplinas validadas na antiga grade serão validadas para a nova grade.
Acesse a documentação Alteração/Troca de grade para saber mais.
Botão Lista de disciplinas
Lista de disciplinas: ao clicar no ícone de lupa em “Lista de disciplinas”, o sistema apresentará uma tela, na qual poderá adicionar disciplinas de outras turmas ou cursos:
Adicionar disciplinas
Para adicionar as disciplinas à matrícula do(s) aluno(s), deve-se selecioná-las e clicar no botão “Retornar selecionados”. Feito isso, as disciplinas selecionadas serão carregadas em tela:
Após realizar as definições necessárias, deve-se clicar em Realizar processos.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.