Abertura de chats por setores
Pré-requisitos:
- Pessoa deve ter o setor vinculado ao cadastro de PF. Menu: PF > Aba colaborador > link de Ocupação > Campo Setor ;
- Cadastro do setor deve ter a configuração de chat vinculada. Menu: Módulo comum > setores de trabalho > campo Configuração de chat ;
- Realizar a configuração e permissão de chat para “Setores Disponíveis para alunos e responsáveis” conforme necessidade.
Regras:
- Somente deve carregar alunos e responsáveis, caso configurado que permite a abertura com esse tipo de pessoa para o usuário, conforme configuração.
- Os alunos e responsáveis serão considerados apenas para os cursos em que o aluno tenha a situação de ingresso ativa, para as turmas e disciplinas em que a matrícula esteja ativa, e quando a data atual estiver entre as datas inicial e final da disciplina, conforme o cronograma de aulas, ou entre as datas inicial e final do cadastro da turma. Ou seja, disciplinas ou turmas que ainda não começaram ou já foram concluídas não terão os alunos e responsáveis disponíveis para a abertura de chats.
- Após efetuar a abertura do chat, será possível enviar mensagens de texto, e enviar arquivos com o tamanho máximo definido conforme as configurações.
Sobre o processo para setores:
Para acessar o chat, a pessoa do setor deve clicar no ícone correspondente no módulo desejado (obs.: o usuário setor utilizará o módulo disponível em seu perfil de usuário. Por exemplo, o perfil de contabilidade utilizará o módulo financeiro, enquanto o perfil de secretaria utilizará o módulo acadêmico).
É importante destacar que os usuários setores utilizam o chat exclusivamente na versão WEB:
Para acessar o chat, é necessário clicar no ícone de chat:
Quando o usuário do chat é setor, a estrutura é diferente do formato convencional. Ao acessar a tela do chat, a seguinte visualização será apresentada:
Para usuários setores, o chat possui 4 abas:
- Abertos: Exibe os chats que estão em atendimento pelo usuário logado;
- Fechados: Mostra os chats que já foram encerrados;
- Novos: Lista os chats que aguardam um atendente do setor assumir o atendimento;
- Contatos: Apresenta a lista de contatos disponíveis para comunicação no chat.
Aba Abertos
A aba Abertos listará os chats em atendimento pelo setor. Caso o mesmo não possua chats no momento, mostrará a mensagem que o usuário não possui chats abertos no momento.
Na aba Abertos, é possível observar duas categorias: Meus e Outros atendentes.
Ao acessar Meus, são exibidos os chats que estão em atendimento pelo usuário logado.
Ao acessar Outros atendentes, são listados os chats do setor que estão sendo atendidos por outros atendentes.
Aba Fechados
Aba Novos
A aba de novos listará os chats que estão aguardando iniciar o atendimento. Vale lembrar que todas os usuários do setor correspondente podem assumir a conversa, enquanto a mesma estiver nesta aba.
Quando um integrante do setor assumir o chat, o nome dessa pessoa será exibido em uma mensagem na conversa:
Aba Contatos
A aba de contatos exibirá os alunos e seus responsáveis, todos organizados em cartões que conterão a foto, o nome completo, um ícone indicando o tipo (aluno ou responsável) e, abaixo, informações como o curso, a turma e a disciplina.
Ao clicar na foto do usuário, serão exibidas as seguintes informações: Nome do aluno ou responsável, Curso e turma. Horário e data em que o chat será encerrado automaticamente.
É possível também pesquisar por texto e filtrar os alunos e responsáveis. O filtro pode ser considerado para o nome das pessoas, cursos e turmas.